sábado, 30 de maio de 2009

INFOATIVO DEFNET 4227: Saúde Mental - LANÇAMENTO OFICIAL DO CONCURSO PRÊMIO CULTURAL LOUCOS PELA DIVERSIDADE 2009 - EDIÇÃO AUSTREGÉSILO CARRANO



e s c r e v e u 


InfoAtivo DefNet - nº 4227 - Ano 13 - MAIO de 2009
EDIÇÃO EXTRA

Editor Responsável - Dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade (CREMESP 103282)

RETRANSMITE E SOLICITA DIFUSÃO NA INTERNET - CAMPINAS, SP - 20/05/09
Semana de Luta AntiManicomial&SaúdeMental


LANÇAMENTO OFICIAL DO CONCURSO PRÊMIO CULTURAL LOUCOS PELA 
DIVERSIDADE 2009 -
EDIÇÃO AUSTREGÉSILO CARRANO

MinC e Fiocruz lançam Prêmio Loucos pela Diversidade


Premiar iniciativas artísticas culturais inovadoras, com foco em fortalecer e dar visibilidade ao trabalho que vem sendo realizado por pessoas, grupos, organizações ou instituições envolvidas com aqueles que têm algum sofrimento psíquico, é o objetivo do primeiro Prêmio 'Louco pela Diversidade 2009 - edição Austregésilo Carrano'. O edital, que contemplará 55 trabalhos, é uma iniciativa da Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP/Fiocruz), coordenado pelo pesquisador da Escola, Paulo Amarante. As inscrições vão até o dia 13 de julho.

O edital, lançado no dia 20 de maio pelo Ministério da Cultura e pela Fiocruz homenageia nesta primeira ediçãoAustregésilo Carrano, um escritor brasileiro, integrante do Movimento da Luta Antimanicomial e autor do livro 'Canto dos Malditos' em que narra sua experiência nos hospitais psiquiátricos e denuncia os absurdos cometidos diariamente nessas instituições. O livro deu origem ao filme 'Bicho de Sete Cabeças'. 

Paulo Amarante explica que o edital entregará 55 prêmios entre individuais e coletivos, totalizando o valor de 675 mil reais, por meio de patrocínio da Caixa Econômica Federal. "Esse projeto busca reconhecer iniciativas de artes produzidas por pessoas com algum tipo de sofrimento mental", destacou o pesquisador. O edital é uma das decorrências práticas mais importantes da 'Política Nacional Loucos pela Diversidade', criada a partir do seminário realizado na ENSP, em agosto de 2007, com a participação do então ministro da Cultura, Gilberto Gil. 

O edital é dividido em quatro categorias: Iniciativas públicas; organização da sociedade civil; grupos autônomos; e pessoa física. Será adotado pelo edital o critério da regionalização, permitindo, assim, a premiação de todas as regiões brasileiras. Serão destinados cinco prêmios para a região Norte, cinco prêmios para a região Nordeste e cinco prêmios para a região Centro-Oeste, ao menos.

Para a escolha dos vencedores, será constituída uma comissão julgadora com artistas da área, e a perspectiva de Paulo Amarante é que a entrega do prêmio aconteça no dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, durante solenidade na Caixa Cultural, localizada no Centro do Rio de Janeiro.

A íntegra do edital, bem como as fichas de inscrição e modelo de autorização de veiculação da obra criada estão disponíveis nos arquivos em anexo (formato pdf). Todo o material deverá ser enviado para o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP/Fiocruz), responsável pelo concurso.

INFOATIVO DEFNET ELOGIA E PARABENIZA O LAPS E O MINC POR  MAIS ESTA INICIATIVA PELA DIGNIFICAÇÃO DAS PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS, POR SEU PAPEL NA  "MUN-DANÇA" DE CULTURA EM SAÚDE MENTAL, ABRINDO ATRAVÉS DAS ARTES SUA AFIRMAÇÃO DE CIDADANIA PLENA.