terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CONTACT IN RIO : Festival de Contato Improvisação do Rio de Janeiro


N e Y M o T T a
neymotta@terra.com.br
escreveu

A 3ª edição do CONTACT IN RIO – Festival de Contato Improvisação do Rio de Janeiro acontece nos dias 18 a 24 de janeiro de 2010, tendo suas atividades concentradas principalmente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de janeiro, com intervenções ao ar livre na Floresta da Tijuca e no Arpoador. 

Idealizado por Fernando Neder, co-fundador da Intrépida Trupe e do Núcleo Com Tato, as atividades do evento se compõem de oficinas com renomados profissionais do Brasil e exterior: Alito Alessi (EUA), Mirva Makinen (Finlândia), Aaron Jessup (EUA), Lior Ophir (Israel), Ralf Jaroschinski (Alemanha), Ana Flecha (EUA), Eliana Bonard (Argentina), Autarco Aufini (Argentina), Rocio Rivera (Chile), Hugo Leonardo (Salvador), Fernanda C. Leite (Porto Alegre), Neca Zarvos (SP), Camilo Vacalebre (Brasília), Guto Macedo (RJ), Paulo Mantuano (RJ). A programação do evento conta ainda com atividades gratuitasJam Sessions¹ em todos os dias (sessões de improvisação de dança e música); duas noites de performances; e mostra de vídeos relacionados com Contato Improvisação. Será um total de 90 horas de oficinas, 25 horas de jams, 6 horas de grupos de estudo e laboratórios práticos e 2 noites dedicadas à exibição de performances, no Teatro Angel Vianna, localizado no Centro Coreográfico. 

Além disso, ampliando o festival, nos dias 16 e 17 de Janeiro acontece o ENCONTRO SACI, primeiro Encontro Sul Americano de Contato Improvisação, visando fortalecer e criar laços entre as principais comunidades brasileiras e dos países vizinhos onde a técnica se pratica com regularidade.  

O CONTACT IN RIO – Festival de Contato Improvisação do Rio de Janeiro é dirigido a estudantes, pesquisadores e profissionais da Dança, Circo e Teatro, portadores de deficiência, educadores, terapeutas corporais, psicólogos, sanitaristas, antropólogos e toda pessoa, de qualquer idade, interessada em novas formas de interação, comunicação e desenvolvimento humanos. 

Sobre o Contato Improvisação 

Técnica criada no princípio dos anos 70, nos EUA, no marco da dança pós-moderna norte-americana, o CONTATO IMPROVISAÇÃO logo expandiu suas fronteiras tanto geográficas como culturais, mostrando-se de grande eficácia não apenas na área artística, mas também social e terapêutica. Desenvolvendo abordagens com portadores de deficiência física (Danceability), recuperação motora e neurológica, cria espaços de encontro a partir de novos paradigmas estéticos, sociais e políticos. O toque e as leis físicas do movimento são o ponto de partida da criação e comunicação através da dança. A própria natureza e filosofia do Contato Improvisação prima pela valorização da diversidade, onde a ênfase está na qualidade da troca. Tanto maior as diferenças, mais interessante o diálogo. Nesse contraste repousa um potencial para novas experiências e insights que só tem a contribuir no desenvolvimento da Arte e na expansão de consciência do ser humano. Como parte da programação, haverá uma oficina específica para portadores e não portadores de deficiência, com Alito Alessi que montará uma performance com os participantes, para a noite do dia  22. 

O CONTACT IN RIO – Festival de Contato Improvisação do Rio de Janeiro, cujas edições anteriores aconteceram em 2008 e 2009 no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, é uma idealização de Fernando Neder, co-fundador da Intrépida Trupe e do Núcleo Com Tato, Licenciado em Artes Cênicas pela UNIRIO, pós-graduado Lato Sensu em “Terapia através do Movimento” na Faculdade Angel Vianna, há mais de 15 anos envolvido no ensino e divulgação da técnica, é um dos precursores mais ativos do Contato Improvisação no Brasil. Ao longo desse tempo, participou como professor em festivais, workshops, treinamento de companhias de Dança e Teatro, organização de cursos e Jams Sessions, em diversas cidades do Brasil e também no exterior: Chile, Espanha, França, Israel, Itália, Holanda, Rússia e Romênia. É diretor do Espaço Corpo Seguro, referência de Contato Improvisação e Música Orgânica no Rio de Janeiro. 

As Jam Sessions, Contact Jams ou  simplesmente Jams, como ficaram conhecidas entre os praticantes do Contato Improvisação, são os momentos de culminância da técnica. O termo, que originalmente nasce como jargão do meio jazzístico (JAM = Jazz After Midnight) simboliza o momento de encontro, de liberdade de criação e expressão, de harmonia entre indivíduo e coletivo, instante mágico em que o caos da criação e explosão vital individual convive pacificamente com a ordem social. 

SERVIÇO 

CONTACT IN RIO – Festival de Contato Improvisação do Rio de Janeiro

Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Rua José Higino 115, Tijuca. (21) 2570-1247. Acesso facilitado para deficientes. Estacionamento Rotativo no Hipermercado Extra.

Dias e horários: de 18 a 24 de janeiro, das 9 às 22 horas

Ingressos: Somente as Oficinas serão cobradas, com prévia inscrição.

Programação completa no site www.contactinrio.jimdo.com 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA: 

- Dia 17 de janeiro, domingo, às 19h: Exibição de performances de Contato Improvisação com professores de diversas nacionalidades. GRÁTIS, sem necessidade de prévia inscrição. LOCAL: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Capacidade de público: 150 pessoas. Classificação indicativa: LIVRE 

- De 18 a 22 de janeiro, a partir das 19h: Jam Session, aberta à participação do público. GRÁTIS, sem necessidade de prévia inscrição. LOCAL: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Capacidade de público: 300 pessoas. Classificação indicativa: LIVRE 

- Dia 22 de janeiro, sexta, às 18h: Exibição de performances de Contato Improvisação, seguida de JAM SESSION aberta à participação do público. GRÁTIS, sem necessidade de prévia inscrição. LOCAL: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Capacidade de público: 300 pessoas. Classificação indicativa: LIVRE 

- Dia 23 de janeiro, sábado, a partir das 14h: Jam Session, ao ar livre, aberta à participação do público. GRÁTIS, sem necessidade de prévia inscrição. LOCAL: Floresta da Tijuca, subindo pelo Alto da Boa Vista (recanto do tai chi). Classificação indicativa: LIVRE 

- Dia 24 de janeiro, domingo, a partir das 18h: Jam Session ao ar livre, aberta à participação do público. GRÁTIS, sem necessidade de prévia inscrição. LOCAL: No calçadão entre a Praia do Arpoador e a Praia do Diabo. Classificação indicativa: LIVRE 

DIVULGAÇÃO 

Ney Motta | Arte Contemporânea 
Assessoria de Imprensa

tels. (21) 2539-2873 e 8718-1965 
e-mail/skype: neymotta@terra.com.br