quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Carta aberta dos profissionais de dança da cidade de São Paulo


Thelma Shunna
escreveu


Carta aberta dos profissionais de dança da cidade de São Paulo

 

Exigimos o aprimoramento e consolidação de uma política pública cultural para a dança na cidade de São Paulo. Entendemos por política pública de cultura, o conjunto de ações articuladas com previsão de orçamento, definição e cumprimento de  calendários, com ação direta do estado.

Levando-se em conta a proporcionalidade da demanda de recursos, devemos olhar São Paulo não apenas como um grande gestor cultural, mas também como um grande consumidor do mercado de arte nacional e internacional, alavancado pelo fato de ter a maioria dos grupos de dança estabelecidos em sua capital. São Paulo possui ações para a dança que precisam de melhor articulação.

Solicitamos:

1.      O re-estabelecimento do conselho municipal de cultura com a participação de entidades representativas da sociedade civil.

2.      A criação do Fundo Estadual de Arte e Cultura.

3.      A utilização da verba de 6 milhões de reais, com rubrica própria, aprovadas pela Câmara Municipal, destinada aos editais da Lei de Fomento.

4.      O cumprimento dos prazos definidos em lei para o lançamento dos editais do Fomento (Janeiro e Junho)

5.      A democratização dos dispositivos e critérios de seleção das comissões de avaliação de editais e programas direcionados as artes cênicas;

6.      Garantia de inclusão e implementação da dança nos currículos do ensino básico de todas as escolas públicas e privadas.

7.      Garantia de contratação de docentes com licenciatura na área de dança para ministrar a disciplina arte/dança.

8.      Ampliação e adequação dos equipamentos públicos municipais já existentes, destinados a apresentação, pesquisa e criação em artes cênicas;

9.      Estabelecimento de políticas transparentes e democráticas  no processo de seleção das pautas para ocupação dos espaços culturais existentes na cidade de São Paulo.

 

Estabelecimento de uma política cultural de difusão, estimulando  programas de intercâmbio e residência artística, com parcerias com instituições nacionais e agências de cooperação internacional, que promovam a circulação de artistas e profissionais de dança, grupos e companhias paulistas em programas culturais no Brasil para a área da dança, no âmbito municipal, estadual, nacional e internacional, enfatizando o intercambio para América Latina, África e Ásia.

Propostas / Ações

 

Criação de programas que promovam a permanente integração e troca de informações e conhecimentos entre as instituições educacionais e culturais, com o desenvolvimento de políticas que estimulem a formação de publico para a dança;

Criação de  edital que contemple os grupos ou companhias de dança estabelecidas, ou núcleos estáveis da cidade de São Paulo, que comprovem sua trajetória, há pelo menos 10 anos.

Criação de um Prêmio Estímulo para Dança que atenda as necessidades dos novos grupos e artistas independentes que não estão inseridos no perfil dos editais públicos, como o Fomento à Dança e ProAC, envolvendo pesquisa, criação e circulação.

Criação e fortalecimento de espaços de discussão e reflexão em dança como fóruns, seminários, debates, encontros entre artistas, pesquisadores e público, como programas autônomos;

Criação de edital para bolsas de pesquisa e publicações direcionadas a difusão, registro e memória da dança;

Criação de edital que contemple grupos e trabalhos direcionados para a ocupação de espaços públicos (ruas, praças, etc)

Criação de programas que contemplem a pesquisa, produção e difusão da dança nas suas formas de relação com diversas mídias, como documentários, registros de coreografias, obras de vídeodança e cinedança, instalações multimídia, web, entre outras tecnologias.

Criação de  programas de apoio à pesquisa e à continuidade dos grupos independentes que atuam na cidade de São Paulo, há menos de dez anos, provenientes ou não de instituições de ensino superior, através de diversas ações, entre elas o mapeamento.

Criação de programas integrados de ações artístico-culturais e educativas, efetivando parcerias entre a Secretaria Municipal de Cultura  com outras Secretarias (Educação, Esporte e Lazer, Trabalho, Bem Estar Social, Do Verde e Meio-Ambiente);

Estimular a publicação de editais regulares e periódicos que tenham como objetivo a concessão de passagens nacionais e internacionais para profissionais de dança.

Criação de mecanismos de inter relação entre os diversos programas;