sexta-feira, 11 de junho de 2010

Rio de Janeiro-RJ: "Indefinidamente indivisível", no Teatro Angel Vianna




N e Y M o T T a neymotta@terra.com.br escreveu


Espetáculo inédito da Pulsar Cia de Dança "Indefinidamente indivisível", estréia dia 10 de junho no Teatro Angel Vianna

 

Contemplado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna 2008, o espetáculo "Indefinidamente indivisível" da Pulsar Cia de Dança estréia dia 10 de junho no Teatro Angel Vianna, localizado no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (CCO). O espetáculo envolve nove bailarinos, sendo três cadeirantes, que desenvolvem a percepção das diferenças onde a deficiência é fonte de outras possibilidades de movimento e dança. A temporada de estréia no CCO acontece até o dia 19 de junho, depois o espetáculo cumpre apresentações no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto. Dirigida por Teresa Taquechel, que também assina as coreografias e concepção da peça, a Pulsar Cia de Dança é constituída por bailarinos cadeirantes e bailarinos andantes que buscam estimular o olhar em relação à multiplicidade dos indivíduos. A curtíssima temporada tem ingressos a preços populares.

 

Sobre o espetáculo, a coreógrafa Teresa Taquechel afirma que "ele vem sendo desenvolvido desde 2007. Começamos pela pesquisa da imagem e a criação de peças coreográficas para vídeo e, em um segundo momento, iniciamos uma parceria com a artista plástica Célia Salgado, dando continuidade à nossa pesquisa com objetos. A chave deste processo investigativo está no pensamento do filósofo Henri Bérgson sobre as questões da imagem/movimento e da indivisibilidade da mudança. Simples bolas infláveis foram incluídas em nossas pesquisas por suas características quanto à forma, aderência, fluidez, capacidade de adaptação na relação com o corpo e o espaço, propiciando o jogo coreográfico, a exploração do corpo/objeto e as possíveis representações de toda mudança, de todo movimento, como absolutamente indivisível. A delicadeza, a familiaridade, a cor e ludicidade, inerentes a estes objetos, facilitam a comunicação e integração com o público; uma experiência sensorial e perceptiva. Para a trilha sonora contamos com uma composição inédita do compositor e músico Bernardo Gebara."

 

A Pulsar Cia de Dança

 

Criada em 2000 no Rio de Janeiro e dirigida por Teresa Taquechel, a Pulsar dedica-se à construção de obras coreográficas em dança contemporânea, refletindo em sua pesquisa a multiplicidade do indivíduo e a produção artística entre corpos ímpares com resoluções próprias de movimento. Nestes dez anos, a companhia apresentou-se em diversas cidades brasileiras e em 2004, recebeu das mãos do Presidente da República e do Ministro da Cultura, o Prêmio Ordem ao Mérito Cultural. Neste mesmo ano representou a América Latina na Cerimônia de Abertura, no Internacional VSA Arts Festival, em Washington - DC - no Kennedy Center. Em 2006 e 2008 foi contemplada com o Prêmio Funarte Klauss Vianna.

 

Ficha técnica

 

Concepção, direção e coreografia: Teresa Taquechel

Iluminação: Renato Machado

Figurino: Dréia Nunes

Música: Bernardo Gebara

Intérpretes e pesquisa de movimentos: Ana Luiza Vasconcelos, Andrea Chiesorin, Beth Caetano, Camila Fersi, Frederico Bapt, Gabriela Alcofra, Renata Souza, Rogério Andreolli e Vandré Vittorino.

Preparação Corporal: Esther Schor, Gabriela Alcofra e Teresa Taquechel

Direção de Arte: Maria Célia Salgado

Fotos: Jaime Acioli

Assistência de direção: Elisa Peixoto

Assistência de produção: Daniel Bailão

Contrarregra: Fabio Rodrigues

www.pulsardanca.art.br

 

SERVIÇO

 

TEMPORADA DE ESTRÉIA:

Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Endereço: Rua José Higino 115, Tijuca

Telefone: 2238-2183

(Acesso facilitado para cadeirantes / Horário da bilheteria: 5ª a domingo das 15h às 21h)

Capacidade de público: 155 lugares

Estréia: 10 de junho às 19h

Horário: 5ª a sábado às 19h, domingo dia 6 às 17h e domingo dia 20 às 19h
Ingresso: R$ 10,00

Duração: 55 minutos

Classificação livre


REESTRÉIA:

Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto
Endereço: Rua Humaitá 163, Humaitá

Telefone: 2266-0896

(Acesso facilitado para cadeirantes / Horário da bilheteria: 5ª a domingo das 17h às 20h)

Capacidade de público: 222 lugares
Temporada: 25 e 26 de junho às 21h  e 27 de junho às 20h

Ingresso: R$ 10,00
Duração: 55 minutos

Classificação livre

Únicas apresentações

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA

 

Ney Motta | Arte Contemporânea
Assessoria de Imprensa
e-mail/skype:
neymotta@terra.com.br
tels.
(21) 2539-2873 e 8718-1965