O balé procura retratar, no mais puro estado, as manifestações folclóricas da Bahia, incluindo alguns quadros sobre o Candomblé, religião de origem africana, na qual a música e a dança são alguns dos elementos principais.
O espetáculo é composto pelos quadros:
Pantheon dos Orixás - Os deuses africanos (Orixá) após incorporarem em seus adeptos mostrarão, através da dança, as principais características de sua personalidade: ogum(deus do ferro e da guerra), oxum (deusa dos rios e lagos), omolú (deus das doenças e da morte), iansã (deusa dos ventos e tempestades) e oxossi (deus da caça e das florestas).
Dança do Fogo - Dança feita em homenagem a Xangô, o Deus do fogo e dos Trovões.
Puxada de Rede - Manifestação popular ainda encontrada nas praias da Bahia, na qual iemanjá, a Deusa do mar, é saudada pelos pescadores e suas esposas, que através de danças e cânticos, imploram por proteção e uma boa pescaria.
Maculelê - Dança dramática que teve sua origem nas plantações de cana-de-açúcar, na Bahia, em comemoração à boa colheita, também sendo utilizada, devido à sua violência, como meio de defesa dos escravos contra os senhores feudais.
Capoeira - Luta de origem africana, trazida para o Brasil pelos escravos vindos de Angola durante o período colonial.
Samba de Roda - É a mais descontraída dança da Bahia, desde os tempos em que era executada pelos escravos, nas senzalas, na suas horas de lazer. Particulariza-se pelos movimentos ondulantes e sensuais dos quadris das mulheres.
De 12/02 a 19/12 - Seg, Ter, Qua, Qui, Sex e Sab
Horário: às 20h
Preço: R$30,00 - $
R. Gregório de Mattos - 49
Pelourinho
Salvador - BA
Fone: 321-1155