quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

São Paulo: Lugar Algum


Canal Aberto - Márcia Marques
canal.aberto@uol.com.br
escreveu

Lugar Algum faz apresentações
na Galeria Olido


“Sem que se espere, a queda para o vazio. O corpo perde suas palavras, seus sonhos, suas mentiras e verdades, mas propõe movimento para achar possibilidades. Isto é conhecer e reconhecer, simplesmente estar e não precisar ser” (Claudia Palma)


Contemplado pela 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, da Secretaria Municipal de Cultura, o espetáculo “LUGAR ALGUM”, dirigido e concebido pela bailarina e coreógrafa Claudia Palma, também diretora daIN SAiO Companhia de Arte, faz apresentações nos dias 13, 14, 15 e 16 de janeiro de 2011 na Galeria Olido (Av. São João, 473, Centro, São Paulo), com ENTRADA FRANCA. Os ingressos precisam ser retirados com 1h de antecedência.

Em um espetáculo que representa a essência do processo de pesquisa da iN SAiO - a busca da instabilidade como substância essencial – Lugar Algum” traz ao palco a fragilidade humana diante de situações onde as pessoas “perdem o chão” ou experimentam sentimentos de desapropriação, de transitoriedade. “Imagine uma pessoa que acaba de receber a notícia de que perdeu sua casa e não tem mais onde morar. O espetáculo resgata o exato momento dessa perda, o que acontece com o corpo a partir desta sensação de desalojamento”, explica a coreógrafa Claudia Palma.

A coreógrafa se inspirou em três objetos de pesquisa para a concepção dos movimentos realizados pelos bailarinos: do Edifício São Vito, o famoso Treme-Treme, na região central de São Paulo, que chegou a abrigar três mil moradores, a diretora extraiu o sentimento de desalojamento; do documentário Edifício Master (2002), de Eduardo Coutinho captou o sentimento de isolamento, pelo fato de os moradores raramente se verem, ou nem saber da existência um do outro, fato retratado no filme; do trabalho do pintor, escultor e fotógrafo Richard Long - ícone dos anos de 1960 que utilizava a natureza como objeto de criação e representava a paisagem introduzindo-se na mesma – Claudia Palma trouxe a liberdade na arte, refletindo estas impressões na cenografia, incluindo grandes pedras no espaço do palco.

Serviço
“Lugar Algum”
 Duração: 60 minutos Classificação: Recomendado para maiores de 12 anos

Ficha técnica:
Direção e Concepção: Claudia Palma
Criação: Claudia Palma e Elenco Elenco: Felipe Teixeira, Juliana Ferreira, Nina Giovelli, Renato Fagundes, Thais Di Marco, Fernando Machado, Fernando Dourado, Cristina Ávila Colaboradores Convidados: Rodrigo Vilalba, Cecília Maeda, Diego Veiga e Lo Preto Vídeo Maker e Documentação em vídeo: Alex Soares Design de Luz: Domingos Quintiliano Trilha Sonora: Renato Jimenez Cenário: Dilenia Reis Figurino: Danubia Costa Design Gráfico: Felipe Teixeira Fotografia: Silvia MachadoDocumentação em Vídeo: Alex Soares Produção Executiva: Alex Soares

13, 14, 15 e 16 de Janeiro de 2011, quinta a sábado, 20h, domingo, 19h
Galeria Olido - Sala Paissandu - Avenida São João, 473 – Centro – São Paulo/SP
Capacidade: 136 lugares
Entrada Franca - Retirar ingresso uma hora antes


Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425