quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Curitiba-PR: Faladores


hagah

publicou


Faladores - Cia Mário Nascimento


***Haverá sessão especial para alunos de escolas públicas no sábado, às 16h. Agendamento com Bia (9148-8679)***

O espetáculo Faladores utiliza a arte como meio de comunicação. O diálogo entre os artistas, ligados à dança, à música e ao teatro, transcende o palco e atinge o público presente. Faladores aborda a oralidade, trazendo para a cena diversas formas de comunicação através do som, da música, da palavra, da poesia, da dança, da ação e do movimento. Enfatiza a necessidade do homem se expressar e, apesar das barreiras, se fazer entender. Apresenta a arte por seu principal objetivo: comunicar. 

Faladores possui uma linguagem própria de comunicação com códigos sonoros e criação de palavras, como Eh momoá! e A xi a ché!, compondo um dialeto chamado de momoês. O momoês transita pelo espetáculo assim como o português, o alemão, o inglês, o espanhol e o francês. trabalho, tanto em sua concepção quanto em sua construção, buscou fundamentos teóricos e conceituais em autores como Paul Zumthor (Performance, Recepção e Leitura) e Yoshi Oida (O Ator Invisível). 

O espetáculo é movimento, gesto, palavra e ritual. A oralidade como performance e a performance como definição de comunicação, dando ênfase à natureza da linguagem oral e gestual. Apresenta o gesto e a palavra como sensações humanas e como forma eficaz de comunicação poética e dramática. 

A Cia Mário Nascimento
Em onze anos de existência, a Cia tem sua pesquisa de linguagem sustentada pelas conexões entre dança, música e teatro. Tem como característica a movimentação atlética sem perder a busca de um refinamento no movimento, que a torna bastante singular na sua forma de expressão. 

A obra de estreia Escapada (1998) rendeu a Mário Nascimento o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte de melhor coreógrafo. Escambo (2004) e Do Ritmo ao Caos (2005) renderam o prêmio Usiminas/Sinparc de 2004 e 2005 e O Rebento (2007) o prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.


Companhia

Mário Nascimento

Coreografia

Mário Nascimento

Direção

Mário Nascimento

Direção Musical

(e criação) Fábio Cardia

Elenco

André Rosa, Marco Túlio Ornellas, Mário Nascimento, Mariel Godoy, Léo Garcia, José Villaça, Daphne Chequer e Rosa Antuña

Figurinos

Mário Nascimento

Classificação

Livre


Teatro da Caixa

Espaço Caixa Cultural
Rua Conselheiro Laurindo, 280
Centro - Curitiba

Telefone(s):

(41) 2118-5232


Horário(s):  De 30/10 a 01/11/2009 - Sexta e sábado, às 21h; Domingo, às 19h

Preço(s): R$ 10 e R$ 5 (meia)

Onde comprar: No local. Informações: (41) 2118-5111



saiba mais