Rita Solimeo Marin
escreveu
Companhia alemã Cocoondance se apresenta no Brasil
em novembro no SESC Consolação
em novembro no SESC Consolação
Uma parceria entre a companhia de dança alemã Cocoondance e o Projeto Spdance, com realização do SESC SP, vai reunir no palco do Teatro Anchieta do SESC Consolação nos dias 23 e 24 de novembro, dançarinos europeus e do Mercosul com crianças e adolescentes de comunidades de risco de São Paulo para a apresentação do espetáculo Orlando-Remix. Esta iniciativa deve levar, em 2012, crianças brasileiras para a Alemanha para participar de espetáculo que também incluirá crianças alemãs no Muffat Halle em Munique.
A programação faz parte do Projeto Cocoondance, que está inserido no programa de intercâmbio do Projeto Spdance, desenvolvido no centro de pesquisa, encontros e performances em arte contemporânea do Teatro Marsdesde 2007 (www.spdance.com.br).
Esta parceria teve início em 2009, quando a companhia alemã esteve em São Paulo apresentando seu trabalho “Lovers and Other Strangers” e ministrando oficinas para estudantes da dança contemporânea. Deste primeiro encontro surgiu o Projeto Cocoondance em São Paulo, com artistas e alunos do Brasil e do Mercosul e o elenco deste grupo. O projeto teve início em 2010 com audições, oficinas e a participação do Cocoondance na 29ª Bienal de São Paulo, e se desenvolveu em 2011, com a montagem agora apresentada no SESC Consolação, e que vai para a Alemanha em 2012.
A troca de experiências de bailarinos de origens e formação diversificadas e a inclusão de jovens talentos de grupos formados em comunidades de risco é um dos principais objetivos do projeto. Estes grupos foram convidados para participar das oficinas e audições com os criadores do Cocoondance. São eles: estudantes das escolas de dança Anhembi/Morumbi, Unicamp, Artes Coporaes-Puc, Sala Crisantempo, entre outros, e profissionais vindos de grupos como a Cia Borelli de Dança, Stacatto, Cia de Dança, Siameses Cia de Dança, Sansacroma Cia. De Dança. Durante duas semanas estes jovens bailarinos participaram do trabalho do Cocoondance com a diretora da companhia, Rafaele Giovanola, e com Marcelo Omine, assistente para projetos em escolas, coordenados pela companhia.
Paralelamente, Giovanola e Omine, que também são professores e mestres no ensino de dança para crianças e adolescentes, ministraram oficinas às crianças e jovens de grupos que o projeto Spdance já mantinha parceria: Os Meninos da Rua 13 de Maio, coordenado pela bailarina e coreógrafa Penha Pietras há mais de 20 anos na Bela Vista, e a Fabrica de Criatividade de Capão Redondo, coordenado por Gal Martins, indicados pelo Balé da Cidade de São Paulo que já mantinha cursos e parcerias com esta ONG. Destes encontros, Rafaele Giovanola selecionou um pequeno grupo de crianças e adolescentes que farão parte do espetáculo.
“Nós expressamos nosso desejo de produzir uma obra com dançarinos profissionais e com crianças e adolescentes. O Cocoondance trabalha continuamente com crianças em escolas nos mesmos temas abordados pelos profissionais do Brasil e já tivemos ótimas experiências com eles. Esta será, porém, a primeira vez que os colocamos juntos no palco”, explica Rafaele
Giovanola. “Decidimos, então, tomar uma obra que foi criada em 2009 para a Operahouse de Bonn e usar sua estrutura para uma nova versão, uma versão brasileira. A obra é baseada no épico Orlando Furioso, de Ariosto, também escrito em diferentes versões. Estruturado em uma infinidade de labirintos, onde pessoas se questionam, sempre em busca por algo, sem nunca encontrar. Nós tomamos o labirinto como estrutura para a obra, para dar a ela uma linha condutora em todo esse caos. O Cocoondance já criou duas versões: Orlando-Scrapped, para a Operahouse, e Orlando-Updated, para o nosso teatro em Ballsaal. Com Orlando-Remix chegará à sua terceira versão. Condiz com a história de Orlando que nunca acaba e sempre se recria nova”, explica a diretora.
“A última fase do projeto levará, em 2012, de quatro a seis crianças de São Paulo
para a Alemanha para, junto com crianças alemãs, realizar uma produção no
Muffat Halle em Munique. Esta iniciativa está incluída no Programa de Dança
chamado Anna Tanzt, organizado pelo Staatsoper, em cooperação com a orquestra
jovem. Penha Pietras, que tem trabalhado com crianças por mais de 20 anos, vai
prepará-las e levá-las a Alemanha. Esta parte será uma verdadeira troca, uma
troca para levar a dança um passo a frente”, completa Giovanola.
