quarta-feira, 26 de setembro de 2012

São Paulo: ECOS comemora 10 anos da Cia Fragmento de Dança


Canal Aberto Assessoria de Imprensa - Marcia Marques
informa



clique para ampliar



Cia. Fragmento de Dança comemora 10 anos com espetáculo ECOS
 
“(...) imagens que se fundem, mas não se distanciam, em nenhum instante, da solidão”, diz Vanessa Macedo, diretora
 
 
Eco é uma reflexão de som que chega ao ouvinte pouco tempo depois do som direto. E são exatamente os ecos dos seus dez anos de trabalho que a Cia. Fragmento de Dança, da coreógrafa, diretora e bailarina Vanessa Macedo, traz ao palco. Sons que refletem na forma de belos movimentos o processo criativo do grupo.  O espetáculo ECOS, que comemora 10 anos da companhia, cumpre temporada de 07 de setembro a 27 de outubro de 2012 no Kasulo – Espaço de Cultura e Arte (Rua Souza Lima 300B, Barra Funda - prox. Ao Metrô Marechal Deodoro).
 
Neste espetáculo a companhia desenvolve um trabalho de estrutura móvel, ou seja, trechos das novas criações podem ser agregados conforme sua relação com o espetáculo. Esta forma de pensar a arte propicia a companhia a estar em uma constante transformação, absorvendo e trocando com os conteúdos que surgem em novas pesquisas, além de revisitar o que já foi feito. “Isso faz com que a trilha, luz e figurino também estejam em transformação, o que buscamos é focar no  âmago de cada criação e aprofundá-la”, explica Vanessa. “Entendemos que os próprios intérpretes e a minha visão como coreógrafa estão se transformando naturalmente à medida que revemos o que já foi feito e observamos com o olhar que temos hoje”, completa a diretora.

Neste ano de 2012, a Cia. Fragmento de Dança, núcleo artístico sediado na cidade de São Paulo, completa 10 anos de existência. Revisitando trechos de outras criações, ECOS trata da relação que se tem com a própria imagem, evidenciada desde que a Cia. pesquisou a vida e obra de Frida Kahlo, refletindo sobre as formas de expressão do homem na contemporaneidade.
 
Com isso, o espetáculo propõe uma nova composição para esses trabalhos. Observa as reverberações que um espetáculo causou no outro e suas identificações estéticas e dramatúrgicas de forma não linear, ou seja, os últimos trabalhos não absorvem simplesmente a pesquisa do anterior. “Por meio de corpos que se encaixam um no outro, o espetáculo sugere uma intimidade revelada em imagens que se fundem, mas não se distanciam, em nenhum instante, da solidão”, diz Vanessa Macedo, explicando em palavras o que o espetáculo traduz em imagens coreográficas.
 
Cia. Fragmento de Dança
 
Com direção de Vanessa Macedo, a companhia paulista Fragmento de Dança desenvolve pesquisa e criação em dança contemporânea desde 2002. Na busca de uma dança teatralizada, preocupa-se com a construção de uma dramaturgia do corpo e da cena coerente com os temas pesquisados. Suas criações são marcadas pela inspiração em artistas, obras e conteúdos, especialmente, confessionais. Discute, a partir daí, relações vividas pelo homem, enquanto ser social, e ser solitário.  Envolvida nessas questões, a Cia procura construir um vocabulário de movimento próprio, em busca de umaestética dramatúrgica autoral.
 
O foco é discutir emoções, conflitos e sensações universais do ser humano a partir de referências mais íntimas, tanto vindas dos personagens pesquisados como também dos intérpretes, durante o processo criativo. Entres os seus últimos trabalhos estão: “Versos da Última Estação” (2007), “Sob a Nudez dos Olhos” (2008) e “Beije Minha Alma” (2008), “Corpos Frágeis” (2010), “Anjos Negros (2010), "Ecos" (2011) e "Nuvens Insetos" (2012).
 
Ficha Técnica
Coreografia e Direção: Vanessa Macedo Intérpretes: Ádia Freitas (estagiária), Chico Rosa, Danilo Firmo, Jéssica Moretto, Maitê Molnar, Vanessa Macedo e Urubatan
Criação de luz: Sandro Borelli Trilha sonora: Gustavo Domingues Cenário e figurino: Cia Fragmento de DançaFotógrafo: João Priolli Produção Geral: Marina Hohne
 
Serviço
Temporada: De 07 de setembro a 27 de outubro de 2012, sextas e sábados às 21h
Kasulo – Espaço de Arte e Cultura – Rua Souza Lima 300 B, Barra Funda, São Paulo, SP Próx. Metrô Marechal Deodoro
Tel: (11) 3666-7238
Preços: R$ 5 e R$ 2,50 (meia)
Duração: 55 minutos
Faixa Etária Recomendada: 14 anos
Apoio: Kasulo Espaço de Cultura e Arte e Cooperativa Paulista de Dança
                                
Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425 www.canalaberto.com.br
Twitter: @canalaberto | Facebook: canalaberto
 
 
 
Descrição: Descrição: Logo
 Pinup canal aberto
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques
Fones: 011 2914 0770/ 011 3798 9510
Celular: 011 99126 0425
SKYPE: canal.aberto




também publicado em 
infodansa 13 IX 2012