sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Campinas-SP: Inscrições abertas para os cursos com os argentinos Cecília Colacrai e Marcelo Díaz


República Cênica
escreveu
26-11-2009

Queridos amigos do República,
 
Lembramos a todos que estreamos hoje o espetáculo Perpetua, em parceria com o coreógrafo Tuca Pinheiro, com sessões gratuitas às 19h30, 20h30 e 21h30.
 
Além disso, a partir de hoje até o dia 04 de dezembro, estão abertas as inscrições para os cursos com a baliarina argentina, residente em Barcelona, Cecília Colacrai e o diretor teatral argentino Marcelo Díaz. Imperdíveis!!!!!!! Em uma parceria com o Grupo República, é a primeira vez que eles estão no Brasil. Mais informações sobre o curso no site:http://www.republicacenica.com.br/agenda_cur.html
 
Ambos os cursos terão duração de dois dias, 05 e 06 de dezembro - sábado e domingo, nos seguintes horários:
 
Taller-laboratorio com Cecília Colacrai - das 9h às 13h
 
Sobre o curso:

O objetivo do curso será compreender o corpo conectado, trabalhando desde o centro em relação aos extremos e vice-versa, utilizando os apoios do chão para deslocarmos, atravessando o espaço e deixando que o espaço nos atravesse. Falaremos de peso,  de apoios, de motores de movimento, direções, tempo, quedas, suspenções, estrutura osséa e espirais. Nos serviremos de diferentes técnicas de movimento como o "release", o "flying low", alinhamento, manipulações e improvisação.

Coordenação: Cecília Colacrai

Bailarina, coreógrafa e professora de dança contemporânea, improvisação e composição. Inicia seus estudos na cidade de Rosario onde trabalha con diferentes Grupos como: El Taller e La troupe. Colabora com coreógrafos como: Alexis Eupierre, Donna Uchizono e Gabriela Solini. No ano 2002 muda-se para Barcelona onde continua seus estudos e trabalha com companhias como: Lapsus e Nats Nus. Colabora com coreógrafos como: Montse Colomé, Toni Mira, Santi Santpere, Gabriela Solini e Olga Tragant no projeto Efímera (improvisação em dança) Na França trabalha com Emmanuel Grivet. Desde 2002 produz seus própios trabalhos contando con espetáculos que se apresentaram em festivais na Alemania, Italia, Francia, México e España. Oferece classes de dança desde o ano 1997.

Público alvo: Pessoas acima de 15 anos com experiência em dança.
 
Curso de Experimentação e Criação em linguagem teatral - Marcelo Díaz - das 15h às 19h
 
Sobre o curso:

O trabalho neste curso abordará diversos procedimentos e modalidades de abordagem que relaciona o ator ao ambiente cênico. Atenção, escutas, o corpo em relação com o espaço, com outros atores. O ator como motor da criação de linguagem e da narração teatral. Despojado da ideia de composição, de personagem e de representação, este curso propõe indagar na interpretação, a versão propria, a fantasia do ator. Acontecimento e feito real. Uma teatralidade que evita a ilustração e propõe a construção poética surgida do encontro no ensaio. A improvisação como marco de criação de linguagem, desde a geração de ideia até a construção de momentos narrativos. Procedimentos que não partem de uma obra pré-concebida. A montagem surgida da improvisação como umconjunto de relação entre atores, objetos, música, vestuario, etc. A aplicação destes procedimentos como ponto de partida para gerar uma versão de textos teatrais literários. Propõe-se a abordagem de um textocomum e sua montagem em distintos subgrupos. Cadasubgrupo criará consígnias e procedimentos proprios de abordagem segundo interesses e conhecimentos previos ou aqueles que surjam como necessidades de pesquisa.

  Coordenação: Marcelo Dias

Ator e diretor teatral. Professor de Expressão Corporal egresso do Profesorado de Danzas y Expresión Corporal "Isabel Taboga" de Rosario. Começou seus estudos teatrais em 1984 na Agrupación Discepolín de Rosario complementando sua formação com diversos mestres nacionais e internacionais entre os quais se destacam: Norberto Campos, Ariel Bufano, Guillermo Angelelli, Paco Giménez, Cacho Palma, Jorge Onofri, Enrique Vargas (Colombia), Stephen Motramm e Pete Brooks (Inglaterra) Eric Sarria y Gabriel Guimard (Cía Phillippe Genty de Francia). Em dança estudou com as mestras rosarinas  Cristina Prates e Griselda Montenegro e no Centro de Danza Espiral de Santiago de Chile. Especializado em produção teatral com os professores Antonino Pirozzi (Universidad de Chile) e Gustavo Schraier (Complejo Teatral Buenos Aires).

Em gestão e produção integrou durante os anos 2003 e 2004 a equipe da delegação Santa Fe do Instituto Nacional del Teatro (INT). Foi coordenador de programação da IV, V e VI Fiesta Regional del Teatro organizadas pelo INT nas cidades de Rosario e Cañada de Gómez. Coordenador  da área de extensão da XIX Fiesta Nacional de Teatro (Rafaela). Coordenador executivo do Festival Internacional de Teatro Rosario 2006 e 2007, organizado pelo INT e pelas Secretarias de Cultura da Município de Rosario e da Provincia de Santa Fe e assistente de produção nos Festivais Internacionales de Teatro de Río Gallegos e Ushuaia. Eml 2007 foi Coordenador de Comunicação do Circuito de Festivais "El Teatro del Mundo en Argentina" do Instituto Nacional del Teatro. Desde 2008 é Jurado de Seleção e Avaliação de Projetos da Região Centro Litoral (Córdoba, Santa Fe e Entre Ríos) do Instituto Nacional de Teatro, função outorgada por concurso de oposição e antecedentes.

Público alvo: pessoas acima de 15 anos interessadas em teatro
 
O investimento em cada curso é de R$ 120,00 por aluno a serem pagos no ato da inscrição, pessoalmente ou por meio de depósito em conta bancária. Caso haja interesse nos dois cursos, será oferecido um desconto. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.
 
Maiores informações: (19) 32958503.
Atenciosamente,
República Cênica
Rua Américo de Moura, 124 - Taquaral - Campinas - SP
Tel.: (19) 32958503