sexta-feira, 7 de março de 2008

dança contemporânea e Bartenieff Fundamentals na Crisantempo



"Luciana Cristina Nunes M.da Silva" escreveu:

Assunto: dança contemporânea e Bartenieff Fundamentals na Crisantempo





Convida para as aulas abertas:
Dança Contemporânea (Sistema Laban)
Dia 11 de março de 2008 – 3ª feira
Horário: 18h00 às 20h00
Com abordagem teórica-prática, o movimento será explorado através de improvisações, observação do movimento do corpo e execução de frases coreográficas estruturadas a partir dos princípios harmônicos das conexões corporais, dos padrões básicos do movimento e dos padrões neurológicos básicos, além dos movimentos mais complexos nos circuitos pelas escalas espaciais propostas por Laban em seu Sistema.
Os Esforços - A necessidade do organismo se revelar ao mundo se efetiva no movimento, através de variações rítmicas conseqüentes da maneira singular com que cada indivíduo responde aos aspectos fenomênicos do ambiente (Peso, Tempo, Espaço e Fluxo). A lida de cada pessoa com cada um desses fatores, suas combinações e trânsito entre seus gradientes de intensidade, constituem o colorido dinâmico do movimento: Peso - O impacto (gradiente de gravidade); Tempo - Quando (gradiente de momentum); Espaço - Onde (gradiente de foco); Fluxo - Como (gradiente de escapamento ou fuga).
Forma - A interface entre o corpo e o ambiente. Quando nos dirigimos a um determinado ponto, área e\ou nível do espaço; ou quando tocamos e seguramos um objeto, estamos moldando formas nos nossos corpos como um todo ou em partes específicas. Aqui iremos reconhecer e investigar este aspecto do movimento não como uma realidade estanque, mas como um processo em constante transformação.
Espaço - Laban, em suas investigações sobre o movimento, observou que nossos corpos ao se deslocarem pelo espaço, seguem certos padrões de percursos. Estes padrões compõem determinados circuitos, associando o movimento do corpo ou de partes dele na ação de ligar pontos em diferentes áreas e níveis do espaço. Este traço ou rastro do movimento ele denominou ESCALAS. Algumas delas serão experimentadas em aula e, também, buscaremos através de improvisações reconhecer outros padrões de escalas surgidas dos movimentos singulares de cada corpo.
Bartenieff Funtamentals (Preparação para Dança)
Dia 14 de março de 2008 – 6ª feira
Horário: 12h00 às 13h30
O objetivo deste curso é experimentar, pensar e articular aspectos básicos do movimento do corpo através da abordagem somática Bartenieff Fundamentals. Esta abordagem consiste em seis exercícios básicos criados por Irmgard Bartenieff, aluna e colaboradora de Rudolf von Laban em seu sistema de análise do movimento. Estes exercícios foram estruturados a partir do seu conhecimento adquirido nos anos de estudos com Laban e seus estudos posteriores na área da saúde como fisioterapeuta e terapeuta corporal. Com base nos movimentos de bebês, animais e de pessoas em situação limite de ameaça a integridade física. O foco desta prática recai sobre a estrutura corporal: os sistemas ósteo-muscular, sistema nervoso (padrões neurológicos básicos), sistema endócrino, órgãos, sistema circulatório, adiposo, fascia e pele em interação com os órgãos da percepção e a inter-relação entre estes últimos, considerando ambos os aspectos funcionais e expressivos, isto é, reconhecendo e respeitando a estrutura anatômica e processos fisiológicos de cada corpo para potencializar sua capacidade expressiva na dança.
O curso é dirigido não só para profissionais da dança e áreas afins (atores, terapeutas corporais, fisioterapeutas, professores de educação física, educadores, psicomotricistas, psicólogos) como para aqueles não profissionais da área que desejam conhecer ou expandir seus conhecimento acerca do corpo em movimento.
Henrique Schuller É bailarino, professor, coreógrafo e CMA (Certified Movement Analyste) graduado no LIMS (Laban Institute of Movement Studies) - N.Y. em 1998. Graduado como bailarino em dança contemporânea pela escola Angel Vianna - R.J. em 1989 e graduado na primeira turma do curso de licenciatura em dança da Faculdade Angel Vianna em 2004. Professor de dança contemporânea (com base no Sistema Laban) dos cursos técnico e livre da mesma escola desde 1999 e professor convidado durante o ano de 2005 na disciplina de teatro e dança (estudos teóricos e técnica) do curso de licenciatura e bacharelado em História da Arte no Instituto de Artes da UERJ. Além de desenvolver seus trabalhos como solista, é diretor e coreógrafo da companhia de dança Tabula Rasa desde 1990. Cursando o mestrado em Psicologia Clínica no Núcleo de Estudos e Pesquisa da Subjetividade na PUC-SP.
INFORMAÇÕES e LOCAL:
SALA CRISANTEMPO
Tel. 11 3819 2287 Rua Fidalga 521
Vila Madalena São Paulo/SP



Nenhum comentário: