segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mogi Guaçu e Jundiaí-SP: Esperando Godot


Ivana Delfino Motta 
escreveu  


Fletir Cia de dança se apresenta em Mogi Guaçu e Jundiaí




O Projeto Fletir tem como objetivo facilitar, pela arte do movimento, a evolução comportamental e suas relações, estimulando-os assim, de uma forma diferente.

Por meio da Fletir Cia de Dança, apresentaremos o espetáculo Esperando Godot, utiliza-se deste texto teatral instigante e perturbador. Porém, o mote, aparentemente banal e bobo, provou, ao longo das décadas, ser genial.  

O espetáculo é uma Livre adaptação de Esperando Godot (1948-49), do dramaturgo Samuel Beckett, levada à cena em releitura, por meio da dança contemporânea, o espetáculo cria, intencionalmente, vazios para consubstanciar a espera. O colapso da coreografia abre espaços e intensifica a dramaticidade da cena. Esse ritmo faz com que a dança se projete em todos os elementos cênicos, transformando iluminação, cenografia, figurino e trilha sonora, também, em bailarinos. Utiliza a intensidade, a redundância, a pressão e a sensação de cansaço, como forma de obter o desconforto primordial, que instala o clima e o espelho que induzem à reflexão.  

A Cia. traz à cena uma leitura da obra nos tempos atuais. Enquanto a

preocupação de Beckett nos anos 50, pós-guerra, era a ruptura com a dependência à vontade política, hoje, a ruptura necessária deve se dar consigo mesmo; a ação consciente e não subordinada à ação do sistema, que nem se sabe o que é! Continuamos à espera de que o sistema, Deus, e sabe-se lá mais quem , irá resolver.   

Ao longo de uma hora de espetáculo, o público é mexido, chacoalhado e apresentado a essa situação. Sair igual como entrou, não irá, de forma alguma.  

O Paradoxo da inação por meio do movimento !  

Convidamos á todos para assistirem a imobilidade dançada. 
 
“ Um toque artístico preciso sempre será um agente transformador “ 

SERVIÇO

Fletir Cia de Dança

“Esperando Godot”

Direção: Luís Cury

Dias 16 e 30 de Julho- 20:00 hs

Teatro TUPEC-Av. dos Trabalhadores, 2651- Mogi Guaçú-SP 

Dia 17 de julho- 20:00 hs
Teatro Polytheama-Rua Barão de Jundiaí, 160, Jundiaí-SP