segunda-feira, 27 de abril de 2009

São Paulo: OFICINA DE CRIAÇÃO CORPORAL PARA VIDEO-DANÇA


andrea pita 
escreveu

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

ATIVIDADE GRATUITA

INSCRIÇÕES ABERTAS

OFICINA DE CRIAÇÃO CORPORAL PARA VIDEO-DANÇA

“CARTA-MÚNDI”

- 20 vagas (S)


De uma cidade, não aproveitamos as suas sete ou setenta e sete maravilhas, mas a resposta que dá às nossas perguntas”

(Italo Calvino, em “Cidades Invisíveis”)


Coordenação: Andrea Pita e Otávio Pacheco

Público alvo: Bailarinos, Atores e Interessados com Conhecimento Intermediário em Dança.

Período: 9/5 a 11/7 – quartas-feiras - 19h30 às 21h30 e sábados - 14h às 18h

Seleção: currículo e carta de interesse

Inscrições até 5/5, peça uma ficha de inscrição no oficina.oswald@terra.com.br, preencha com interesse em Oficina de Video-Dança Carta-Múndi e mande de volta, com currículo e carta de interesse.

O curso visa a produção de um video-dança, gênero audiovisual em desenvolvimento e criado a partir de diferentes processos como por exemplo o movimento para a câmera, a câmera-performer e a edição como coreografia final.

O vídeo será construído a partir de um processo criativo de interação entre dança, performance, intervenção urbana e vídeo, tomando como mote/inspiração a obra “Cidades Invisíveis” de Italo Calvino.


Andrea Pita é graduada em Artes Cênicas pela Unicamp e mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Sua dissertação de mestrado abordou processo de criação em videoperformance a partir do cruzamento das linguagens da dança, teatro, performance e vídeo. Com o solo multimídia “(BOD)-Y-STERIA”, participou do Riocenacontemporânea 2007. Foi professora no curso de Artes Cênicas da UFG, onde ministrou disciplinas como Artes do Corpo, Interpretação e Oficina do Espetáculo. Tem pesquisa voltada para Performance Studies e Vídeo-Dança

Otávio Pacheco é graduado em cinema pela FAAP e atua como diretor, roteirista e montador. Fez oficinas de cinema com Abbas Kiarostami, Pablo Trapero, entre outros. Dentre suas últimas realizações, destaca-se o videoclipe “Noise James!” - da banda cuiabana Macaco Bong – indicado como videoclipe favorito do ano na MTV Brasil, participando de diversos festivais pelo Brasil e mundo, como Prêmio ABC, Festival CineVitória, BH,etc. Destacam-se também seus trabalhos experimentais de cinema, com utilização de métodos e equipamentos incomuns assim como de formatos audiovisuais alternativos como celular, internet e exibição com interferência ao vivo.


saiba mais
infodansa 27-03-2009