domingo, 6 de setembro de 2009

Salvador-BA: Balé Folclórico da Bahia - Dança


Terra 
Guia de Cidades  
Publicou   

Balé Folclórico da Bahia - Dança


O balé procura retratar, no mais puro estado, as manifestações folclóricas da Bahia, incluindo alguns quadros sobre o Candomblé, religião de origem africana, na qual a música e a dança são alguns dos elementos principais.


O espetáculo é composto pelos quadros:

Pantheon dos Orixás - Os deuses africanos (Orixá) após incorporarem em seus adeptos mostrarão, através da dança, as principais características de sua personalidade: ogum(deus do ferro e da guerra), oxum (deusa dos rios e lagos), omolú (deus das doenças e da morte), iansã (deusa dos ventos e tempestades) e oxossi (deus da caça e das florestas).


Dança do Fogo - Dança feita em homenagem a Xangô, o Deus do fogo e dos Trovões.

Puxada de Rede - Manifestação popular ainda encontrada nas praias da Bahia, na qual iemanjá, a Deusa do mar, é saudada pelos pescadores e suas esposas, que através de danças e cânticos, imploram por proteção e uma boa pescaria.


Maculelê - Dança dramática que teve sua origem nas plantações de cana-de-açúcar, na Bahia, em comemoração à boa colheita, também sendo utilizada, devido à sua violência, como meio de defesa dos escravos contra os senhores feudais.


Capoeira - Luta de origem africana, trazida para o Brasil pelos escravos vindos de Angola durante o período colonial.


Samba de Roda - É a mais descontraída dança da Bahia, desde os tempos em que era executada pelos escravos, nas senzalas, na suas horas de lazer. Particulariza-se pelos movimentos ondulantes e sensuais dos quadris das mulheres.


De 12/02 a 19/12 - Seg, Ter, Qua, Qui, Sex e Sab 

Horário: às 20h 

Preço: R$30,00 - $ 


Teatro Miguel Santana 

R. Gregório de Mattos - 49 

Pelourinho

Salvador - BA

Fone: 321-1155



saiba mais