domingo, 9 de setembro de 2012

Rio de Janeiro: Pensamentos Cruzados - uma conversa entre música e dança


N e Y M o T T a contato@neymotta.com.br
informa




Pensamentos Cruzados - uma conversa entre música e dança 

Em setembro, a convite do Teatro Poeira, o músico e compositor Tato Taborda e a bailarina Maira Alice Poppe participam do projeto Artista Visitante ministrando oficina gratuita sobre música, movimento e a sua relação. 

A oficina “Pensamentos Cruzados – uma conversa entre música e dança” é direcionada a bailarinos, músicos, atores, professores e demais interessados em música, movimento e na sua relação. As aulas partem da identificação de elementos comuns aos dois campos, como motivo, frase, repetição aceleração pausa, recorrência, duração, ritmo, dinâmica, qualidade, variação, entre tantos outros. Partindo desse vocabulário comum, são propostos exercícios de composição cruzando os pensamentos dessas duas linguagens, num território fronteiriço onde o gesto escuta e o som dança. Tendo como fundamento o aprofundamento do conceito de escuta. Uma escuta interna, do corpo, de suas partes e seus trajetos por topografias imaginária e outra externa, da voz do mundo, da qual a música é uma pequena parcela. 

“A oficina será um aprofundamento da residência que fizemos em Belo Horizonte com os bailarinos do Grupo 1º Ato, de Belo Horizonte, em julho passado. O eixo conceitual é a conjugação de consciência corporal e sonora, através de uma série de exercícios de escuta interna/externa. Nesses exercícios, as ferramentas específicas de composição coreográfica e musical são cruzadas, a partir do reconhecimento de um vocabulário comum às duas, como motivos, pausa, amplitude, velocidade, variação, entre tantos outros, deixando claro que composição, mais do que organização de sons e movimentos, é organização do pensamento. Os participantes são, na maioria, estudantes de dança, música e artes cênicas.”, conta Tato Tarborda. 

As aulas gratuitas acontecem de 3 a 30 de setembro, segundas e quartas das 9h até às 13h, no Teatro Poeira, Rua São João Batista 104, Botafogo. Informações e inscrições pelo telefone 2537-8053 e teatropoeiraoficinas@gmail.com.

ATENDIMENTO À IMPRENSA 
assessoria de imprensa Ney Motta
arte contemporânea comunicação ltda
21 8718-1965 | contato@neymotta.com.br
www.neymotta.com.br