1° Intensivo Internacional de Contato Improvisação De 01/02 à 07/02/2010 na Sala Crisantempo Ralf Jarosnhiski (ALE) Ricardo Neves e Flora Adams (BRA) Ricardo Neves e Flora Adams (BRA)
Diogo Granato (BRA) SÁBADO (06/02) E DOMINGO(07/02) JAM SESSION ABERTA AO PÚBLICO
Público alvo: bailarinos, atores, performers e interessados na arte do movimento.
Investimento: R$ 250,00 todos os cursos.
Inscrições e informações: até dia 22 de janeiro de 2010. Pelos emails de (Ricardo): improvisoricardo@yahoo.com.br ou (Flora): floraha@gmail.com |
NECA ZARVOS (BRA)
Atriz e dançarina. iniciou seus estudos de contato improvisação com tica lemos em 1990, e seguiu dançando e aprendendo com diversos mestres até hoje. conheceu alito alessi em 94 e desde então experimenta e fomenta a prática do método danceability no brasil, tendo se tornado professora certificada em 2004. associando-se a diversos parceiros criou o "núcleo dança aberta", que nos últimos anos organizou o "projeto danceability brasil 2007"(com apresentação do espetáculo "joy lab research", dirigido por alessi com dançarinos brasileiros com e sem deficiência, no sesc santana), e a "oficina danceability 2008" (junho a agosto, na sala crisantempo, com patrocínio do banco itaú).
DANCEABILITY (Oficina de dois dia seis horas)
Um método de pesquisa de improvisação de movimento aberto a todos os corpos. o foco da aula é a improvisação e seus desdobramentos como oportunidade de olhar para como agimos quando não sabemos o que fazer, e oferecer instrumentos para lidar com o momento presente artisticamente. a diversidade presente num grupo oferece a oportunidade de substituir preconceitos por experiências, desafiando hábitos de ação e pensamento e abrindo espaço para a descoberta de novos jeitos de se mover e de se relacionar.
Aaron Jessup (USA)
Originário do circo e das performances de rua, Aaron começou a dançar contato improvisação em 1990. Tem dado aulas em workshops e festivais nos estados unidos e internacionalmente desde 1997. Seus projetos atuais de dança incluem trabalhos com Scott wells e Nita little. Também lidera viagens para lugares de natureza baseadas na dança, através de sua companhia, a "OutsideIn Adventures" (www.OutsideInAdventures.com).
IMPROVISAÇÃO LEVEMENTE ACROBÁTICA (Oficina de dois dias 12 horas)
tombar, girar, rolar, voar, cair!
Como equilibrar habilidade acrobática com maciez e escuta profunda.
Nesta aula nós vamos alternar entre aprender novos caminhos acrobáticos e cultivar a sensibilidade que define improvisação.
Nós vamos brincar com paradas de mão e "estrelas". Vamos explorar a dinâmica, os princípios e as técnicas de carregamentos e vôos sem esforço. E vamos equilibrar e integrar tudo isso com momentos de improvisação, massagem, escuta profunda e "jam" aberta.
RALF JAROSCHINSKI (ALE)
VOZ PESSOAL DO BAILARINO( Oficina de dois dias 12 horas)
RICARDO NEVES E FLORA ADAMS (BRA)
Ricardo Neves
Ator, dançarino e professor de Contato Improvisação.
Estudou contato improvisação durante dez anos, com Tica lemos. E Dança Contemporânea com Lu Favoretto durante sete anos.
Organiza e faz a curadoria do encontro internacional de contato improvisação de São Paulo.
Praticante de Aikido desde 2006.
Foi professor nos festivais internacionais de Contato Improvisação do Rio de Janeiro, Brasília, Argentina e no Uruguai.
Criador e intérprete de solos de dança baseados na improvisação.
Flora Adams Scherer
Flora Adams Scherer. Graduada em dança pela Ulbra/2008. Formada pelo Centro Brasileiro de Cadeias Musculares e Articulares e Coordenação Motora – através da Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo – SP/2004. Estudante da terapia ayurveda, pela ABRA e do método de massagem kussum modak, atua, há seis anos, como terapeuta corporal. Entre outras técnicas, dedicou-se a dança contemporânea, yoga e capoeira angola. Com enfoque na dança como uma forma de resgate da apropriação do Si-mesmo, ministra aulas regulares desde 2004. Como dançarina e educadora do movimento, atualiza seus estudos com professores/coreógrafos como Frey Faust (Santa Bárbara – C.A.) e Ivaldo Bertazzo (São Paulo – Brasil), os quais tem, em comum, linhas de pesquisa em neurologia, fisiologia e funcionalidade do corpo como instrumentos fundamentais para a criação artística. Há 1 ano dedica-se a prática da dança de Contato Improvisação (Sul em Contato – projeto de aperfeiçoamento). Participa de cursos e performances em festivais (Festival Internacional de Contact Improvisacion (UR) e Festin Mundial de Contact Improvisacion (AR)).
PEQUENAS QUEDAS E GRANDES VÔOS (Oficina de dois dia seis horas)
Trabalharemos com recursos técnicos que para que os dançarinos tenham segurança para realizar pequenas e grandes quedas e posteriormente a saberem cair com segurança, que é uma questão de sobrevivência dentro e fora da dança, executar pequenos e grandes vôos utilizando para isto ferramentas como: a Coordenação Motora(Madame Bezier´s e Piret), técnicas de respiração, vocabulários do Contato Improvisação(rolamento côncavo e convexo) e a Arte marcial do Aikido com suas quedas(Ukemi) e movimentos circulares que possibilita aos parceiros se unificarem.
DIOGO GRANATO(BRA)
Criador e intérprete de solos de Improvisação Dança-Teatro como “Aretha”, que o rendeu melhor intérprete de 2006, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e “Seis Sentidos?”, que encerrou o “Intransit Festival” em Berlim. Diogo é, também, intérprete-criador da Cia Nova Dança 4, ganhadora de três prêmios APCA (melhor espetáculo, melhor concepção em dança e grande prêmio da crítica) há quatorze anos e diretor do Silenciosas e do GT’aime, ambos grupos de Dança-Teatro. Estudou com muitos dos melhores professores e diretores de dança, teatro e circo do Brasil e alguns de fora, e é membro do “Le Parkour Brasil”. Diogo foi professor do Estúdio Nova Dança, e hoje, trabalha no Espaço, sua escola de Dança, Improvisação e Astanga Yoga, que abriga a Cia Nova Dança 4, as Silenciosas e o GTaime.
CONTATO IMPROVISAÇÃO (Oficina de um dia seis horas)
Uma Oficina que trabalha a consciência corporal, com técnicas como: Contato Improvisação, Material pra Coluna, Dança Contemporânea. Trabalha o estado cênico com uso das técnicas Improvisação Dança Teatro e Improviso Cênico.