quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Brasília: Companhia russa de balé se apresenta nesta quarta no Teatro Nacional


Correio Brasiliense
Ana Clara Brant
Publicação: 17/11/2009

Companhia russa de balé se apresenta nesta quarta no Teatro Nacional

Depois de 28 anos, a companhia de dança russa Grand Moscow Classical Ballet retorna ao Brasil, mas será a primeira vez que seus bailarinos vão se apresentar na capital federal. O grupo sobe ao palco da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional nesta quarta-feira (18/11), às 21h, para uma única apresentação de Dom Quixote, de León Minkus.

O espetáculo reflete a constante busca da companhia por novas propostas e linguagens para a dança, num estilo próprio que une as tradições clássicas a elementos modernos. "Na verdade, sempre tivemos o desejo de retornar ao Brasil. Fomos convidados para fazer uma turnê novamente e abraçamos a idéia. É muito bom voltar ao país onde as pessoas nos admiram e são sempre carinhosas conosco. É a primeira vez que estaremos na capital e esperamos conhecer alguns pontos turísticos, mesmo com o tempo curto em que ficaremos na cidade", revelou o diretor geral da companhia Ivan Vasiljov.

Fundado há 43 anos por um dos grandes nomes da dança no século 20, Igor Moiseyev, o Grand Moscow Classical Ballet foi originalmente concebido como "Balé Jovem" da Companhia Estatal de Dança da então União Soviética. A partir de 1977, transformou-se em uma companhia de balé clássico com repertório próprio, com a nomeação de Vasilyov e Natalia Kasatkina como diretores artísticos.

Tradição

Questionado sobre o segredo de se manter com a mesma vitalidade e sucesso ao longo dos anos, Ivan Vasilyov não titubeia: "Amamos o nosso teatro e os nossos artistas. Quando preparamos nossos balés, 'respiramos' juntos com a nova geração de artistas e espectadores. E, nos balés do repertório clássico, reencarnamos em nossos antecessores com prazer e queremos imaginar de que forma eles criariam se vivessem hoje".

O diretor da companhia define a arte que os brasilienses poderão conferir: "As características principais do balé russo são a dramaturgia clara, a significação e desempenho, a espiritualidade e, é claro, a técnica muito polida, muito bem trabalhada. Acredito que essa seja a nossa receita", opina Vasilyov, que já teve no elenco grandes bailarinos como Michail Baryshnikov, Mukhamedov Irek e Kolpakova Irina.

A turnê brasileira passou por cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro. Ivan Vasilyov revela já "sentir- se em casa".

Com relação ao público brasileiro, ele disse que está impressionado com o calor humano e a animação, que são mais expressivos aqui do que em qualquer lugar do mundo. "Percebo que o brasileiro é um apaixonado por balé. Além do mais, o Brasil tem um ótimo potencial para a dança. Esperamos voltar para apresentar a vocês outras montagens."

GRAND MOSCOW CLASSICAL BALLET 
Nesta quarta-feira (18/11), às 21h, apresentação do espetáculo 
Dom Quixote, na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional. Ingressos: R$ 180 (inteira) e R$ 90 (meia). Pontos de venda: pelo sitewww.ticketmaster.com.br (com taxa de conveniência) ou na bilheteria do Teatro Nacional. Não recomendado para menores de 12 anos. Menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Informações: (61) 3325-6256


saiba mais