Sobre o Projeto SpdanceCriado em torno de uma comunidade de artistas da dança, artes plásticas e música do Brasil e do exterior, oProjeto Spdance também é dedicado à formação de um público para as artes cênicas contemporânea. Aos artistas são oferecidos espaço e infraestrutura para pesquisa, criação e performance. Aos estudantes de artes, oficinas, técnicas especiais e contato com profissionais multidisciplinares. Por fim, ao público, um amplo painel de novos talentos nacionais e internacionais. Outro objetivo do projeto é a restauração do Teatro Mars, premiado pela IAB e inovador na história do teatro paulistano. A direção do teatro Mars está a cargo de Cyro Menna Barreto e a coordenação do projeto Spdance é de Lílian Breda.
O Projeto Spdance é uma iniciativa privada que teve apoio, especialmente para a vinda do Cocoondance, da NRW Kultur sekretariat de Wuppertal e Der Ministerpräsident des Landes Nordrhein-Westfalen. E a estreia nacional deste novo trabalho de intercâmbio é uma realização do SESC São Paulo.
Sobre o CocoondanceFundado em 2000, por ocasião do Festival Off em Avignon, por Rafaële Giovanola e Rainald Endrass, um ensemble de artistas vindos de grandes companhias como Ballet Frankfurt William Forsythe, Cia. Pina Bausch, emprestando sua criatividade e personalidade em produções mais independentes. Este grupo desenvolveu sua poética em dança/teatro, com temas sociais, narrativas abstratas, músicas sutis, contatos corporais combinados com ricas imagens coreográficas. Cocoondance tem levado sua dança por toda a Europa, Rússia, China e Américas. Sediado no Theater Ballsaal em Bonn, é responsável pela programação de dança, organização de festivais, produção de 2 a 3 novas obras por ano e pela realização de 40 a 50 apresentações anuais na cidade. E está em constante colaboração com o teatro Brotfabrik de Bonn.
Site: www.cocoondance.de
Sobre o método de trabalhoImprovisação, estrutura democrática e trabalho coletivo têm muita importância no processo criativo da companhia. A linha condutora de todos os projetos é a criação de novas formas de contar histórias através da dança, buscando inspiração em diferentes gêneros como cinema, literatura, séries de TV, quadrinhos, hypertexto, etc... Usam diferentes formas de expressão e as transformam em performance de dança. A dramaturgia é um ponto muito importante do trabalho, define a estética.
“Orlando – Remix”
Giovanola. “Decidimos, então, tomar uma obra que foi criada em 2009 para a Operahouse de Bonn e usar sua estrutura para uma nova versão, uma versão brasileira. A obra é baseada no épico Orlando Furioso, de Ariosto, também escrito em diferentes versões. Estruturado em uma infinidade de labirintos, onde pessoas se questionam, sempre em busca por algo, sem nunca encontrar. Nós tomamos o labirinto como estrutura para a obra, para dar a ela uma linha condutora em todo esse caos. O Cocoondance já criou duas versões: Orlando-Scrapped, para a Operahouse, e Orlando-Updated, para o nosso teatro em Ballsaal. Com Orlando-Remix chegará à sua terceira versão. Condiz com a história de Orlando que nunca acaba e sempre se recria nova”, explica a diretora.
“A última fase do projeto levará, em 2012, de quatro a seis crianças de São Paulo
para a Alemanha para, junto com crianças alemãs, realizar uma produção no
Muffat Halle em Munique. Esta iniciativa está incluída no Programa de Dança
chamado Anna Tanzt, organizado pelo Staatsoper, em cooperação com a orquestra
jovem. Penha Pietras, que tem trabalhado com crianças por mais de 20 anos, vai
prepará-las e levá-las a Alemanha. Esta parte será uma verdadeira troca, uma
troca para levar a dança um passo a frente”, completa Giovanola.
Sobre o Projeto SpdanceCriado em torno de uma comunidade de artistas da dança, artes plásticas e música do Brasil e do exterior, oProjeto Spdance também é dedicado à formação de um público para as artes cênicas contemporânea. Aos artistas são oferecidos espaço e infraestrutura para pesquisa, criação e performance. Aos estudantes de artes, oficinas, técnicas especiais e contato com profissionais multidisciplinares. Por fim, ao público, um amplo painel de novos talentos nacionais e internacionais. Outro objetivo do projeto é a restauração do Teatro Mars, premiado pela IAB e inovador na história do teatro paulistano. A direção do teatro Mars está a cargo de Cyro Menna Barreto e a coordenação do projeto Spdance é de Lílian Breda.
O Projeto Spdance é uma iniciativa privada que teve apoio, especialmente para a vinda do Cocoondance, da NRW Kultur sekretariat de Wuppertal e Der Ministerpräsident des Landes Nordrhein-Westfalen. E a estreia nacional deste novo trabalho de intercâmbio é uma realização do SESC São Paulo.
Sobre o CocoondanceFundado em 2000, por ocasião do Festival Off em Avignon, por Rafaële Giovanola e Rainald Endrass, um ensemble de artistas vindos de grandes companhias como Ballet Frankfurt William Forsythe, Cia. Pina Bausch, emprestando sua criatividade e personalidade em produções mais independentes. Este grupo desenvolveu sua poética em dança/teatro, com temas sociais, narrativas abstratas, músicas sutis, contatos corporais combinados com ricas imagens coreográficas. Cocoondance tem levado sua dança por toda a Europa, Rússia, China e Américas. Sediado no Theater Ballsaal em Bonn, é responsável pela programação de dança, organização de festivais, produção de 2 a 3 novas obras por ano e pela realização de 40 a 50 apresentações anuais na cidade. E está em constante colaboração com o teatro Brotfabrik de Bonn.
