quarta-feira, 20 de maio de 2009

notícias do Idança (curso, dança na TV, editais, oportunidades)



No Idança.net acesse: 


Pós-graduação em Pedagogias da Dança: inscrições abertas

Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada (Ceafi), em Goiânia, está recebendo inscrições para a pós-graduação lato sensu em Pedagogias da Dança. O prazo vai até 29 de maio.

A proposta do curso é capacitar profissionais da dança para atuar em diferentes ambientes educacionais. As aulas darão ênfase na atualização em processos de ensino, metodologias, processos de criação em dança e formação crítico-reflexiva.

O curso terá início em junho, com aulas às terças e quintas-feiras, das 18h às 22h. A pré-inscrição pode ser feita on-line, clicando aqui. Mais informações: (62) 3941-3082.


SESCTV estreia série sobre dança contemporânea

Lugar antes praticamente proibitivo, a televisão vem, aos poucos, abrindo espaço para a dança contemporânea. Prova disso é que estreia no SESCTV nesta quarta-feira (20/05), à meia-noite, a série Dança Contemporânea, que exibirá uma versão condensada de espetáculos, além de entrevistas com coreógrafos e bailarinos e registros de ensaios.

O programa é uma parceria entre o SESCTV e a produtora Pipoca Cine Vídeo - que também participou da execução da série Figuras da Dança, da TV Cultura. "Desde 1971 eu gravo espetáculos de dança. Em 78, criamos o programa Corpo de baile, que registrou toda a movimentação da dança moderna brasileira daquele período. Depois veio a série Coreografia, no início dos anos 80. O diferencial agora é o conteúdo anterior à exibição do espetáculo, com entrevistas e making of para informar o espectador que vai assistir", explica o diretor da série, Antônio Carlos Rebesco.

O programa de estreia será com Kafka in off (foto), trabalho da Cia. Borelli de Dança gravado em março de 2009, no SESC Santana, em São Paulo. Além de funcionar como um registro documental de uma parte da história da dança, a série pretende levar o espectador a refletir sobre a importância que outras formas de arte como a literatura, a fotografia e as artes plásticas exercem sobre a dança. Na entrevista...                      LEIA MAIS


Sobre o SESCTV - Dança:

As principais companhias de dança do país mostram suas coreografias no STV na Dança. Além de captações de espetáculos em cartaz, STV na Dança traz também trabalhos exclusivamente produzidos para a série.


Horários: domingo 0h; segunda 17h30; terça, quinta, sexta e sábado 0h.

 19/05/2009 TERÇA-FEIRA

Cia. Corpos Nômades (14 anos)

 
20/05/2009 QUARTA-FEIRA

La Resiliência (12 anos)

 22/05/2009 SEXTA-FEIRA

Coletânia XV - Ballet Satagium e Cia. De Dança Amazonas

 23/05/2009 SÁBADO

Coletânea X




Pará e Alagoas têm editais abertos para professores

Dois concursos públicos estão com inscrições abertas durante os próximos dias. No Pará, o Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) reabriu o prazo de inscrições para preencher as vagas de professor auxiliar de Dança: composição coreográfica, improvisação e prática de montagem e Cinesiologia aplicada à dança. As inscrições vão até quarta-feira (20/05).

Para a cadeira de Composição coreográfica podem se candidatar profissionais graduados em qualquer área com mestrado e/ou doutorado em Dança, Artes Cênicas ou Educação Física. Já para concorrer à vaga de professor de Cinesiologia, o candidato deve ser graduado em Dança, Educação Física ou Fisioterapia, ou graduados em áreas afins com pós-graduação em Artes Cênicas.

Os interessados em participar do concurso devem preencher o requerimento de inscrição (disponível aqui) e apresentá-lo junto com os documentos exigidos na sede do ICA (ou enviar o material pelo correio). O endereço é o seguinte:
Instituto de Ciências da Arte
Avenida Presidente Vargas, Praça da República s/nº
CEP 66.017-060
Campina, Belém-Pará.

O concurso será composto por provas escrita, didática e prática, além de julgamento de títulos. O edital completo pode ser consultado aqui. Mais informações: (91) 3241-5801 ou pelo email ica@ufpa.br.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também está preenchendo vagas de seu quadro de professores. Na área de Dança, as oportunidades são para Prática da dança e Teoria e prática da dança - as duas vagas exigem graduação em Dança ou áreas afins. As inscrições ficam abertas até 31 de julho, no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).

Os candidatos serão submetidos a provas escrita e didática, apresentação do plano de atividades acadêmicas e prova de títulos. Informações pelo telefone: (82) 3214-1032.


LEIA também INFODANSA 14-05-2009