A Notícia - Joinville
publicou
27/08/2009
Apresentação de dança a céu aberto chama a atenção
na Praça Nereu Ramos, em Joinville
A bailarina Érika Rosendo interage com as pessoas
e com o ambiente através da coreografia "Retrato do Outro"
A iniciativa de sair dos palcos para ir de encontro ao público,
segundo Érica, é uma forma de inserir a dança na vida das pessoas,
não apenas durante o Festival de Dança
Foto:Salmo Duarte
O som dos carros e do movimento de pessoas soa como música e toda a extensão da Praça Nereu Ramos serve de palco improvisado para Érika Rosendo apresentar a performance de dança contemporânea "Retrato do Outro". A intervenção na rotina do espaço público causou inúmeras reações na manhã desta quinta-feira. A bailarina volta a se apresentar às 17 horas.
A praça e todos os seus elementos fazem parte do que a diretora artística Jussara Xavier chama de laboratório experimental de dança. Érika improvisa coreografias com os bancos de concreto e interage com as pessoas que passam pelo local, não apenas com a dança, mas também através do diálogo.
— Sento ao lado das pessoas para conhecê-las, contar um pouco sobre mim e saber um pouco sobre elas — ressalta.
O nome "Retrato do Outro" resume a proposta de Jussara, proponente do projeto aprovado pelo Simdec.
— A forma como vai se encaminhar a apresentação depende de como está o ambiente e de quem está nele, porque aproveitamos as características das pessoas e do local para improvisar na coreografia — explica a diretora artística.
A iniciativa de sair dos palcos para ir de encontro ao público, segundo Érica, é uma forma de inserir a dança na vida das pessoas, não apenas durante o Festival de Dança.
— Em uma das apresentações, um homem apareceu na sacada de um prédio e gritou que o festival já tinha acabado, e eu respondi: aqui não é a cidade da dança? — conta a bailarina.
Também ocorrerão apresentações nos dias 17 de setembro, 22 de outubro e 19 de novembro, sempre às 10, 12 e 17 horas, na Praça Nereu Ramos.
saiba mais