segunda-feira, 4 de outubro de 2010

São Paulo: Companhia Giz de Cena no Itaú Cultural


Lívia Imperio de Freitas
escreveu


Amigos,

Minha querida Companhia Giz de Cena está na programação do "Dança para Crianças" do Itaú Cultural, com o espetáculo "5 Dançadeiras... Peiras Meiras Dimofeiras Seracoteiras".

Tem vários espetáculos para crianças e oficinas de dança. Confira abaixo a programação.

Abs.
Lívia 

Programação de espetáculos!  

 

Dia 09/10 – 16h

Estudo para Lesma

Sua Cia.

[a apresentação será seguida de uma atividade lúdica]

Duração: 50 minutos

Indicação livre

 

O espetáculo Estudo para Lesma é uma composição entre dança, música, poesia e imagens. Iluminado por um retroprojetor e pela poesia de Manoel de Barros, este espetáculo cria um ambiente lúdico, deslocando a visão cotidiana para o universo poético das pequenas coisas, como uma lesma. O mundinho pequeno e fugaz da lesma amplia-se através da investigação dos desenhos e materiais projetados sobre a parede ao mesmo tempo em que o corpo da dançarina explora as possibilidades de movimento rastejante na superfície vertical.



Dia 10/10 – 16h

Começar e Cutucar – vamos ver onde dá?

Grupo Dançaberta

Duração: 50 minutos

Indicação: crianças acima de 04 anos

 

Movimentos, sons e palavras se mesclam construindo uma dança, onde o lúdico e o universo criativo da criança se completam em cores e formas no espaço. Um mundo de imagens que acreditamos trazer a tona este "pedacinho" da infância que sobrevive em nós, na memória afetiva de fatos e brincadeiras, na sensação e na emoção de cada descoberta. Movidos pelo desejo de brincar por estes caminhos fomos em busca das contribuições que, a criança de cada um poderia trazer aos movimentos, assumindo o risco de dar vida as sensações, ideias e brincadeiras com espontânea realização.



Dia 11/10 – 16h

5 Dançadeiras... Peiras Meiras Dimofeiras Seracoteiras

Cia. Giz de Cena

Duração: 55 minutos

Indicação: crianças a partir de 04 anos


Espetáculo infantil criado a partir do diálogo da dança com a música ao vivo e as artes visuais. "5 dançadeiras" traz à baila a questão da diversidade cultural e humana, e a possibilidade de transformação da realidade.

Do corpo conectado ao chão em brincadeiras que riscam e escavam o solo, ao olhar alto voando junto com o brinquedo, corpos, objetos, cenário e figurinos vão se ressignificando a cada quadro cênico vivo, numa grande brincadeira dançada, tocada e cantada.


 

Dia 12/10 – 16h

Brincos & Folias

Balangandança Cia.

Duração: 55 minutos

Indicação livre


O espetáculo tem como fio condutor a situação de um grupo de crianças que tem que inventar o quê fazer quando a televisão que estavam assistindo explode.

A partir daí desenvolvem-se cenas tendo como tema jogos e brincadeiras, enfatizando os relacionamentos referentes a eles: competição, cooperação, diferenciação de papéis, etc.

Enquanto brincadeiras e jogos estão presentes: pega-pega, bola, bolha de sabão, carrinho, amarelinha e outras resgatadas e inventadas.

O uso da palavra é utilizado enquanto recurso (não enquanto linguagem), sempre aliado ao gesto/movimento, priorizando a linguagem corporal.

Com a intenção de atingir um público maior, o espetáculo é construído para ser apresentado também em espaços alternativos, dispensando grandes cenários e aparatos técnicos.


 

Aberto ao público

Sala Itaú Cultural – 247 lugares

Será distribuído um cartão numerado, para o controle de fila. Ao recebê-lo, a pessoa deve permanecer na fila, pois o mesmo será trocado pelo ingresso meia hora antes do início do espetáculo.


Workshops voltados para educadores e profissionais da área.

 

Dia 13/10 – das 14h às 19h

O Movimento no Ensino Aprendizado da Dança Vivenciado Através das Abordagens Somáticas

Com Júlia Ziviani (Cia. Dançaberta)

Sala Itaú Cultural – 20 vagas

 

Dia 14/10 – das 14 às 19h

Atenção. Sentidos!

Com Dafne Sense (Balangandança Cia.)

Sala Itaú Cultural – 20 vagas

 

[Inscrições a partir de 04 de outubro pelo telefone 11 2168-1876]

 

 

Workshop "O Movimento no Ensino Aprendizado da Dança Vivenciado Através das Abordagens Somáticas"

Apresentação de princípios básicos da arte da dança, de modo que o sujeito possa a partir de sua própria experiência compreender, aprender, criar e ensinar os gestos e movimentos da dança inserida no seu contexto cultural, interligando saberes da literatura, música e artes visuais.

 

Julia Ziviani

Mineira de Belo Horizonte onde iniciou seus estudos em dança e especialização no Rio de Janeiro.

· Em 1980 inicia como bailarina do Balé da Cidade de São Paulo, onde também foi Assistente de Coreografia na gestão Klauss Vianna. Por indicação de Klauss Vianna passa a Diretora da Companhia de 1983 a 1985.

· É Bacharel e Mestre em Artes- Dança pela New York University, Nova York (1987 a 1991).

· Desde 1996 é docente do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Unicamp.

· É Doutora em Educação pela Faculdade de Educação- Unicamp (2004);

· É Diretora do grupo Dançaberta desde 2000, onde pesquisa a aplicação e integração das técnicas de Somáticas (principalmente a Ideokinesis) na preparação do bailarino e na criação em dança.

 

Workshop "Atenção. Sentidos!"

A vida é uma escola que nos forma seres bem adaptados ao nosso meio ambiente, e faz com que nossas percepções atuem constantemente, interferindo em nossas ações e reações.

Porém, no dinamismo dos dias de hoje, muitas vezes somos obrigados o relacionarmo-nos primeiramente com aquilo que é rápido e de fácil acesso, deixando para segundo plano as sutilezas de sensações que compõem o colorido da expressividade de cada indivíduo.

Através dos sentidos e da memória, chegamos na dança e podemos resgatar e ampliar a consciência para novas possibilidades corporais.

Este workshop propõem uma pausa no ritmo alucinado da vida e se dedica a vivência de um leque de experimentos pessoais que possam vir a contribuir para o aperfeiçoamento da prática de cada um.

O encontro pretende relembrar o quanto é importante para o adulto saber sentir, educar e respeitar a criança como sujeito integro, bem como a infância como fase formadora.

 

Dafne Sense

Bacharel em Dança pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Trabalha com a Balangandança Cia desde a sua formação, em 1997.

Foi contemplada junto a Cia com o Prêmio APCA, Prêmio Estímulo de Artes, Projeto Encena Brasil, Funarte Petrobrás de Fomento a Dança, Caravana Funarte Petrobrás de Circulação Nacional, Rumos Dança do Itaú Cultural, Funarte Klaus Vianna, dentre outros.

É professora de dança para crianças e adultos no Atelier Arte e Expressão e no Ensino Fundamental da Escola Viva.