quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Curitiba-PR: O Quebra Nozes


hagah

escreveu


O Quebra Nozes - Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná


Companhia

Escola de Dança Teatro Guaíra

Orquestra

Orquestra Sinfônica do Paraná


Um dos maiores clássicos da dança, O Quebra Nozes volta ao palco do Guairão com o Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná. O balé é baseado no conto de Hoffmann, que foi publicado em 1816 e que em princípio não era um conto infantil, mas sim um texto que falava das fraquezas humanas. Somente em 1891, o famoso coreógrafo e diretor do Balé Imperial Russo, Marius Petipa, encomendou ao compositor Tchaikovsky a partitura musical para o balé O Quebra-Nozes.

Petipa fez o libreto baseado numa revisão que Alexandre Dumas fez sobre o conto de Hoffmann e direcionou ao público infantil. Tchaikovsky utilizou na variação da Fada Açucarada a celesta, um novo instrumento musical que havia surgido em Paris na época, e que foi ouvido pela primeira vez na Rússia nessa estreia. 

Sobre a encenação
A cena acontece na véspera de Natal na mansão dos Stahlbaum. Eles estão recebendo parentes e amigos para sua festa de Natal. Seus filhos, Clara e Fritz, dançam e brincam excitados na expectativa dos presentes e de ver a linda árvore iluminada. O padrinho de Clara, Drosselmeier, um excêntrico fabricante de brinquedos e relógios, chega acompanhado de seu sobrinho, e diverte e assusta as crianças com mágicas, brincadeiras, bonecos grandes e presentes. Drosselmeier presenteia Clara com um boneco Quebra-Nozes vestido de soldado, e Fritz com uma noz. Fritz fica com ciúmes de Clara e arranca o boneco de suas mãos, acabando por quebrá-lo. 

Drosselmeier então tranquiliza Clara consertando o boneco. No final da noite os convidados se despedem e após a família Stahlbaum se recolher, Clara, preocupada, foge de seu quarto para cuidar de seu Quebra-Nozes e acaba adormecendo com ele nos braços. Enquanto Clara dorme ratos veem se banquetear com os restos da festa e quando o relógio bate meia-noite coisas estranhas começam a acontecer sob o comando de Drosselmeier. Clara acorda, vê a árvore crescer e seu boneco criar vida.

Logo em seguida aparece o Rei dos Ratos com seus súditos atacando Clara, que é valentemente defendida por seu Quebra-Nozes e um pelotão de soldados. O Rei dos Ratos fere gravemente o boneco e novamente Drosselmeier vem em socorro de Clara transformando o Quebra-Nozes em um príncipe que a convida para uma viagem por diversos reinos encantados.


Teatro Guaíra

Rua Conselheiro Laurindo, s/n°
Centro - Curitiba

Telefone(s):

(41) 3304-7982


Horário(s):  De 12/12 a 13/12/2009 - Sábado, às 20h30; Domingo, às 18h

De 16/12 a 20/12/2009 - De quarta a sábado, às 20h30; Domingo, às 18h

Preço(s): R$ 20 plateia e R$ 10 para 1º e 2º balcões

Onde comprar: No local e pelo disk ingressos, pelo telefone (41) 3315-0808 e nos quiosques dos shoppings. No dia 16 não haverá venda de ingressos para a plateia, somente 1º e 2º Balcão. Entrada franca no dia 20 de dezembro.



saiba mais