domingo, 19 de outubro de 2008

São Paulo: CORPOINSTALAÇÃO


SESC Pompéia  



CORPOINSTALAÇÃO


Em sua 3ª edição, o projeto apresenta performers, artistas plásticos, bailarinos, coreógrafos e pesquisadores que desenvolvem trabalhos tendo o “corpo” como foco. Além das instalações e performances na Convivência, haverá espetáculos, oficinas, exibições de vídeo e seminário. De 23/10 a 09/11. De terça a sábado, das 10h às 20h/ domingo, das 10h às 19h. Evento aberto para o público em geral.



Ação Exploratória


Dia(s) 23/10, 25/10, 01/11, 08/11 

Quinta e sábados, às 20h 


Apresentação da série de performances Ação Exploratória - Vermelho/ Déjà Vu / Sem Título/ Jamais Vu.Trata-se de série de ações especificas, iniciadas pela artista em 2006. Nelas o corpo se relaciona com o espaço e com o objeto considerado inanimado, na tentativa de tirar-lhe a passividade usual, para atribuir-lhe autonomia. O objeto revela, então, o mundo real e também sua ausência. Preenche e decepciona simultaneamente. Criação e performance de Patrícia Gerber. Abertas ao público em geral. Na Área de Convivência.



Ciberfonia#2[:Dois Pontos]


23/10 a 09/11

Dia 23, das 20h às 23h,

demais dias, de terça a sábado, das 10h às 20h,

e domingos e feriados, das 10h às 19h.


Instalação multimídia que tem como foco o vão entre o corpo e suas representações. Através da interação do público em duas interfaces distintas, são gerados ambientes simbólicos em duas telas e sonoros em quatro alto-falantes. Isto cria um ambiente em preto e branco ao qual se soma uma cenografia impressa. Esta obra, já apresentada em diversos centros de referência em arte corporal e sonora da Europa e Américas (como o Tesla de Berlin, o Steim de Amsterdam, o Excursions Limerick Performance Festival, a Istambul Bienal, entre outros) é ainda inédita no Brasil. Criação de Felipe Ribeiro. Aberta ao público em geral. Área de Convivência.



Corpo Conferência #1


Dia(s) 23/10, 25/10, 08/11, 09/11

Quinta e sábados, às 21h, domingo, às 19h.


Performance e áudio-instalação, é também um concerto silogístico para 13 gatos, inspirado na conferência de Jacques Derrida - O animal que logo sou. Um homem e treze gatos dentro de um cubo de vidro se olham, se questionam e se descobrem. O concerto se instaura. Direção de arte e concepção: Simone Mina. Tradução e Direção: Fábio Galvani. Ator/performer/criador: Eucir de Souza. Retirada de ingressos com antecedência. Área de Convivência.



Entupidamente Grávida


Dia(s) 23/10, 07/11, 08/11

Quinta, sexta e sábado às 20h.


Performance que trata da saturação de nossos sentidos e de nossa capacidade de troca com o ambiente em relação às informações do mundo ao redor. Duração de 30 minutos. Criação e interpretação de Isadora Frost. No Espaço Arena, Área de Convivência. Retirada de ingressos com antecedência



Escrituras e Bordaduras


23/10 a 09/11.

Dia 23, a partir das 20h.

Demais dias: de terça a sábado, das 10h às 20h,

e domingos e feriado, das 10h às 19h.


Série de objetos que refletem sobre o aprisionamento estético do corpo da mulher. Partindo de lingeries antigas e da técnica do bordado, o artista propõe um olhar sobre a condição real do corpo feminino na esfera biológica/sexual e sobre como o bordado serviu de meio de domiciliação da mulher através da história. O artista usa a linha e a agulha para escrever na trama dos tecidos o que as mulheres escondem no zelo e no recato. Assim, se apropria de objetos de uso feminino para revelar a intimidade que se manteve interditada por séculos. Criações do artista e psicanalista Domingos Mazzilli (MG). Aberto ao público em geral para visitação. Na Área de Convivência.



Formas-me


Dia(s) 23/10, 02/11, 09/11

Quinta, 20h, domingos, 14h.


Intervenção que concretiza o resultado das relações humanas; uma reflexão interativa sobre as formas sociais que assumimos ao nos relacionarmos com diferentes pessoas. A criação é de Mariana Piza, que fica em exposição, vestida com um macacão recoberto de peças de Lego. O público torna-se co-construtor da obra ao encaixar outras peças no macacão, compondo formas resultantes desta interação. Criação e performance de Mariana Piza. Aberta ao público em geral. Na Área de Convivência.



Missing


23/10 a 09/11.

Dia 23, das 20 às 23h,

demais dias: de terça a sábado, das 10h às 20h

e domingos e feriados, das 10h às 19h.


Série fotográfica em que o artista se apropria de seu arquivo pessoal utilizando fotografias amadoras que registram situações domésticas como festas e viagens para tratar de questões como identidade e memória. Na tradução do título em inglês outros sentidos emergem, uma vez que o verbo to miss pode significar errar, não acertar, não obter, deixar escapar, não notar, não compreender, omitir, sentir falta. A discussão do trabalho recai na maneira como consumimos tais fotografias, que funcionam como um arremedo de memória ou uma tentativa impossível de reviver momentos passados. De Marcelo Amorim. Aberto ao público em geral. Área de Convivência.



Sink


23/10 a 09/11

Dia 23, das 20 às 23h,

demais dias: de terça a sábado, das 10h às 20h

e domingos e feriados, das 10h às 19h.


Instalação que trata das possibilidades imersivas do corpo no espaço. A imagem icônica é o corpo da mulher que contempla a própria presença, adentra na situação vivida como espaço de pausa para a escuta do movimento. O corpo experimenta a contemplação da fluidez, deflagra a pausa diante do fluxo e deixa reverberar aos poucos nos deslocamentos da pele. Em um mesmo espaço as imagens constroem uma realidade que se distingue pelo entorno particular mas se unificam pela situação imersiva. O público é convidado à percepção das imagens, uma imersão do corpo e do olhar diante de imagens “recortadas” da realidade e recriadas em espaço fictício. De Veridiana Zurita. Aberta ao público em geral. Área de Convivência.



Travesseiro e Pássaros


23/10 a 09/11.

Dia 23, das 20 às 23h,

demais dias: de terça a sábado, das 10h às 20h

e domingos e feriados, das 10h às 19h.


Duas séries de duas fotografias. Nino Cais apresenta em seu trabalho, elementos do cotidiano, metaforizando sentimentos primitivos de dor, medo e desafio, e organizados numa narrativa visual sensível, que revelam a força poética do imaginário do corpo em sua relação com sua história e seu entorno. O artista considera uma forma de escultura expandida que se desdobra em diversos suportes: desenho, fotografia e objeto. Criação de Nino Cais. Aberto ao público em geral. Área de Convivência.




saiba mais  

SESC-SP