terça-feira, 17 de novembro de 2009

Rio de Janeiro: Esther Weitzman faz ocupação do Teatro Cacilda Becker


N e Y M o T T a
neymotta@terra.com.br
escreveu



Esther Weitzman completa 10 dez anos de atividades de sua companhia
com ocupação do cinquentenário Teatro Cacilda Becker

 

Do dia 17 de novembro até o dia 20 de dezembro, a coreógrafa Esther Weitzman comanda uma programação intensa com 6 espetáculos, 3 diálogos com o público e 16 oficinas gratuitas, tudo acontecendo no Teatro Cacilda Becker. Na noite de abertura, dia 17, um Sarau vai reunir grandes nomes da Dança, entre eles: Angel Vianna, Maria Alice Poppe, Paulo Caldas, Regina Sauer e Denise Stultz, que dançam e falam sobre Dança. Nos dias seguintes Esther Weitzman pretende estimular o público carioca a conhecer as múltiplas facetas do ensino sobre a arte e o estudo da dança. Assim, artistas cariocas e um artista paulista, convidado especial, participam do evento cujo objetivo é priorizar e otimizar este espaço, o Teatro Cacilda Becker, como um lugar de intercâmbio e aprendizagem para atores e bailarinos. Permanece assim neste Teatro a vocação para a vanguarda, selada há 51 anos por Rubens Corrêa e Ivan Albuquerque.

    Aliar à criação artística a atividade didática tem sido a chave da carreira da coreógrafa, bailarina e mestra Esther Weitzman - profª da PUC Rio e da UniverCidade. Um caminho que vem sendo construído por meio de uma intensa e profícua dedicação à pesquisa do movimento do corpo humano. Consequentemente, seu trabalho como criadora está intimamente ligado a esta pesquisa, imprimindo em suas obras uma qualidade dramatúrgica em que o vigor do movimento, sua força e inscrição no espaço dialogam com o silêncio, com a pausa, criando uma linguagem em que o peso do corpo estabelece sua própria partitura.

    A respeito desse importante momento em sua trajetória de coreógrafa, Esther Weitzman diz que “este tem sido um ano de intensa produção”, estreando dois espetáculos O que imagino sobre a morte e Presenças no tempo, e agora com a ocupação do Teatro Cacilda Becker, um projeto que celebra esses 10 anos de estrada “da melhor maneira possível, ao lado de amigos”, em uma confraternização na qual o foco é a diversidade da dança e os distintos trabalhos realizados com o corpo, sendo oferecidas 16 oficinas gratuitas, 6 espetáculos e Diálogos abertos ao público, encontros teóricos e discussões, a fim de suscitar a reflexão e o debate a partir de outras perspectivas e olhares. A programação completa está disponível no sitewww.estherweitzman.com.

    O evento Ocupação do Teatro Cacilda Becker: Esther Weitzman Companhia de Dança – 10 anos é uma realização da Funarte - Ministério da Cultura, com apoio da PUC-Rio, UniverCidade e Studio Casa de Pedra.

 

Serviço:

Teatro Cacilda Becker. Rua do Catete 388, Catete. Tel. 2265-9933. Capacidade para 186 pessoas, com acesso facilitado para deficientes. (Metrô – Estação Largo do Machado). A bilheteria funciona de quarta a domingo a partir das 15 horas. Classificação indicativa, horários e valor do ingresso no site www.estherweitzman.com.

 

Divulgação: 

Ney Motta | Arte Contemporânea

Assessoria de Imprensa