escreveu
Arte: Fernando Fraiha, modelo Janice D'ávila, grilo falante L. Brites
clique para ampliar
Prezados Artistas e Simpatizantes,
A partir do dia 10 de março o curso Corpos Contemporâneos será abrigado pelo Estúdio Oito Nova Dança (rua Grajaú 534 - Perdizes)
Todas as quartas - feiras das 10h30 às 13h00, regularmente até o fim de maio.
O valor mensal do curso será R$ 150,00.
Será um grande prazer recebê-los nesta pesquisa!
Abraço de volta e meia,
L. Brites
Corpos Contemporâneos – Pesquisa em preparação cênica.
Desenvolvida junto aos grupos: Teatro Oficina, Cia Satelite, Cia São Jorge, Núcleo Bartolomeu, Espaço Nova Dança, B_arco, Secretaria de Cultura do Estado de SP, SESC SP, PUC, entre outros.
Conteúdo
Este trabalho tem como objetivo instrumentalizar atores, bailarinos e performers para a cena. Tem como focos principais: potencialização da consciência corporal individual e coletiva, criação de ações expressivas e desenvolvimento da capacidade de análise do gesto cênico. Exploração de estruturas de improvisação que capacitam o grupo criar coletivamente de forma intuitiva e espontânea.
Desenvolvimento das Aulas
Yoga – Aquecimento com seqüência do Asthanga Yoga, visando dar ao corpo alongamento, potência, percepção interna e atividade respiratória.
Teatro Físico – Estudo dos fundamentos da ação expressiva com base na técnica Estações do Movimento.
ESTAÇÕES DO MOVIMENTO técnica de decupagem do movimento desenvolvida para dar precisão aos gestos expressivos observando os estágios: Ponto Fixo, Significado, Impulso e Jornada de cada ação.
Dança – Abordagem de temas da conscência do corpo partindo para improvisação de movimentos espontâneos.
Viewpoints – Improvisações com estruturas do sistema organizado por Anne Bogart da SITI Company - N.Y.
VIEWPOINTS é uma técnica de improvisação surgida no contexto da dança pós-moderna. A diretora artística da SITI Company, Anne Bogart, adaptou-a ao trabalho com atores. Através do treinamento de Viewponts estimula-se o performer a desenvolver certos focos de atenção: Relação Espacial, Forma, Gesto, Topografia, Resposta Kinestésica, Arquitetura, Ritmo, Duração e Repetição. São exploradas dinâmicas de movimento e estruturas de improvisação que capacitam o grupo criar coletivamente de forma intuitiva e espontânea.
Luciana Brites é atriz, bailarina e coreógrafa. Formada em dança contemporânea pelo Diplome D’etad de France – Paris; Treinamento em Suzuki e Viewpoints com a Siti Company NY/ Chicago; Treinamento em teatro físico com o diretor inglês David Glass em Londres; Asthanga Yoga pelo Espaço Vidya em São Paulo e interpretação com Georgette Fadel, Cristiane Paoli Quito e método Meisner com Tomás Rezende.
Atua como bailarina e atriz no teatro, cinema e TV. Participou entre outros dos projetos: Alice (HBO), Aline (Rede Globo), Descolados (MTV), VIP’s (Tunico Mello), 400 contra 1 (Caco Souza), Sertões e Bacantes (Teatro Oficina), Love & Blember’s (Georgette Fadel), Admirável Mundo Novo (Élcio Nogueira), As Meninas (Yara de Novaes - em cartaz).
Coreógrafa das peças: Dinheiro Grátis (Michel Melamed), Cadela de Vison (Élcio Nogueira), Sertões e Bacantes (Teatro Oficina), Manifesto de Passagem (Núcleo Bartolomeu), Quem não sabe mais quem é (...) (Cia. São Jorge). Vídeo Clipes: Djavan, Sidney Magal, Marina Lima, Carlinhos Brown, Zélia Duncan, Claudia Dorei. Filmes: Garotas do ABC, Equilíbrio e Graça e Falsa Loura (Carlos Reichenbach), TPM Documentada (Marcelo Cunha) e diversas campanhas publicitárias.
Foi integrante das Cias. Deborah Colker, Intrépida Trupe de Circo-Teatro e Dani Lima de Dança. Artista brasileira premiada pelo Programa Internacional de Residência Chantier en Construction, em Paris.
Diretora do Bando Cavallaria grupo multimídia nos espetáculos: Ilhah, Doma, e Lavanda de teatro-dança e nos curtas metragens de dança Jato, Bolha e Lobotomia de um Coração.