sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

São Paulo: MAPAS URBANOS-15 ANOS DO CALEIDOS CIA


Independente Produção e Arte
escreveu


Caleidos Cia. comemora 15 anos com novo espetáculo
Dirigido por Isabel Marques, “Mapas Urbanos” convida público a interagir prazerosa, reflexiva e criticamente sobre a cidade e a condição urbana.
SINOPSE
O espaço urbano revisitado pela dança. A rua como passagem, encontro, paisagem, incômodo e cidadania. Espetáculo interativo de dança contemporânea para todos os corpos.
RELEASE
Com “Mapas Urbanos”, espetáculo dirigido por Isabel Marques, o Caleidos Cia de Dança dá continuidade às comemorações dos seus 15 anos, fazendo um circuito de apresentações nos Centros Educacionais Unificados da Secretaria Municipal de Educação: dias 4 e 5/2 (sexta, 20h; sábado, 16h), no CEU Butantã; dias 10 e 11/2 (sexta, 19h; sábado, 16h), no CEU Guarapiranga; e no domingo, 12/2 (16h), no CEU Pêra Marmelo, no Jaraguá.
“Mapas Ubanos” faz uma releitura do original “Cidade em Trânsito”, criado para integrar a exposição ‘Fantasia Brasileira: O Balé do IV Centenário’, que inaugurou o SESC Belenzinho, em 1998. Baseado no conceito de interatividade desenvolvido por Isabel Marques, no qual a dança propõe uma interação prazerosa, crítica e reflexiva, o espetáculo abordava diferentes movimentos de dança em interface com temas relevantes às interações do corpo na cidade.
Nos 13 anos que separam as duas montagens, o Caleidos Cia. reafirmou e construiu as possibilidades de interação com a plateia, incorporou com mais clareza a função dramatúrgica, estabeleceu parâmetros próprios de cenário e figurino e dimensionou com maior precisão os aspectos crítico e educativo em seus trabalhos.
Agora, em “Mapas Urbanos”, a partir de extensa pesquisa apoiada no pensamento de Richard Sennet, Zigmunt Bauman e Antonio Negri sobre a cidade, a contemporaneidade e o corpo social, a companhia mergulha no contexto sociopolítico-cultural das temáticas que envolvem as relações corpo-rua paradigmáticas da sociedade atual, formando um contexto dramatúrgico para cada uma delas. O espetáculo é composto por cinco cenas em que a espera e o (des)encontro, a (des)mobilização política, a intervenção da arte pública e o meio ambiente são apresentados, discutidos e entrelaçados aos corpos na e da cidade.
Mantendo-se o perfil crítico e a concepção do espetáculo de 1998, para “Mapas Urbanos” foi criada por Fábio Brazil uma nova dramaturgia, bem como o cenário e a identidade visual, e o músico Divan acompanhou todo o processo de criação para a composição da trilha sonora. Juliana Pedreira responde pelo desenho de luz e Mariana Piccolli assina os figurinos desta montagem.
“Mapas Urbanos” oferece dois momentos ao público: o de ver (apreciar) e o de dançar (interagir). A partir da observação/fruição daquilo que os intérpretes propõem dançando, as pessoas são convidadas a participar do espetáculo. Assim, são estabelecidas outras formas de relação com o público, que tem a oportunidade de, ao assistir e fazer dança, refletir sobre sua condição urbana, sobre os corpos constituídos socialmente e produzidos historicamente em cidades como São Paulo.
 O espetáculo faz parte do projeto 15, contemplado pelo 10º Edital do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.
____________________________________________________________________________
Serviço: Comemoração dos 15 anos da Caleidos Cia de Dança com “Mapas Urbanos”, direção de Isabel Marques. Dias 3 e 4/2 (sexta, 20h, sábado,16h), CEU Butantã (Avenida Engº Heitor Antonio Eiras Garcia, 1870 - Jardim Esmeralda – Fone: 3732-4512 / (11) 3732-4512); 10 e 11/2 (sexta, 19h; sábado, 16h), CEU Guarapiranga (Estrada da Baronesa, 1.120 – Campo Limpo -  Fone: 3397-9550 / 3397-9571); 12/2 (domingo, 16h), CEU Pêra Marmelo (Rua Pêra Marmelo, 226 - V. Aurora - Jaraguá – Fone: 3948.3916 / 3948.3959). Retirar ingresso com meia hora de antecedência. Classificação: para todas as idades.
____________________________________________________________________________
Ficha Técnica:
Direção e Coreografia: Isabel Marques
Codireção e Dramaturgia: Fábio Brazil
Elenco: Carol Corrêa, Patrícia Árabe, Murilo de Paula, Anderson Leite, Renata Cavallari, Douglas Iesus, Mariana Palhares, Tatiana Cotrim, Larissa Pettri, Katia Oyama, Anelise Mayumi e convidados
Preparação corporal: Melina Sanchez
Cenário e identidade visual: Fábio Brazil
Iluminação: Juliana Pedreira
Figurino: Mariana Piccolli
Trilha Sonora Original: Divan
Produção: Instituto Caleidos