quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cultura e Mercado: DIVERSIDADE, AINDA QUE TARDIA


escreveu



3 jul 2009 | Leonardo Brant | Sem Comentários ]

Envolvo-me com as discussões e com a construção da Convenção da Unesco para a Diversidade Cultura desde o final do século passado. Como diretor, depois vice-presidente da International Network for Cultural Diversity, uma rede que congrega mais de 60 países e que ajudou a redigir e lutar por pontos fundamentais na Convenção, representei o país e colaborei o governo brasileiro em diversas ocasiões, inclusive na primeira reunião oficial do ministro Gilberto Gil ao exterior para tratar do assunto, em 2003 na Croácia, ao lado do saudoso Otávio Afonso. Depois na …

Leia mais »





1 jul 2009 | Odilon Wagner | Sem Comentários ]


3 jul 2009 | Carina Teixeira | Sem Comentários ]

No dia 09 de julho, a ABCR promove o Encontro de Profissionais de Captação de Recursos, evento que tem como objetivo iniciar a atuação da ABCR no Rio de Janeiro através da criação de Núcleos Regionais que em parceria irá fomentar e mobilizar profissionais da área.
Além disso, a iniciativa pretende contribuir na capacitação treinamento e aperfeiçoamento, além de prestar serviço de informações sobre captação de recursos, banco de dados, estatísticas, currículos e bolsa de emprego relacionados ao tema.
O encontro será realizado no Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, …



3 jul 2009 | Carina Teixeira | Sem Comentários ]

Na última terça-feira, dia 30, a Fundação Nacional de Artes, lançou três de seus editais de incentivo e difusão cultural: Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/Internet, Bolsa Funarte de Criação Literária e Prêmio Interações Estéticas - Residências.
Através destas iniciativas, a Funarte viabilizará 86 projetos com o intuito de impulsionar a produção e a difusão artística, a capacitação profissional, a reflexão teórica e o debate de ideias. O Prêmio Interações Estéticas - desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Cidadania Cultural do MinC - investirá …



1 jul 2009 | Leonardo Brant | Sem Comentários ]

Em entrevista ao jornal A Tarde, ministro Juca Ferreira justifica o favorecimento aos seus conterrâneos e à atriz Fernanda Montenegro, diz que Profic vai ao Congresso até o dia 17 de julho e que não há resistência ao seu projeto de lei. Contraria o princípio da “Política Gil” de que o Estado não deve ser produtor de cultura e declara-se vítima de ataque de site ligado a “despachantes”.
“Não posso trabalhar só com os artistas excluídos”, diz Juca Ferreira
Por Ludmilla Duarte, da sucursal Brasília
O Congresso Nacional recebe, até 17 de julho, a nova …



29 jun 2009 | Leonardo Brant | Um Comentário ]

A Federação Espanhola de Município e Províncias da Espanha (FEMP) editou um guia para avaliação de políticas culturais locais, dirigida aos responsáveis culturais, tanto políticos como técnicos, dos governos locais.
Trata-se de um guia prático com ferramentas para formulação e auto-avaliação de políticas culturais locais, criadas para orientar, refletir e aprimorar o trablho dos governos locais em matéria de cultura. Contém ampla reflexão teórica sobre os temas em que as políticas culturais tem uma maior capacidade de progresso e transformação. Conta também com um sistema de indicadores (316 no total) para …