segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Balé da Cidade de São Paulo apresenta projeto com moradores do Capão Redondo


  notícias

Prefeitura Municipal de São Paulo   


No dia 27 de setembro, o Balé da Cidade de São Paulo e moradores do Capão Redondo apresentam-se juntos pela primeira vez para mostrar os resultados da edição 2008 do projeto “Educar Dançando”.

O espetáculo, que acontecerá no Campo do Pantanal, no Capão Redondo (zona sul), será aberto por integrantes da comunidade, que apresentarão Flores da Borda – trabalho coreográfico idealizado por Cláudia Palma, da Cia. 2 do Balé da Cidade.

A segunda parte do espetáculo será preenchida pela apresentação da coreografia Axioma 7, de Ohad Naharin, por bailarinos da companhia. A atividade integra-se assim ao projeto “Circulação”, que marca os 40 anos do Balé da Cidade e que tem levado o grupo, sob a direção artística de Mônica Mion, para apresentações em locais da cidade desprovidos de equipamentos culturais específicos para espetáculos de dança.

O projeto “Educar-Dançando” foi criado em julho de 2004, tendo já desenvolvido várias atividades com instituições voltadas a promover a ampliação do repertório cultural e artístico de diversas comunidades, num importante intercâmbio com o Balé da Cidade de São Paulo.

Dessa forma, contribui-se para as questões que envolvem a dança na esfera de políticas públicas, através do fortalecimento do espírito de cidadania, respeito e desenvolvimento de indivíduos mais conscientes para o amanhã.

A edição de 2008 do projeto foi realizada em parceria com a ONG Fábrica da Criatividade do Capão Redondo, a partir de maio de 2008.

O trabalho incluiu oficinas, discussões e aulas teóricas e práticas de anatomia e movimento, assim como a criação de Flores da Borda.

O processo foi registrado em um vídeo-documentário de Osmar Zampieri e em uma exposição de fotos de Silvia Machado, que também serão apresentados no dia da estréia. 

As atividades do projeto “Educar Dançando” seguem até novembro, quando os participantes devem atuar, como intérpretes-dançarinos, em um trabalho desenvolvido a partir dos estudos realizados na primeira fase. 

Flores da Borda
“Um trabalho onde sonhos, desejos, vontades surgem em forma de imagem-movimento propondo uma dança, onde singularidades artísticas tornam-se necessárias para o resultado cênico. Flores da Borda, um vôo, uma conquista, uma luta, um lugar, Capão Redondo.” 
Cláudia Palma 

Ficha Técnica
Coreografia- Cláudia Palma
Assistente de coreografia - Andréa Maia
Pesquisa musical: Cláudia Palma
Música: Barbatuques (O Canto da Ema/ Pra Onde Vai Valente/ Baião Destemperado), Batucajé (Santa Bárbara dos Trovadores)
Trilha Sonora: Aguinaldo Bueno
Operação de som: Jéferson Gomes
Operação de luz: Melissa Guimarães
Consultoria de figurino: Renata Cavallari
Elenco: Bárbara Santos, Daiane Nájila, Dayane Ferreira, Felipe Santana, Jefferson Carvalho, Jean Valber, Letícia Rocha, Marcela Teixeira, Marcelino Dutra, Sandro Araújo, Valéria Ribeiro, Reinaldo Tadeu, Valter Silva, Jacira Santos, Mariana Sousa
Produção geral: Ponto de Produção


Projeto “Educar-Dançando”
Idealização: Ana Teixeira
Coordenação: Ana Teixeira, Lilia Shaw, Gal Martins (Fábrica da Criatividade)
Produção: Ponto de Produção
Direção do Balé da Cidade de São Paulo – Mônica Mion



leia mais   


infodansa 26-09-2008           


Nenhum comentário: