sábado, 30 de maio de 2009

São Paulo: Microdanças : Grupo Gestus


Marcela Lima - Verbena Comunicação
marcela@verbena.com.br

e s c r e v e u





Funarte SP apresenta espetáculo de
dança, em junho, com o Grupo Gestus

Grupo Gestus, de Araraquara (SP), apresenta entre os dias 1º a 4 de junho (segunda a quinta-feira) o espetáculo Microdanças que se desfazem ou episódios que não se repetem, na Sala Carlos Miranda da Funarte São Paulo, às 20 horas. A montagem é um amplo projeto e, nesta temporada na Funarte, compõe-se por duas apresentações de 40 minutos cada: Microdanças, concebida e criada por André Masseno (do Rio de Janeiro) que reúne oito breves coreografias, e Cortadores, de Mário Nascimento (mineiro de Belo Horizonte), inspirada nos cortadores de cana.

Segundo a diretora Gilsamara Moura, este projeto é um processo artístico em permanente transformação. “São criadores e colaboradores diferentes trabalhando com o mesmo tema: Arte Ativista. Cinco bailarinos convivem neste ambiente de criação, buscando pertencimento, cumplicidade, resistência, denúncia e inconformismo... Qual o nosso alimento?”, comenta.

Microdanças – de André Masseno (RJ) - Partindo do pensamento de que a identidade é uma construção em confronto entre o que se mostra e o que é observado, um espaço de reflexão se instaura por meio de microdanças: Resistência; Cygnus sppDefeito de FabricaçãoComandos em AçãoLição de Antropologia e Comandos em Ação Parte 2; Dança, Não; PlayGirl; e Você decide. O coreógrafo mostra as expectativas que brotam entre o performer e a platéia: o que se espera de um profissional de dança e o que acontece com o olhar do público quando as diversas identidades do corpo são potencializadas ao máximo e recontextualizadas? O corpo “cartão postal”, o corpólatra e o corpo propaganda, assim como outras identidades "outdoor", também surgem neste jogo cênico.

Cortadores – de Mário Nascimento (BH) – Esta coreografia se baseia no trabalho dos cortadores de cana com toda sua força, a luta pela sobrevivência e a exploração. Mostra como o corpo é fácil de controlar quando se torna submisso, dominado. Da "arte de cortar a cana“ há uma longa história a ser escrita – a história da força braçal, da sobrevivência, da superação. E outra versão, bem menos digna, a da exploração, do controle político e da dominação. A relação docilidade-utilidade é escancarada, mostrando que o homem quanto mais obediente, mais útil ele é, e vice versa.


Dança: Microdanças que se desfazem ou episódios que não se repetem

Coreografias: Microdanças e Cortadores

Com: Grupo Gestus

Direção: Gilsamara Moura

Concepção e criação: André Masseno (RJ) e Mário Nascimento (BH)

Intérpretes/criadores: Fábio Costa, Gilsamara Moura, Luzinete Silva, Rafael Otoni, Sabrina Kelly.

Assistente de direção: Kranya Díaz-Serrano

Figurinos: Vosso Reino Costumes

Trilha sonora: Grupo Gestus

Produção: Pablo Lozano

Bailarino estagiário: Pablo Lozano

Dias: 01, 02, 03 e 04 de junho – segunda a quinta – às 20 horas

Funarte São Paulo – Sala Carlos Miranda - www.funarte.gov.br

Al. Nothmann, 1.058, Campos Elíseos – São Paulo/SP

Tel: (11) 3662-5177 - Capacidade: 80 lugares – Classificação etária: Livre

Ingressos: R$ 10,00 (¹/2 entrada: R$ 5,00) - Bilheteria: 1h antes das sessões (aceita cheque e dinheiro) - Duração: 90 min (com intervalo de 10 min)

Ar condicionado e acesso universal.

 

Maiores Informações - Eliane Verbena

Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br