quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

São Paulo: CCSP centro cultural : Programação Especial




programação especial

 programação fevereiro de 2011



Eixo cruzado
Vila-cidade

O eixo curatorial arte-cidade-cultura foi implantado de forma inédita na instituição em 2010. Neste ano, com o desejo de levar as discussões deste eixo ao público, as curadorias de dança, música, teatro, literatura, cinema e a Divisão de Ação Cultural e Educativa trazem à tona uma primeira questão: como a vivência nas cidades, vilas, bairros e outros espaços de socialização influenciam na construção das obras artísticas de diferentes naturezas?
Vila-cidade é uma maneira poética de falarmos artisticamente do microcosmo das cidades. Ao mesmo tempo em que a cidade de São Paulo, por sua proporção de cidade-metrópole, já denuncia o paradoxal diálogo entre o micro e o macro, o pessoal e o impessoal, o próximo e o distante, também estabelece uma contraposição às cidades-vilas, cada qual exercendo ação sobre a produção cultural das localidades. Vila-cidade procura trazer ideias abstratas deste eixo cruzado para experiências concretas com os espetáculos, as contações de histórias, os workshops, as visitas mediadas e os filmes para um público de diversas faixas etárias.
Esta é a segunda proposição de trabalho colaborativo entre as curadorias e o educativo, potencializando, assim, temas e discussões convergentes e a interdisciplinaridade na instituição.
Neste contexto, o educativo, além de encabeçar o eixo institucional arte-cidade-cultura, atua no eixo cruzado como mediador que faz a ligação entre propostas artísticas, como propositor de ações e atividades culturais e educativas para os diversos públicos e como provocador que instiga a curiosidade e a reflexão.

encontro interdisciplinar

dia 26/2 - sábado

15h às 17h30 Vila-cidade
com: Cristiane Paoli Quito (diretora do espetáculo Vila Tarsila) Sérgio Vaz (poeta) e Pedro Granato (diretor do grupo de teatro Ivo 60) - mediação: Maria Tendlau (curadora de teatro do CCSP) - intervenções sonoras: Cia. do Tijolo (em cartaz com Concerto de Ispinho e Fulô)
Neste encontro o debate será em torno de como os territórios de origem e as áreas específicas na cidade influenciam as produções artísticas e culturais. Os discursos na mesa de debate serão expandidos para discursos sonoros e imagéticos a fim de provocar outros desdobramentos. A obra da pintora Tarsila do Amaral, presente no espetáculo de dança infanto-juvenil Vila Tarsila, é marcada profundamente por suas viagens e vivências no interior de São Paulo. Cristiane Paoli Quito comenta esta e outras obras, Sérgio Vaz representará as produções literárias da periferia da capital com o Sarau da Cooperifa e Pedro Granato comentará a experiência de dez anos do grupo Ivo 60 (em cartaz no CCSP com uma mostra de repertório). Haverá também exibição do curta-metragemRecife Frio, de Kleber Mendonça Filho. Sem necessidade de inscrição - Entrada franca - Sala Lima Barreto - informações: Divisão de Ação Cultural e Educativa - tel. 3397-4037


infanto-juvenil



dança

dias 19, 20, 26 e 27/2
Vila Tarsila



Foto: Marco Lima


grupo: Cia. Druw - concepção e direção: Cristiane Paoli Quito e Miriam Druwe - coreografia: Miriam Druwe - elenco: Adriana Guidotte, Tatiana Guimarães, Miriam Druwe, Bruna Petito, Elizandro Carneiro, Anderson Gouveia, Weide Barbosa e a atriz Luciana Paes
Dança contemporânea. (60min, livre)

Cristiane Paoli Quito e Miriam Druwe viajam pelo universo das artes plásticas e buscam inspiração nas cores brasileiras e antropofágicas da pintora Tarsila do Amaral. A artista nos dá passagem por suas vilas, onde o Abaporu esqueceu de se levantar e passeia com a criança... Sábados e domingos, às 16h - Ingressos: R$15,00 (retirada de ingressos: duas horas antes de cada sessão) - preço popular (retirada de apenas um ingresso por pessoa): todos os dias para 20% da lotação da sala (R$2,55) mediante a apresentação da Carteira de Baixa Renda e RG, conforme lei n° 11.357/93 - Sala Jardel Filho (324 lugares)

apresentações extras: dias 18 e 25/2, sextas, às 14h30, para núcleos e escolas, por meio de agendamento pelo email:visitasccsp@prefeitura.sp.gov.br - informações: tel. 3397 4036