segunda-feira, 6 de julho de 2009

São Paulo: Olhar Obliquo


Miriam Bemelmans
miriam@bemelmans.com.br
escreveu



crédito da foto: william aguiar


Maurício de Oliveira e Siameses apresenta o espetáculo Olhar Obliquo

na Sala Paissandu na Galeria Olido


Dia 9 de julho, quinta-feira, às 20hs, estreia o espetáculo Olhar Oblíquo daCia. Maurício de Oliveira e Siameses na Sala Paissandu na Galeria Olido, em São Paulo. Direção e coreografia: Maurício de Oliveira. Intérpretes: Alessandra Herszkowicz, Bruna Petito, Davidson Farias,Marina Salgado, Maurício de Oliveira, Natália Fernandes e Thaís Clemente. Iluminação: Aline SantiniFigurino: Adriana Hitomi e Maurício de Oliveira. Trilha sonora: Tato Taborda. Este espetáculo foi contemplado pelo 5º Edital do Programa de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A temporada será de 9 a 19 de julho, de quinta a domingo. Direção de produção: Cássia de Souza. Grátis!


Olhar Oblíquo trata diretamente da questão da perspectiva do olhar, tanto no sentido real como no sentido metafórico. Fala daquilo que achamos ter como prova irrefutável de uma realidade exposta e, que, no entanto, nos trai exatamente por haver camadas e camadas de outros elementos que só se revelam na medida em que nos aproximamos do objeto de estudo. Ao nos aproximarmos, tendemos a nos mergulhar no universo daquilo que tratamos com tamanho envolvimento, que o objeto deixa de ser exatamente como era no início, quando observado por um olhar fugaz, sem compromisso. Afinal, o que nos garante a qualidade do olhar, é exatamente o grau de imersão que se tem com aquilo que se dialoga.


No palco, temos um grupo de sete bailarinos que trabalham com se constituíssem o ponteiro de um relógio. É nesse círculo onde todas as questões são colocadas: e coincidentemente, como numa gestalt, o ponto de saída passa a ser o ponto de chegada. Durante todo o trajeto da elaboração cênica, eles são compelidos a manterem o alinhamento, fazendo dessa situação uma norma de conduta: cada situação é acionada pela situação anterior, trazendo assim, questões ontológicas, primordiais, como por exemplo, a questão da linguagem ou mesmo daquilo que não é pronunciado e que, entretanto, tenha, talvez, um peso maior do que aquilo que se pronuncia abertamente.


Olhar Oblíquo traz essencialmente a questão: é o gesto que perdura ou é aquilo que habita entre um gesto e outro? Por isso, saturamos a cena com uma quantidade considerável de movimentos, deixando para o fruidor, o trabalho da descoberta dos silêncios, elemento tão essencial ao homem e que colabora para o seu próprio mergulho interno que nos leva a um desvendar de realidades ulteriores.


A Cia. Maurício de Oliveira e Siameses nasceu da procura por uma linguagem ímpar, sofisticada, objetivando o absoluto entendimento do funcionamento do aparato físico/mental do artista, de forma a provocar no espectador, uma reverberação imediata, fazendo-o repensar a sua própria estrutura, bem como a interação e a ressonância de seus atos no meio em que vive.

O trabalho da Cia. baseia-se em fundir informações provenientes do estudo da Yoga clássica (Iyengar), do balé clássico e de outras técnicas corporais que favoreçam a apreensão dos mecanismos de funcionamento da estrutura de integração corpo e mente do artista (performer). O desenvolvimento do hábito do pensar filosófico fez com que a reflexão fosse parte integrante e fundamental dos processos criativos.

Os trabalhos diários de preparação corporal desenvolvidos pela Cia. ampliam as possibilidades de entrar em contato com outras referências de movimentos, permitindo ao artista abarcar mais informações no seu sistema corpo/mente com o objetivo de torná-lo mais hábil e com mais qualidades sensíveis, cinéticas e expressivas, instrumentalizando de maneira qualitativa seu corpo e a Dança.

Prêmios e Projetos

Virada Cultural 2009 ”Fragile”

5º Edital do Programa de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo 2008

Goiânia em cena 2008

Sesi Dança 2008 ( Circulação pelo estado de São Paulo)

12º Festival Cultura Inglesa/ 2008 - Prêmio melhor espetáculo de dança “Fragile”

PAC Circulação/ 2008

Panorama SESI de Dança/ 2007

Programa Rumos Itaú Cultural – Edição 2006/2007

Diálogos Dentro e Fora do Eixo SESC/Ipiranga 2006

Projeto Dança em Pauta 2006

Festival de Inverno SESC/RJ 2006

Dança Ribeirão 2006

Goiânia em Cena 2005

Semanas de Dança – CCSP 2005


Diretor, coreógrafo e bailarino da Maurício de Oliveira e Siameses, regressou ao Brasil em 2004, depois de morar por onze anos na Alemanha e na Holanda onde realizou importantes trabalhos como coreógrafo e bailarino.

