ANGOP
Agência AngolaPress
publicou
03-09-2009
Director da Escola de Dança considera valioso workshop sobre artes cénicas
Luanda – O director da Escola Nacional de Dança, Nelson Augusto, considerou hoje, em Luanda, proveitoso o workshop sobre "técnicas de composição das artes cénicas", já que o mesmo permitiu uma troca de experiências entre os profissionais das artes de Angola, Marrocos e França.
Em declarações a Angop, no final da acção formativa de três dias e decorrida na Direcção Nacional de Formação Artística (DNFA), Nelson Augusto indicou que a actualização e capacitação dos professores, bem como de alunos foram alcançados no workshop, onde se abordaram questões de dança, teatro e música.
"Nós conseguimos alcançar os objectivos e ficamos surpresos pela forma profissional e generosa dos prelectores de Marroco e França. No atelier de dança utilizou-se técnicas de composição, como usar as diversas formas do corpo e transportar a palavra para os movimentos corporais.
Já quanto à composição musical, segundo disse, focou-se a importância da capacitação dos sons naturais ou do quotidiano, desde os ruídos do trânsito e o cantar de pássaros, como um recurso ou novo prisma para a criação de um espectáculo de teatro ou dança.
Para Nelson Augusto, além dos professores e alunos das escolas de dança, música e teatro, houve também a participação de bailarinos das principais companhias de dança contemporânea do país, como Minessa, Dançarte e Companhia de Dança Contemporânea.
"Alguns músicos e encenadores de grupos teatrais juntaram-se igualmente ao Workshop", apontou.
O workshop sobre "técnicas de composição das artes cénicas", decorrido de segunda-feira a quinta-feira, foi promovido pela Escola Nacional de Dança, em parceria com a Aliança Francesa e a Companhia de Dança Contemporânea Marroquina AAPABA.
saiba mais
infodansa 31-08-2009