quarta-feira, 7 de março de 2012

São Paulo : NÚCLEO DANÇA ABERTA REALIZA A SEGUNDA EDIÇÃO DA OFICINA DE DANÇA DANCEABILITY GRATUITAMENTE


Natalia Diogo
escreveu



NÚCLEO DANÇA ABERTA REALIZA A SEGUNDA EDIÇÃO DA OFICINA
DE DANÇA DANCEABILITY GRATUITAMENTE NA CIDADE DE SÃO PAULO

Método promove interação e expressão artística entre pessoas com e sem deficiência. As inscrições para a oficina acontecem de 27 de fevereiro a 14 de março de 2012.

A partir de 27 de fevereiro, o Núcleo Dança Aberta realiza as inscrições para a segunda Oficina de Dança DanceAbility, que será realizada entre 03 de abril e 29 de maio, na Pulsarte, região do Alto de Pinheiros, São Paulo.

DanceAbility (DA) é um método de improvisação de movimento que promove expressão artística e interação entre pessoas com e sem deficiência. O método trabalha a capacidade de dançar de cada indivíduo a partir de sua própria presença, respeito ao tempo de cada um e da atmosfera criada pelo grupo. Segundo Neca Zarvos, idealizadora da oficina e professora certificada do método, a oficina é um local para substituir o preconceito pela experiência. “O objetivo da oficina é fazer com que os participantes falem com o corpo, é lugar para expressão, para se libertar de cobranças”.

A oficina é dividida em dois grupos, o Grupo I – Núcleo Didático, que aceita pessoas com ou sem deficiência, e o Grupo II, que deverá ser composto por pessoas com deficiência e acompanhantes, além de integrantes de ONGs, instituições e grupos inclusivos esportivos ou artísticos.

O Grupo I tem formação constante e participará de todos os encontros durante os dois meses da oficina, enquanto o Grupo II participará apenas do segundo encontro da semana, sendo que em cada encontro será composto por pessoas diferentes do anterior. As vagas do Grupo I – Núcleo Didático são preenchidas através de seleção pública. Os critérios de seleção estão disponíveis no site do Núcleo Dança Aberta.

Candidatos aprovados para a fase final serão convidados para uma entrevista a ser realizada nos dias 27 e 28 de março de 2012, no Centro Cultural São Paulo. A divulgação dos selecionados será feita no site www.nucleodancaaberta.com no dia 30 de março de 2012.

A oficina conta com o patrocínio da White Martins e o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo - Programa de Ação Cultural (ProAC), Centro Cultural São Paulo, Governo e Prefeitura do Estado de São Paulo.

Primeira edição

Em 2008, o Núcleo Dança Aberta produziu a 1ª edição da Oficina de Dança DanceAbility e levou ao público o Experimentos DanceAbility, resultado cênico da oficina. A edição atingiu mais de cem pessoas ao longo dos dois meses, contando com a participação de ONGs e instituições.

Sobre o Núcleo Dança Aberta
O begin_of_the_skype_highlighting end_of_the_skype_highlighting Núcleo Dança Aberta foi fundado por Neca Zarvos em 2007. Atualmente, é formado por Neca Zarvos e Priscila Jorge e conta com a parceria de diversos profissionais.

Neca Zarvos begin_of_the_skype_highlighting end_of_the_skype_highlightingé bacharel em Filosofia pela FFLCH-USP, atriz e dançarina praticante da técnica Contato Improvisação desde 1990. Acompanha o trabalho de Alito Alessi, diretor do Projeto DanceAbility, desde 1994. Em 2004, atendeu ao "DanceAbility Teacher Certification Course" e tornou-se uma professora certificada da técnica.

Priscila Jorge é bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP. É atriz e performer, além de trabalhar como produtora cultural. Em 2008, passa a integrar o Núcleo Dança Aberta e em fevereiro de 2011 tornou-se professora certificada de DA.

O “Projeto DanceAbility” foi fundado por Alito Alessi e Karen Nelson, nos EUA, em 1987. Sob a liderança de Alessi, este projeto vem criando comunidades de dança integradas por pessoas de diferentes culturas e habilidades físicas nos EUA, Europa, América Central e América do Sul (incluindo Brasil).

FICHA TÉCNICA
Idealização – Neca Zarvos e Priscila Jorge
Professoras Certificadas da Técnica DANCEABILITY – Neca Zarvos e Letícia Sekito
Coordenação Musical – Natalia Mallo
Músico Acompanhante – Ramiro Murillo
Design Gráfico – Cláudio Queirós
Direção de Produção – Priscila Jorge
Produção Executiva – Cristina Flória – A 2.0 Produções Artísticas
Realização – Núcleo Dança Aberta     

Serviço
Para inscrições, dúvidas ou informações adicionais:




mais informações ao que já foi publicado em