Mauricio foi destaque na The Forsythe Company dirigido por William Forsythe, sendo o único brasileiro a fazer parte da Cia. desde sua fundação.

Em dezembro de 2008, foi contemplado pelo Programa Municipal de Fomento a Dança de São Paulo com sua companhia, Maurício de Oliveira e Siameses. Com este projeto pretende remontar o espetáculo “Olhar Oblíquo” além de circular com o espetáculo De.Gelo pelos teatros da cidade de São Paulo

Em novembro/dezembro de 2008, regressou a Alemanha como bailarino convidado para atuar na  produção The Mythic Radio Theater para a The Forsythe Company, coreografia de Dana Caspersen,.

Em novembro de 2008, participa com seu espetáculo solo Fragile do Festival Goiânia em Cena.

Ainda em 2008 atuou como colaborador e assistente de direção para Alessio Silvestrin com o espetáculo Polígonopara a São Paulo Cia. de Dança.                          

Participação no Sesi Dança 2008 com o espetáculo De.Gelo excursionando pelo Estado de São Paulo. Em 2008 foi contemplado e premiado como melhor espetáculo de dança no 12º Festival Cultura Inglesa com o solo Fragile.

Em 2007 atuou como coreógrafo de Khaos para a Cia. nº1 do Balé da Cidade de São Paulo; remontou o espetáculoFabbrica, original da Holanda para o Festival Panorama Sesi de Dança; estreou a coreografia De.Gelo no Festival Rumos Dança do Itaú Cultural e foi contemplado pelo PAC circulação com este mesmo espetáculo.

Em 2006 estreou a coreografia Olhar Oblíquo com a Siameses no Festival Dança em Pauta no Centro Cultural Banco do Brasil; estréia da coreografia Agbara para o Balé do Teatro Castro Alves em Salvador; estréia Um Outro Tempo Líquido para a Distrito Companhia de Dança em Ribeirão Preto; convidado a coreografar o solo Tempo Líquido para Maria Alice Poppe (Festival do Sesc Copacabana) RJ.

Em 2005 estreou a coreografia Jardim Noturno para a Siameses.

Em 2004 trabalhou como coreógrafo do Orbital Cavities para a companhia Krisztina de Chatel em Amsterdam; retornou ao Frankfurt Ballet como bailarino convidado (temporada 2004).

Em 2003 estreou a coreografia No (mad) para o Festival Four Steps Foward em Den Haag; participou da produçãoLuxury Item do coreógrafo inglês Paul Selwyn Norton. Em 2003-2002, estreou a coreografia Fabbrica para o Ca-Dance Festival em Den Haag em uma co-produção Frankfurt Ballet e Korzo Theater, apresentando-a em quatorze cidades holandesas.

Em 2002 realizou uma exposição de pinturas e desenhos no Tat Bockenheimer Depot em Frankfurt, patrocinado por William Forsythe.

De 1999-2003 participou do Frankfurt Ballet. Em 1999 integrou a Pretty Ugly Dance Company dirigido por Amanda Miller.

Atuou como free-lance em várias produções na Holanda, entre elas:

1998-  Spring Dance Festival;Project “Creoule” e Holland Dance Festival.

1997- Jazzex Dance Company- Holanda.

1994/1996- Choreographic Theater Von Johan Kresnik- Berlin.

Em 1993 ingressa no Balé do Teatro Castro Alves- Brasil.

Em 1989 ingressa no Balé da Cidade de São Paulo- Brasil.


Espetáculo Olhar Oblíquo

Cia. Maurício de Oliveira e Siameses

Direção e coreografia: Maurício de Oliveira
Intérpretes: Alessandra Herszkowicz, Bruna Petito, Davidson Farias, Marina Salgado   Maurício de Oliveira, Natália Fernandes,Thaís Clemente

Estagiários: Poliana Lima e Tiago

Iluminação: Aline Santini
Figurino: Adriana Hitomi e Maurício de Oliveira
Trilha sonora: Tato Taborda

Projeto Gráfico: Adriana Hitomi
Fotos: Wilian Aguiar

Cenotécnico: Wolfgang Gloeckner
Assistente de produção: Júlia Portela

Assessoria de imprensa : Miriam Bemelmans

Direção de Produção: Cássia de Souza

Serviço:

Espetáculo Olhar Oblíquo

Cia. Maurício de Oliveira e Siameses

Direção e coreografia: Maurício de Oliveira
 Direção de Produção: Cássia de Souza

Este espetáculo foi contemplado pelo 5º Edital do Programa de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Duração: 50 minutos

Livre

Datas: Dias 9 a 19 de julho, de quinta à domingo. Quinta, sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19h
Sala Paissandu – Galeria Olido - (136 lugares)

Av. São João 473 - Metrô República

Grátis!

Telefone: (11) 3397 0171

Mais informações sobre a divulgação com Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, pelo e-mail miriam@bemelmans.com.br ou pelo site www.bemelmans.com.br


Miriam Bemelmans
(11) 3034-4997
(11) 9969-0416