quarta-feira, 25 de março de 2009

São Paulo: Itaú Cultural convida: SOLOS DE DANÇA


Luciana Nunes
Supervisora de Atividades
Curso de Dança
Universidade Anhembi Morumbi


Itaú Cultural
convida




Solos do coreógrafo João Saldanha inauguram a programação de Dança no Itaú Cultural em 2009

Eles Assistem e Eu Danço com Mônica Burity
e
Bambi com Jamil Cardoso

Os solos são inéditos em São Paulo

Data: de 26 a 29 de março, quinta a domingo, às 20h
Local: Sala Itaú Cultural (243 lugares)  -  Avenida Paulista, 149
Entrada franca - ingressos distribuídos a partir das 19h30.

João Saldanha é fundador da Companhia Atelier de Coreografia. Ao longo da sua carreira foi premiado pela APCA 2008; Prêmio Klauss Viana 2006; Icatú Holding 2005; Bolsas Vitae 2004. Atua com como professor nas Faculdades Angel Vianna, na Flórida University e na New World School of the Arts - USA.

“Os dois solos que serão encenados foram construídos especialmente para intérpretes que, coincidentemente são desvios solitários da minha trajetória de companhia. Em "Eles assistem e Eu Danço" (2005) a atitude casual de Mônica Burity é regida por um pulso musical/temporal que determina-se pela relação dos gestos com os movimentos e contrastam-se às estruturações, atenções e percursos incessantes.  Já na criação de"Bambi" (2009), ironicamente, usufruímos de um personagem da estória infantil para a construção de uma coreografia com signos e elementos que contradizem o imaginário da figura masculina no universo da dança.

Partimos de uma cadência de ações, ora provocativas, em que reconhecemos a existência de uma sexualidade implícita no movimento, ora pelo estado de humor que Jamil Cardoso estabelece com o público. O resultado desses encontros perturbam a ordenação coreográfica habitual por realimentarem outras motivações na escrita da dança que proponho.....(João Saldanha).

- ficha técnica dos solos
Coreografia - João Saldanha


Intérpretes - Jamil Cardoso (Bambi) e Mônica Burity (Eles Assistem e eu Dança)

Assistência - Marcelo Braga

Figurino - Pia Franca

Desenho de luz - Adelmo Lapa e João Saldanha

Trilha Sonora - "I love you Porgy" de George e Ira Gerswhin" na  gravação de Nina Simone 4'08 min e Trilha Original - Sacha Amback.

- perfil dos artistas
João Saldanha - estuda dança moderna em Londres e Paris, técnicas de Grahan e Limon. No Brasil, estuda ballet com Tatiana Leskowa, Aldo Lotufo e Nora Esteves entre outros. Como professor atua nas Faculdades Angel Vianna, na Florida University e na New World School of the arts - USA. Recebeu algumas premiações  ao longo da sua trajetória artística, entre elas - Prêmio APCA 2008, Prêmio Klauss Vianna 2006, Icatu Holding 2005, Bolsas Vitae 2004 e Prêmio Estimulo do Governo do Estado do Rio de Janeiro em1998. Há 21 anos, com sua companhia - Atelier de Coreografia - tem circulado pelos principais teatros e festivais do Brasil. Tem como co-produtores a Bienal de dança de Lyon-1996 e 2006 e o SescRio onde nos últimos cinco anos realiza criações e há dois anos participa do projeto de Residência Artística.


Jamil Cardoso - Graduando em interpreteção pela UNIRIO, formado em dança por Angel Vianna. É assistente da Lia Rodrigues Companhia de Danças.

Mônica Burity - Formada pelo Curso de Licenciatura Plena em Dança da UniverCidade, integrou a Companhia Aérea de Dança e a Cia de Dança Dani Lima, atualmente faz parte da Focus Cia de dança.

contato: luiz.pedreira@comunicacaodirigida.com.br | Tel 11 8405-4664