sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

São Paulo: Companhia Discípulos do Ritmo apresenta sua dança urbana no SESC Consolação


Rita Solimeo Marin
rita@consolacao.sescsp.org.br
escreveu



Companhia Discípulos do Ritmo apresenta sua dança urbana 
no SESC Consolação
 
Grupo de dança de rua criado pelo coreógrafo Frank Ejara participa da programação Férias, Jovem! Ritmos e Arte na Cidade
 
Cia. Discípulos do Ritmo, que tem à frente o dançarino e coreógrafo Frank Ejara, apresenta nos dias 8 e 15 de fevereiro três espetáculos de seu repertório: Urbanóides Fresta e Som do Movimento, respectivamente. Nos dias 9 e 10 de fevereiro, Ejara ministra o workshop Danças Urbanas.
As atividades fazem parte da programação Férias, Jovem! Ritmos e Arte na Cidade, que o SESC Consolaçãorealiza neste verão, voltada em especial para os jovens moradores desta grande metrópole. Com a intenção de refletir a agitação e a diversidade cultural da vida urbana, Férias, Jovem! Ritmos e Arte na Cidade procura estimular a livre expressão, a troca e a convivência entre os jovens por meio de espetáculos, oficinas e atividades artísticas diversas.  Confira a programação:
 
ESPETÁCULO
Cia Discípulos do Ritmo, que tem à frente o dançarino e coreógrafo e Frank Ejara, é conhecida por seu expressivo trabalho e pesquisa em dança de rua. Fundada em 1999, a Cia. Discípulos do Ritmo foi criada com o objetivo de explorar artisticamente as diferentes linguagens das Danças Urbanas. Nestes dez anos, a companhia fez diversas turnês em mais de dez países incluindo América do Sul, do Norte e União Européia, acumulando diversas premiações (mais sobre espetáculos e a Cia em www.discipulosdoritmo.com.br). 

Dia 8/2, terça, às 20h. 
Urbanóides
Espetáculo criado usando como ferramentas as técnicas Robotting, PoopingBoogaloo e Puppet das danças urbanas. Uma reflexão sobre a pressão que os grandes centros urbanos exercem sobre as pessoas. Meio homem, meio andróide, o que os transforma em urbanóides? 
Com Cia Discípulos do Ritmo. Coreógrafo: Frank Ejara
Duração: 52 minutos. Recomendação: 12 anos. 
Teatro Anchieta. 320 lugares. Ingressos gratuitos na Central de Atendimento (1º andar). 
 
Dia 15 de fevereiro, terça, às 20h. 
Fresta e Som do Movimento
Dois espetáculos apresentados simultaneamente:
Fresta é um olhar contemporâneo para as danças urbanas a partir do encontro do Discípulos do Ritmo com o diretor da Quasar Cia. de DançaHenrique Rodovalho.
Concepção e Direção Cênica: Henrique Rodovalho. Coreografia: Frank Ejara. Duração: 55 minutos.
 
Som do Movimento é o primeiro espetáculo solo de Frank Ejara, em que, a partir das misturas entre o som e o movimento, já não se sabe mais se o movimento cria o som ou o som cria o movimento. Concepção, coreografia e dançarino: Frank Ejara. Duração: 20 minutos
Teatro Anchieta320 lugares. Recomendação: 12 anos. Ingressos gratuitos na Central de Atendimento (1º andar). 
 
WORKSHOP 
 
Danças Urbanas
Frank Ejara, dançarino e coreógrafo da Cia Discípulos do Ritmo, leva a técnica, forma e história das danças urbanas e ensina os passos, a origem e os estilos originados dentro da cultura “Funk Styles”.
Dias 9 e 10/2, quarta e quinta, das 16h às 19h. Sala Delta (7º andar).
Recomendação: 12 anos. Retirada de senha na Central de Atendimento. 
25 vagas. 
 
Percussão Corporal 
Explora o movimento corporal, trazendo em si o conceito de que o corpo e a voz são um meio para a criação de ritmos envolventes. Ritmos e melodias são criados a partir de efeitos da voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo, tais como: palmas, estalos, batidas no peito e batidas dos pés. 
Com grupo Batucantante. 
Dias 2, 3 e 4/2, quarta, quinta e sexta, das 16h às 19h. Duração: 3h
Sala Delta, 7º andar. Recomendação: 12 anos.
Grátis. Retirada de senha na Central de Atendimento. 25 vagas 
 
 
 
OFICINA
 
Painel Coletivo Praça Rotary 
Oficina de pintura em painel a partir de técnicas de stencil, feito com usuários da praça Rotary e demais interessados. O painel fará parte da ambientação da praça permanentemente. O objetivo desta intervenção é desenvolver o senso estético e construir relações de pertencimento da população com o espaço em que vivem ou circulam, por meio da ação cultural. 
Dias 17, 18, 24, 25 e 26/2 – quinta e sexta, das 15 às 18h/sábado, das 10 às 17h. A partir de 12 anos.
Sala Delta do SESC Consolação (7º andar) e Praça Rotary. Inscrições gratuitas e limitadas na Central de Atendimento – 1º andar.
 
 
Criação de Cenários 3D
Utilização do software Blender 3 D (linux) para a modelagem de circuito em três dimensões e do cenário que o acompanha. Com Gustavo e Rodrigo Queiroz.
Até 12 de fevereiro. Sábados, das 11h às 13h. 
Sala de Internet Livre. Inscrições no local, vagas limitadas. A partir de 10 anos. Grátis. 
 
SESC Consolação

Rua Dr. Vila Nova, 245

Tel: 3234-3000

--------------------------------------------------

Assessoria de Imprensa: Rita Solimeo Marin – Tel: 3234-3043