Site: www.cocoondance.de
Sobre o método de trabalhoImprovisação, estrutura democrática e trabalho coletivo têm muita importância no processo criativo da companhia. A linha condutora de todos os projetos é a criação de novas formas de contar histórias através da dança, buscando inspiração em diferentes gêneros como cinema, literatura, séries de TV, quadrinhos, hypertexto, etc... Usam diferentes formas de expressão e as transformam em performance de dança. A dramaturgia é um ponto muito importante do trabalho, define a estética.
“Orlando – Remix”
Coreografia: Rafaele Giovanola
Dramaturgia: Rainald Endrass
Música: Jörg Ritzenhoff after Handel
Design de luz: Marc Brodeur.
Assistência de direção: Marcelo Omine e Victoria Perez
Figurino: Frank Chamier and Rafaele Giovanola
Produção executiva: Lilian Breda
Assistência das crianças: Penha Pietras.
Bailairinos: Martin Inthamoussù (uruguaio), Miquel Barcelona (espanhol),
Leonardo Rodrigues ( brasileiro, vivendo na Europa ) Victoria Perez
(espanhola) – bailarinos do Cocoondance. Natalia Fernandes (brasileira
vinda da Cia Borelli de dança e Unicamp) , Thiago Silva ( brasileiro,
vindo da Fabrica de Criatividade de Cia Sansacroma), Jessica Moretto
D'Almeida ( brasileira estudou na Faculdade de Dança Anhembi/Morumbi e
participou da Fragmento Cia de Dança e Stacatto Cia de Dança), Felipe
Teixeira (brasileiro, formado na faculdade de dança Anhembi/Morumbi e
participou da iN SAiO Cia de arte), Barbara Santos (brasileira da Fabrica
de Criatividade).
Crianças: foram escolhidas seis crianças, mas apenas três participarão da
montagem final. Ainda serão selecionadas.
Adolescentes: Erick Pimentel, Eduardo Mateus, Felipe Santana,
Marcelino Dutra.
Apoios e PatrocíniosNRW Kultur Sekretariat WuppertalDer Ministerprasident dês Landes Norderhein Westfalen
SESC São Paulo
Serviço:
Temporada: Dias 23 e 24 de novembro de 2011. Quarta e quinta, às 21h. Duração: 75 minutos.
Recomendação etária: a partir de 12 anos.
Preços: R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes). R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).
Local: Teatro Anchieta. Lotação: 280 lugares.
Teatro Anchieta do SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245.
Tel: 3234-3000
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Assessoria de Imprensa SESC Consolação e Teatro Anchieta
Rita Solimeo Marin – Tel: 3234-3043
Currículos
Rafaële GiovanolaNascida em Baltimore nos EUA, tem nacionalidade suíça. Estudou no Marika Besobrasova em Monte Carlo. Teve sua primeira escalação como solista em Turim. Seguiu para o Frankfury Ballet, escolhida por Egon Madsen. Colaborou com vários coreógrafos modernos como Jiri Kylian e William Forsythe. Sob a direção deste permaneceu no grupo por 6 anos. Desde 1990, quando o Choreographic Theater foi fundado, é membro da Companhia Pavel Mikulástik. Em 1995 foi nomeada na seleção anual dos críticos de balé internacional e dança contemporânea, na categoria especial personalidades da dança.
Em março de 2000 fundou o Freelance Group Cocoondance. É professora em várias companhias: na Oper Bonn, no Städtischen Bühnen Freiburg em Breisgau, no Tanzhaus NRW em Düsseldorf, no Brotfabrik Bonn, noTheater em St Gallen, CH, e no Staatstheater Nürnberg.
Rainald EndrassNasceu em Schwäbisch Gmünd. Estudou Língua Alemã, Filosofia, Sociologia e Ciências do Teatro em Frankfurt. Foi assistente no Frankfurt Theatre e trabalhou como convidado no Städtische Bühnen Freiburg. É responsável por dramaturgia, RP e organização no Choreographic Theater desde 1991. Trabalha com Pavel Mikulástik e seu grupo para o Theater der Bundesstadt Bonn em 1997.
Marcelo OmineO mediador entre os mundos alemão e brasileiro é Marcelo Omine, dançarino e professor de São Paulo, que reside na Alemanha há 18 anos. No Cocoondance é também assistente para projetos da escola da companhia. Finalizou há um ano seu mestrado como Máster-Studiengang Zeitgenössische Tanzpädagogik (im Rohmen Von Tanzlabor_21/ Ein Projekt Von Tanzplan Deutschland).
Rita Solimeo Marin
Assessoria de Imprensa Teatro Anchieta e SESC Consolação
Tel: 3234-3043