O objetivo do curso será compreender o corpo conectado, trabalhando desde o centro em relação aos extremos e vice-versa, utilizando os apoios do chão para deslocarmos, atravessando o espaço e deixando que o espaço nos atravesse. Falaremos de peso, de apoios, de motores de movimento, direções, tempo, quedas, suspenções, estrutura osséa e espirais. Nos serviremos de diferentes técnicas de movimento como o "release", o "flying low", alinhamento, manipulações e improvisação.
Coordenação: Cecília Colacrai
Bailarina, coreógrafa e professora de dança contemporânea, improvisação e composição. Inicia seus estudos na cidade de Rosario onde trabalha con diferentes Grupos como: El Taller e La troupe. Colabora com coreógrafos como: Alexis Eupierre, Donna Uchizono e Gabriela Solini. No ano 2002 muda-se para Barcelona onde continua seus estudos e trabalha com companhias como: Lapsus e Nats Nus. Colabora com coreógrafos como: Montse Colomé, Toni Mira, Santi Santpere, Gabriela Solini e Olga Tragant no projeto Efímera (improvisação em dança) Na França trabalha com Emmanuel Grivet. Desde 2002 produz seus própios trabalhos contando con espetáculos que se apresentaram em festivais na Alemania, Italia, Francia, México e España. Oferece classes de dança desde o ano 1997.
O trabalho neste curso abordará diversos procedimentos e modalidades de abordagem que relaciona o ator ao ambiente cênico. Atenção, escutas, o corpo em relação com o espaço, com outros atores. O ator como motor da criação de linguagem e da narração teatral. Despojado da ideia de composição, de personagem e de representação, este curso propõe indagar na interpretação, a versão propria, a fantasia do ator. Acontecimento e feito real. Uma teatralidade que evita a ilustração e propõe a construção poética surgida do encontro no ensaio. A improvisação como marco de criação de linguagem, desde a geração de ideia até a construção de momentos narrativos. Procedimentos que não partem de uma obra pré-concebida. A montagem surgida da improvisação como umconjunto de relação entre atores, objetos, música, vestuario, etc. A aplicação destes procedimentos como ponto de partida para gerar uma versão de textos teatrais literários. Propõe-se a abordagem de um textocomum e sua montagem em distintos subgrupos. Cadasubgrupo criará consígnias e procedimentos proprios de abordagem segundo interesses e conhecimentos previos ou aqueles que surjam como necessidades de pesquisa.
Coordenação: Marcelo Dias
Ator e diretor teatral. Professor de Expressão Corporal egresso do Profesorado de Danzas y Expresión Corporal "Isabel Taboga" de Rosario. Começou seus estudos teatrais em 1984 na Agrupación Discepolín de Rosario complementando sua formação com diversos mestres nacionais e internacionais entre os quais se destacam: Norberto Campos, Ariel Bufano, Guillermo Angelelli, Paco Giménez, Cacho Palma, Jorge Onofri, Enrique Vargas (Colombia), Stephen Motramm e Pete Brooks (Inglaterra) Eric Sarria y Gabriel Guimard (Cía Phillippe Genty de Francia). Em dança estudou com as mestras rosarinas Cristina Prates e Griselda Montenegro e no Centro de Danza Espiral de Santiago de Chile. Especializado em produção teatral com os professores Antonino Pirozzi (Universidad de Chile) e Gustavo Schraier (Complejo Teatral Buenos Aires).
Em gestão e produção integrou durante os anos 2003 e 2004 a equipe da delegação Santa Fe do Instituto Nacional del Teatro (INT). Foi coordenador de programação da IV, V e VI Fiesta Regional del Teatro organizadas pelo INT nas cidades de Rosario e Cañada de Gómez. Coordenador da área de extensão da XIX Fiesta Nacional de Teatro (Rafaela). Coordenador executivo do Festival Internacional de Teatro Rosario 2006 e 2007, organizado pelo INT e pelas Secretarias de Cultura da Município de Rosario e da Provincia de Santa Fe e assistente de produção nos Festivais Internacionales de Teatro de Río Gallegos e Ushuaia. Eml 2007 foi Coordenador de Comunicação do Circuito de Festivais "El Teatro del Mundo en Argentina" do Instituto Nacional del Teatro. Desde 2008 é Jurado de Seleção e Avaliação de Projetos da Região Centro Litoral (Córdoba, Santa Fe e Entre Ríos) do Instituto Nacional de Teatro, função outorgada por concurso de oposição e antecedentes.