segunda-feira, 27 de abril de 2009

Curitiba-PR: Dia Internacional da Dança


hagah  
escreveu 

Dia Internacional da Dança em Curitiba


O 29 de abril é o Dia Internacional da Dança, criado pela UNESCO, em 1982. Dia para reflexão nacional sobre os espaços que essa área tem ocupado e sobre aqueles ainda inexistentes e necessários para o seu desenvolvimento.

O Fórum de Dança de Curitiba organizou uma programação que se estende ao longo das 24 horas do dia 29 de abril, com diferentes ações na capital paranaense (veja programação abaixo). 

Artistas, professores, estudantes, pesquisadores, ativistas, militantes, trabalhadores da dança estão  para uma ação conjunta nacional que sinalize e potencialize os esforços nossos de cada dia e que reflita sobre esses espaços, a partir da realidade local de cada cidade e estado.

Sobre o Fórum de Dança de Curitiba
O Fórum é a reunião de grupos, coletivos e artistas, que se encontram para refletir sobre a produção da Dança atual. Nasceu de inquietações de pesquisadores interessados em relacionar conhecimentos gerados dentro da área, com o ambiente da cidade.

Em sua articulação com Curitiba envolve parceiros como o corpo docente e discente da Faculdade de Artes do Paraná, a Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento e a Coordenação de Dança da Fundação Cultural de Curitiba. Realiza desde 2005, ano de sua fundação, inúmeros encontros. Seus debates e reflexões estão registrados em anais produzidos em co-parceria com a Fundação Araucária.

Programação para o Dia Internacional da Dança
00h01 - Abertura do evento
Local:
Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento
Dinâmica coletiva para discutir sobre os espaços da dança, com a participação de grupos, companhias, artistas, estudantes e do público em geral.

10h – Debate: Políticas públicas para a Dança: do Paraná a articulações possíveis com outras instâncias
Local:
Auditório da Faculdade de Artes do Paraná
Convidados: Glauber Piva, sociólogo e ex-Secretário de Cultura da cidade de Votorantim/SP; e um representante do Centro Cultural Teatro Guaíra.

15h - Aula Vox, online, para discutir nacionalmente sobre representatividade na dança e sobre políticas públicas para a área, nas instâncias municipal, estadual e federal 
Site:
http://www.aulavox.com/
(Recomendações para acesso à discussão virtual: entrar no site acima / procurar e clicar no tema Dia Internacional da Dança e se cadastrar antecipadamente para receber uma senha para participar)

18h - Apresentação de grupos e/ou outras dinâmicas em locais públicos por todo Brasil. Em Curitiba a ação será na R. XV de Novembro, na Boca Maldita, com debates sobre atuação, posicionamento e mobilização

20 h - DebatePapo Sesc
Local:
Sesc Água Verde
O evento acontece desde 2008, e envolve reflexões sobre temas relacionados à dança.

No dia 29, haverá a apresentação da peça Cuidado, Frágil!, de Juliana Adur, seguida de posterior debate com a artista Gladis Tridapalli. A iniciativa é uma forma de aproximar o público da dança contemporânea.



Casa Hoffmann

Rua Doutor Claudino dos Santos, 58
São Francisco - Curitiba

Telefone(s):

(41) 3321-3228

(41) 3321-3232


Horário(s): 

29/04/2009 

Quarta, a partir da 0h 


Preço(s): 

GRÁTIS 


saiba mais