DANÇA / ÚNICA APRESENTAÇÃO / GRÁTIS
EM 01 DE OUTUBRO, A BAILARINA E COREÓGRAFA CARMEN GOMIDE APRESENTA O PREMIADOCORPO ERÓTICO DENTRO DA 2ª MOSTRA DO FOMENTO À DANÇA, NA GALERIA OLIDO, COM ENTRADA GRATUITO
Para Carmen Gomide, "No mundo moderno, o erotismo foi substituído por uma pornografia que lida com imagens explícitas e que imprime rapidez na sexualidade e nos relacionamentos entre as pessoas. O tempo erótico, ao contrário, não tem pressa, está entregue a uma busca que é da celebração do prazer puro e simples".
2ª MOSTRA DO FOMENTO À DANÇA
Em sua segunda edição, a Mostra de Fomento à Dança reunirá a diversidade de estilos de 24 trabalhos das companhias contempladas pelos 2º e 3º Editais do Programa. A festa de abertura, no próximo dia 30 de setembro, será marcada pela aula-espetáculo que Antônio Nóbrega faz na Galeria Olido (av. São João, 473, República), às 20h. Sempre com entrada gratuita, a mostra vai até o dia 26 de setembro e trará espetáculos para os públicos adulto e infantil além de uma avaliação participativa do Programa Municipal de Fomento à Dança.
A 2ª Mostra do Fomento à Dança é uma oportunidade, tanto para os grupos fomentados quanto para o público em geral, de conferir uma parte significativa da produção de dança contemporânea em São Paulo.
A PESQUISA
Para delinear a coreografia de Corpo Erótico, Carmen buscou penetrar nas camadas que recobrem os seres humanos, trazendo à tona suas características mais profundas e ocultas através do estudo do corpo e na relação com o erotismo, sob diferentes aspectos: como representação significa em relação à evolução da espécie e, nesse sentido, comparativamente a comportamentos humanos além do viés filosófico.
"Trabalhamos com os sentidos, com as sensações, transpondo para a apresentação a comunicação direta entre os estímulos neuro-sensoriais, tal como o uso de uma gramática que desaprendemos com o tempo. Para pesquisar o Erotismo, tivemos que desvendar todo o campo sensorial que é onde esta proposta se insere", pontua Carmen.
A COREOGRAFIA
Partindo de improvisações registradas em vídeo e da observação do material iconográfico, foram selecionadas as características que ajudaram na construção de um corpo capaz de exprimir parâmetros próprios e construir uma narrativa a partir desses elementos, não como cópia, mas como linguagem. O desenvolvimento da dramaturgia esteve calcado na observação constante do cotidiano em que vivemos, decifrando e revelando a simplicidade e, ao mesmo tempo, a complexidade do erotismo no ser humano e da troca que acontece nas relações sob esse ponto de vista.
"A construção da coreografia se deu a partir da constatação de que já temos um corpo que se construiu na nossa vida cotidiana e, a partir dos treinamentos que realizou, já possui um repertório de experiências", conta Gomide. Corpo Erótico valoriza essa experiência e se deixa contaminar por esse universo impactante da obra de Lucian Freud que, para ela, dialoga com as questões do erotismo propostas por Bataille.
CARMEN GOMIDE
Bailarina, coreógrafa e pesquisadora em dança contemporânea e performance art. formada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC de São Paulo. Estudou como bolsista no Joffrey ballet em Nova Iorque. Atuou profissionalmente como bailarina do Balé da Cidade de São Paulo de 1988 a 1990; Balé Opera Paulista de 1991 a 1993;Parsifal ,obra do diretor Jorge Takla e Aulis, com direção de Celso Fratesqui e Elias Andreato.
Em 2008, Carmen foi convidada para tornar-se membro do "Conselho Internacional de Dança da Unesco - CID 11223"
LUCIAN FREUD
Exilado da Alemanha em 1933 por causa no nazismo, o trauma das guerras marcou sua obra, tendo ele afirmado que a ruína era a essência de sua pintura: a decadência do corpo humano. Por trás de modelos definidos perpassa algo invisivelmente repulsivo. Não apenas pessoas, mas interpretações de pessoas. São "personas", pois ele vê além dos modelos. Sua família emigrou para a Inglaterra em 1933 e ele obteve cidadania britânica, quando seu avô e parentes também emigraram para esse país em 1938. Freud é um dos artistas britânicos mais famosos, considerado como um dos expoentes contemporâneos da pintura figurativa.
A primeira sensação causada pela sua obra é a da força, da intensidade e da singularidade do humano. Um olhar, um rosto, uma vida. Existe uma qualidade paradoxal no trabalho de Lucian Freud, uma requintada ironia face ao hermetismo pictórico modernista. A evolução dos retratos nus de Lucian Freud acentuará a estranheza, a imobilidade e o desconforto dos sujeitos retratados em espaços despojados e recorrentes. Esse persistente olhar sobre a nudez humana, visivelmente interessado na crueza do corpo, no impacto das formas e volumes, no choque do corpo extremo, tem a sua declinação mais tocante na série única e sem precedentes dedicada a Lucie, mãe de Freud, rosto incontornável de expressão de fr agilidade e nudez, embora em todos os seus retratos ela se apresente vestida, com um toque extraordinário de ordem e pudor.
CORPO ERÓTICO,
Local: Galeria Olido - Sala Paissandu
Capacidade: 160 lugares
Dia: 01 de Outubro (quarta-feira)
Horário: 20 horas
GRÁTIS
Endereço: Avenida São João, 473 - Centro - São Paulo - SP
Idade: 12 anos
Telefone: 3331-7703
Estacionamento: Trevo São João 597
FICHA TÉCNICA: Concepção, criação, interpretação: Carmen Gomide; Concepção de figurino e iluminação e co-produção: Carmen Gomide; Direção: Mariana Muniz; Fotografia: Silvia Machado; Operação da grua: Ronaldo Silva; Operação de luz: Celso Marques; Operação do som: Fernando Mastrocolla; Trilha Sonora: Livio Tragtenberg; Vídeo: Wiland Pinsdorf; Assessoria de Imprensa: Marra Assessoria de Comunicação Ltda; Produção: José Renato F. Almeida.
Assessoria de Imprensa
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Fone: (11) 3258-4780
Nathalia Oliveira - oliveira@paulomarra.com.br / Paulo Marra: marra@paulomarra.com.br
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