Ney Motta escreveu
Cia de Dança Contemporânea faz estréia nacional de "Girakandombe" no RJ
Cia de Dança Contemporânea da UFRJ estréia dia 1º de maio a peça coreográfica Girakandombe no Teatro Cacilda Becker do Rio de Janeiro, com direção geral de Tatiana Damasceno. A peça cria diálogos entre o universo mítico afro-brasileiro e o contexto cotidiano através de tensões estabelecidas entre os indivíduos no espaço urbano. O palco, transformado em encruzilhada, serve como estrutura para a manifestação da diversidade de corpos que revelam neste espaço inquietações, conflitos e desejos. Cada ser humano é, em si mesmo, uma encruzilhada onde se cruzam e se debatem os aspectos diversos de sua pessoa. O discurso da possibilidade de um caminho, sobre á intervenção das energias de Exu e Ogum é tramado na corporeidade. O corpo que se mostra como a verdadeira encruzilhada no cotidiano da contemporaneidade. Neste cenário se configura a própria diversidade da nossa cultura, em suas tradições e seus fazeres contemporâneos construindo no jogo coreográfico a poética do espetáculo.
Gira significa Roda, ritual com cânticos e danças para cultuar os santos e as entidades espirituais. O mesmo que canjira e enjira. E Kandombe origina-se do verbo Kandombe, que significa orar, rezar formando a expressão kandom-be-lê em banto que pode ter várias traduções: elevar prece aos deuses, louvar aos deuses, pedir a intercessão dos deuses.
SERVIÇO
Girakandombe
com a Cia de Dança Contemporânea da UFRJ
Intérpretes: Andréia Pimentel, Cláudia Horta, Carla Guadelupe, Bárbara Bagattini, Fernanda Porto, Gerson Victor, Márcia Paulino e Viviane Francisca.
Temporada: dias 1, 2 e 3 às 20:30h e dia 4 às 19:30h
Local: Teatro Cacilda Becker. Rua do Catete 338, Largo do Machado. Tel. 2265-9933. Capacidade: 150 pessoas. Acesso facilitado para deficientes físicos.
Classificação indicativa: Livre
Ingresso: R$10,00 (inteira)
Tempo total: 45 minutos
Até 4 de maio.
FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Tatiana Damasceno
Roteiro e coreografia: Cláudia Ramalho, Elvio Assunção e Tatiana Damasceno
Intérpretes/criadores: Andréia Pimentel, Cláudia Horta, Carla Guadelupe, Bárbara Bagattini, Fernanda Porto, Gerson Victor, Márcia Paulino e Viviane Francisca.
Preparação corporal: Tatiana Damasceno e Fernanda Porto
Iluminação: José Geraldo
Cenário, figurino e adereços: Miriam Miranda
Música: Ramiro Musotto e Nana Vasconcelos
Assessoria de Imprensa: Ney Motta
Fotografia: Ária Cukier e Lelo Schietti
Programação Visual: Elisa Quintanilha
Captação de Imagens: Fricca dos Santos
Edição de Imagem: L&F Produção Multimídia
Produção: Dora de Andrade
Assistente de Produção: Lídia Ribeiro
Direção Geral: Tatiana Damasceno
Ney Motta | Arte Contemporânea Comunicação
Agência de Notícias
tel. 55 (21) 2539-2873
cel. 55 (21) 8718-1965
cel. 55 (21) 9712-7923
neymotta@terra.com.br
Rio de Janeiro - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário