quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

São Paulo: I Intensivo Internacional de Contato Improvisação na Sala Crisantempo


Ricardo Neves
improvisoricardo@yahoo.com.br
escreveu


Logo após o encerramento do II Encontro Internacional de Contato Improvisação na Galeria Olido, ocorrerá em São Paulo o I Intensivo Internacional de Contato Improvisação na Sala Crisantempo.
 
Aproveitem a oportunidade de fazer aula, dançar em uma jam, com professores que estão participando de festivais pelo mundo afora e atualizando o conhecimento nesta técnica.
JAM SESSION GRATUITA NOS DIAS SÁBADO (06/02) E DOMINGO(07/02).

Abaixo a grade, currículo, proposta e valor das oficinas.

1° Intensivo Internacional de Contato Improvisação

De 01/02 à 07/02/2010 na Sala Crisantempo

Ralf Jarosnhiski (ALE) 
01 e 02/02 (seg/ter) das 10h30 às 13h30 e das 15h às 18h. 
 
Neca Zarvos (BRA) - Danceability
03/02 (qua) das 10h30 às 13h30.

Ricardo Neves e Flora Adams (BRA)
03/02 (qua) das 15h às 18h.
 
Neca Zarvos (BRA) - Danceability 
04/02 (qui) das 10h30 às 13h30.

Ricardo Neves e Flora Adams (BRA)
04/02 (qui) das 15h00 às 18h00.

 

Diogo Granato (BRA)
05/02 (sex) das 10h30 às 13h30 e das 15h às 18h. 
 
Aaron Jessup (EUA)
06/02 e 07/02 (sab/dom) das 10h30 às 13h30 e das 15h às 18h.

SÁBADO (06/02) E DOMINGO(07/02) JAM SESSION ABERTA AO PÚBLICO

 

Público alvo: bailarinos, atores, performers e interessados na arte do movimento.

 

Investimento:

R$ 250,00 todos os cursos.  
R$ 180,00 um curso internacional de quatro períodos.
R$ 100,00 um curso de dois períodos

 

Inscrições e informações: até dia 22 de janeiro de 2010.

Pelos emails de (Ricardo): improvisoricardo@yahoo.com.br ou (Flora): floraha@gmail.com

 

  

NECA ZARVOS (BRA)

Atriz e dançarina. iniciou seus estudos de contato improvisação com tica lemos em 1990, e seguiu dançando e aprendendo com diversos mestres até hoje. conheceu alito alessi em 94 e desde então experimenta e fomenta a prática do método danceability no brasil, tendo se tornado professora certificada em 2004. associando-se a diversos parceiros criou o "núcleo dança aberta", que nos últimos anos organizou o "projeto danceability brasil 2007"(com apresentação do espetáculo "joy lab research", dirigido por alessi com dançarinos brasileiros com e sem deficiência, no sesc santana), e a "oficina danceability 2008" (junho a agosto, na sala crisantempo, com patrocínio do banco itaú).

 

DANCEABILITY (Oficina de dois  dia seis horas)

Um método de pesquisa de improvisação de movimento aberto a todos os corpos. o foco da aula é a improvisação e seus desdobramentos como oportunidade de olhar para como agimos quando não sabemos o que fazer, e oferecer instrumentos para lidar com o momento presente artisticamente. a diversidade presente num grupo oferece a oportunidade de substituir preconceitos por experiências, desafiando hábitos de ação e pensamento e abrindo espaço para a descoberta de novos jeitos de se mover e de se relacionar.

 

Aaron Jessup (USA)

Originário do circo e das performances de rua, Aaron começou a dançar contato improvisação em 1990. Tem dado aulas em workshops e festivais nos estados unidos e internacionalmente desde 1997. Seus projetos atuais de dança incluem trabalhos com Scott wells e Nita little. Também lidera viagens para lugares de natureza baseadas na dança, através de sua companhia, a "OutsideIn Adventures" (www.OutsideInAdventures.com).

 

IMPROVISAÇÃO LEVEMENTE ACROBÁTICA (Oficina de dois dias 12 horas)

tombar, girar, rolar, voar, cair!

Como equilibrar habilidade acrobática com maciez e escuta profunda.

Nesta aula nós vamos alternar entre aprender novos caminhos acrobáticos e cultivar a sensibilidade que define improvisação.

Nós vamos brincar com paradas de mão e "estrelas". Vamos explorar a dinâmica, os princípios e as técnicas de carregamentos e vôos sem esforço. E vamos equilibrar e integrar tudo isso com momentos de improvisação, massagem, escuta profunda e "jam" aberta.

 

 

RALF JAROSCHINSKI (ALE)

• Ralf Jaroschinski nasceu no sul da Alemanha e viveu no Rio de Janeiro em sua infância. Tem formação em balé e dança moderna (Alemanha) e em várias técnicas da dança contemporânea em Nova Yorque (EUA). Nessa cidade, nos anos 90, ele começou a trabalhar com Contato Improvisação.

• Na Alemanha, integrou a Companhia de Dança do Teatro Nacional de Hannover e trabalhou como bailarino e coreógrafo-assistente no Teatro da Cidade de Nuremberg, ambas na Alemanha. 

• Como coreógrafo independente e professor de dança contemporânea seguiu carreira na Alemanha e na Áustria. De 1998 até 2002, foi diretor e coreógrafo da Companhia de Dança do Teatro da Cidade de Hildesheim (Alemanha). Desde então, trabalha internacionalmente como coreógrafo independente e professor de dança contemporânea, com enfoque em Hannover (Alemanha), São Francisco (EUA) e Buenos Aires (Argentina).

• Mais de 80 coreografias foram criadas por Ralf Jaroschinski e foram mostradas na Alemanha, Áustria, Suíça, Paises Baixos, França, Itália, EUA, México, Colômbia, Brasil, Índia e Malásia.

• Como professor, Ralf Jaroschinski interessa-se na busca da expressão pessoal na dança, tanto no Solo como no Duo e também na dança em grupo. Considera o Contato Improvisação uma técnica muito interessante que integra autenticidade e espontaneidade à dança, trazendo muitos benefícios individuais e sociais.

 

VOZ PESSOAL DO BAILARINO( Oficina de dois dias 12 horas)

Esta oficina tem o enfoque no encontro de sua voz pessoal como bailarino/a - a voz tão única, que só você tem e que é diferente de todas as outras.
No inicio vamos aumentar a consciência para a improvisação, em solo e em duplas com a ajuda do Contato Improvisação. A busca do verdadeiro impulso interno será o começo da dança e depois da expressão autentica em cada movimento.

Depois disso, vamos examinar os detalhes de nossa conexão com o nosso parceiro(a) na dança, em duo e em grupo, e entender as ações e reações dos outros e as nossas durante a dança. Vamos desfrutar muito dessa dança, porque seremos envolvidos inteiramente: todos os aspectos do nosso ser farão parte de nossa dança - nosso corpo, nossas emoções, nossas idéias e nosso espírito.

Ao mesmo tempo, o mundo interno e invisível será expresso externamente. Não ficamos presos dentro dele. Vamos ser liberados pela possibilidade de poder sentir união com o grupo, com nosso parceiro e também com a expressão inteira de nossa dança individual. Vamos sentir a liberdade na expressão espacial de nossa dança semelhante e sem limites e também a dinâmica forte dela, além do grande apoio que vem da dança em comunicação com nosso ser e com os demais seres.

 

RICARDO NEVES E FLORA ADAMS (BRA)

 

Ricardo Neves

Ator, dançarino e professor de Contato Improvisação.

Estudou contato improvisação durante dez anos, com Tica lemos. E Dança Contemporânea com Lu Favoretto durante sete anos.

Organiza e faz a curadoria do encontro internacional de contato improvisação de São Paulo.

Praticante de Aikido desde 2006.

Foi professor nos festivais internacionais de Contato Improvisação do Rio de Janeiro, Brasília, Argentina e no Uruguai.

Criador e intérprete de solos de dança baseados na improvisação.

 

Flora Adams Scherer 

Flora Adams Scherer. Graduada em dança pela Ulbra/2008. Formada pelo Centro Brasileiro de Cadeias Musculares e Articulares e Coordenação Motora – através da Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo – SP/2004. Estudante da terapia ayurveda, pela ABRA e do método de massagem kussum modak, atua, há seis anos, como terapeuta corporal. Entre outras técnicas, dedicou-se a dança contemporânea, yoga e capoeira angola. Com enfoque na dança como uma forma de resgate da apropriação do Si-mesmo, ministra aulas regulares desde 2004. Como dançarina e educadora do movimento, atualiza seus estudos com professores/coreógrafos como Frey Faust (Santa Bárbara – C.A.) e Ivaldo Bertazzo (São Paulo – Brasil), os quais tem, em comum, linhas de pesquisa em neurologia, fisiologia e funcionalidade do corpo como instrumentos fundamentais para a criação artística. Há 1 ano dedica-se a prática da dança de Contato Improvisação (Sul em Contato – projeto de aperfeiçoamento). Participa de cursos e performances em festivais (Festival Internacional de Contact Improvisacion (UR) e Festin Mundial de Contact Improvisacion (AR)).

PEQUENAS QUEDAS E GRANDES VÔOS (Oficina de dois  dia seis horas)

 

Trabalharemos com recursos técnicos que para que os dançarinos tenham segurança para realizar pequenas e grandes quedas e posteriormente a saberem cair com segurança, que é uma questão de sobrevivência dentro e fora da dança, executar pequenos e grandes vôos utilizando para isto ferramentas como: a Coordenação Motora(Madame Bezier´s e Piret), técnicas de respiração, vocabulários do Contato Improvisação(rolamento côncavo e convexo) e a Arte marcial do Aikido com suas quedas(Ukemi) e movimentos circulares que possibilita aos parceiros se unificarem.

 

DIOGO GRANATO(BRA)

Criador e intérprete de solos de Improvisação Dança-Teatro como “Aretha”, que o rendeu melhor intérprete de 2006, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e “Seis Sentidos?”, que encerrou o “Intransit Festival” em Berlim. Diogo é, também, intérprete-criador da Cia Nova Dança 4, ganhadora de três prêmios APCA (melhor espetáculo, melhor concepção em dança e grande prêmio da crítica) há quatorze anos e diretor do Silenciosas e do GT’aime, ambos grupos de Dança-Teatro. Estudou com muitos dos melhores professores e diretores de dança, teatro e circo do Brasil e alguns de fora, e é membro do “Le Parkour Brasil”. Diogo foi professor do Estúdio Nova Dança, e hoje, trabalha no Espaço, sua escola de Dança, Improvisação e Astanga Yoga, que abriga a Cia Nova Dança 4, as Silenciosas e o GTaime.

 

CONTATO IMPROVISAÇÃO (Oficina de um dia seis horas)

Uma Oficina que trabalha a consciência corporal, com técnicas como: Contato Improvisação, Material pra Coluna, Dança Contemporânea. Trabalha o estado cênico com uso das técnicas Improvisação Dança Teatro e Improviso Cênico.