quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fortaleza-CE: Espetáculo investiga as possibilidades da posição de cócoras


Dragão do Mar
informa



QUINTA COM DANÇA
Espetáculo investiga as possibilidades da posição de cócoras
30/01/2012

O espetáculo Casa é resultado de uma pesquisa artística que tem o mesmo nome e foi iniciada com o apoio do Programa Rumos Dança Itaú Cultural edição 2009/2010. A continuidade se deu por meio do Edital das Artes/Dança da Secultfor, na categoria de Manutenção de Artista Independente. Estreou em novembro de 2011, nos estados do Acre e Tocantins, a convite do Itaú Cultural. Em Fortaleza, realiza primeira temporada da obra, neste mês de fevereiro, nos dias 02, 09, 16 e 23, pela programação do Projeto Quinta com Dança, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Casa, palavra que pode significar habitação, lugar que acolhe, onde perpassam forças diversas.  O quê e como é possível habitar uma casa, Andréa Sales, parte da observação de seu pai, cearense natural de Aracati. Chama sua atenção que seu pai apesar dos 79 anos fica na posição de cócoras por muito tempo, sua bacia vai lá, ao chão, e quando se levanta tem a leveza de uma criança. Nesse contexto a posição de cócoras começou a lhe interessar como uma posição recorrente em sua corporalidade. 


Passou a se questionar sobre as diferentes qualidades de movimento, que estados corporais poderiam ser gerados, a partir dessa posição limitadora, inclusive, que relações essa posição mobilizaria na construção de uma dramaturgia corporal. Como um desdobramento, temos a obra Casa, que se constrói num corpo além do habitual, com suas características únicas, se desdobrando no espaço e tornando-se reconhecível com suas fragilidades e potência




SOBRE A ARTISTA Andréa Sales é intérprete-criadora e faixa-roxa de Karate-do. Por sete anos, foi membro da Cia da Arte Andanças. Estudou no Colégio de Dança do Ceará em 2000 e 2001.

FICHA TÉCNICA:  Concepção, direção e interpretação: Andréa Sales;  Colaboração Artística: Eduardo Fukushima e Angela Souza;  Música: Marco Kakzu, Sigur R’os;  Pesquisa Musical e Mixagem: Angela Souza;  Realização do Figurino: Andréa Soares.  Colaboração (blog Casa): Joubert Arrais.

Agradecimentos: Sonia Sobral, Itaú Cultural, Isabel Botelho, Secultfor, Izabel Gurgel, Theatro José Alencar, Ana Marlene Ferreira, Tito Souza, David da Paz e Juliana Muniz.

Serviço: Casa – Espetáculo de dança nas quintas-feiras do mês de fevereiro – Dias 02, 09,16 e 23, às 20h no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia). Classificação livre. Mais informações: (85) 3488-8600



fonte :