segunda-feira, 29 de março de 2010

São Paulo: curso livre : Cultura em Contexto


Elaine Calux
Imprensa Corpo Rastreado
imprensa@corporastreado.com
escreveu



Cultura em Contexto oferece visão ampliada
sobre projetos e ações culturais
 

Em sete módulos, curso com foco no desenvolvimento de projetos culturais será  composto por conteúdo teórico, discussões, atividades em grupo, estudos de caso e discussões, totalizando 100 horas.
 
 
Vão até o dia 5 de abril, as inscrições para o curso livre Cultura em Contexto, que irá abordar o desenvolvimento de  projetos e ações culturais a partir dos seus contextos de atuação e da interrelação entre os vários elementos da rede da qual fazem parte artistas, patrocinadores, poder publico, produtores, veículos de comunicação e comunidade, visando atingir resultados mais efetivos e estabelecer uma comunicação real com o público.

Destinado a profissionais da área cultural – artistas, produtores, gestores etc – o curso foi montado de forma a oferecer uma visão ampliada e sistêmica sobre projetos culturais, a serem abordados pelo entendimento dos seus contextos de atuação, em sete módulos relacionados entre si - públicos da cultura; políticas culturais; investimentos empresariais em cultura; desenvolvimento de projetos e ações culturais; economia da cultura, economia criativa e cidades criativas; gestão cultural;  e estratégias de captação de recursos.

Os encontros terão como palestrantes a especialista em economia da cultura, Ana Carla Fonseca Reis, sócia-diretora da Garimpo de Soluções; o consultor em planejamento e gestão de ações culturais,  André Fonseca, diretor da Projecta; a artista-produtora Gabriela Gonçalves, membro do Núcleo Corpo Rastreado, associação que pensa meios de produção para desenvolvimento de projetos culturais; o pesquisador e produtor cultural José Renato Fonseca de Almeida, também do Núcleo Corpo Rastreado; e a especialista em gestão e políticas culturais, Simone Zárate, diretora do IFOC – observatório e formação cultural. Para enriquecer os conteúdos com exemplos de práticas reais, convidados especiais também irão participar dos encontros.

Durante o curso, será desenvolvido em grupo um projeto cultural que possibilite a aplicação prática dos conteúdos abordados em aula. Cada participante terá também cinco horas de consultoria individual com os ministrantes, uma oportunidade de conversar sobre projetos com os quais já estejam envolvidos ou com idéia de desenvolver.

De 27 de abril a 19 de agosto, as aulas acontecerão todas as terças e quintas feiras, das 19h30 às 22h30, no Núcleo Corpo Rastreado (Rua Lira, 58A – Vila Madalena). Os interessados devem enviar (até o dia 5 de abril) e-mail para curso@projectaconsultoria.com.br, com currículo e ficha de inscrição preenchida, disponível no site www.projectaconsultoria.com.br/curso
.
Serviço
Cultura em Contexto – curso livre sobre o desenvolvimento de projetos culturais a partir dos seus contextos de atuação. Inscrições: até 5 de abril. Duração: de 27/4 a 19/8 – terças e quintas, das 19h30 às 22h30 (100 horas/aula) Investimento: 4 parcelas de R$ 400,00. Local: Rua Lira, 58A – Vila Madalena.

Informações:
ou pelo fone: 38750182.