sexta-feira, 12 de março de 2010

São Paulo: CIA MARIANA MUNIZ : SPERANZA! DONA ESPERANÇA : VIGA


Elaine Calux

Núcleo Corpo Rastreado

escreveu


Mariana Muniz apresenta

“Speranza! Dona Esperança”

no Viga 

Com “Speranza! Dona Esperança”, agora em temporada no Viga Espaço Cênico, a atriz, bailarina e coreógrafa Mariana Muniz dá continuidade ao processo de criação e encenação, iniciado nas comemorações dos 80 anos da bailarina Ruth Rachou.

Dirigida por José  Possi Neto, a peça faz uma releitura dessa personagem singular na história da dança paulistana, criação de Ruth Rachou e José Possi Neto, para o espetáculo “Sonho de Valsa”, de 1979. Dona Esperança é uma “mulher trivial", dona de casa, criada talvez, presa no seu limitado e pobre universo doméstico, vítima da sua solidão. O que vai diferenciá-la de um ser ordinário é a sua capacidade de sonhar, o seu universo onírico. Nessa trajetória, ela se descobre, em instantes de vida, dona de uma subjetividade passível de uma grande transformação interior.  

Sonho de Valsa

Originalmente concebido para Ruth Rachou, o espetáculo Sonho de Valsa, de 1979, teve a participação do bailarino Thales Pan Chacon e serviu de inspiração para uma recriação cênica, em uma homenagem a Ruth Rachou, em março de 2008. Sonho de Valsa nasceu de um momento de intenso encontro entre Ruth e Possi, cumpriu temporada no Teatro FAAP, e recebeu dois prêmios da APCA (direção e cenografia). Segundo relato de Bernadette Fiqueiredo e Izaías Almada, no livro ”Ruth Rachou, biografia”, foi um dos primeiros espetáculos a que se pode chamar de teatro-dança no Brasil, onde a repressão à mulher era o tema central, e Ruth Rachou e Thales Pan Chacon eram intérpretes que materializavam o lírico, o patético e o absurdo. 

José Possi Neto também responde pela cenografia, o figurino é de Fábio Namatame, Ricardo Severo faz a trilha sonora, Celso Marques a iluminação e Osmar Zampieri as imagens do espetáculo.

 

Serviço

Cia. Mariana Muniz - “Speranza! Dona Esperança” – criação e concepção: Mariana Muniz, direção: José Possi Neto. De 12 a 21/3 (sextas, 21h30, sábados, 21h, domingos, 19h), no  Viga Espaço Cênico (Rua Capote Valente 1323 – próximo ao metro Sumaré – Fone: 38011843). Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). Indicação:14anos.

 

Para ter acesso a imagens em vídeo, acesse o link:

http://www.youtube.com/watch?v=Yys1ybQsbJc

Elaine Calux

Núcleo Corpo Rastreado

32240796 / 99077557

www.corporastreado.com