quinta-feira, 12 de abril de 2012

Fortaleza-CE: Cartas do Asilo


Dragão do Mar
apresenta

QUINTA COM DANÇA


Cia. Vatá apresenta “Cartas do Asilo” no Programa Quinta com Dança
11/04/2012

t.gif
O espetáculo é inspirado na vida e nos amores de uma das personalidades mais intrigantes da história da arte, a pioneira escultora Camille Claudel. A obra tem direção e coreógrafa de Valéria Pinheiro, que comemora 25 anos de carreira e 10 anos a frente da companhia de dança cearense.

Cartas do Asilo não é uma biografia encenada. De acordo com Valéria Pinheiro, o espetáculo é uma investigação sobre a obsessão, a arte e a loucura da artista, recontando poeticamente a história de Camille Claudel, escultora francesa excepcional que desagradou o universo machista das artes no século 19. Mesmo muito jovem, ela foi escolhida para auxiliar Auguste Rodin em suas esculturas e acabou tendo com ele um dramático caso de amor, já que Rodin era casado. Após diversas desilusões, Camille Claudel deixou o amante passando a viver reclusa. Durante o isolamento a artista desenvolveu sérios problemas financeiros e psiquiátricos. Diagnosticada como portadora de delírios paranoicos, Camille Claudel foi internada à força para um hospício, onde não voltou mais a esculpir e só saiu morta, 30 anos depois.

Para melhor representar uma vida de tanta inspiração, amor e loucura, Valéria Pinheiro resolveu unir dança e teatro escalando uma bailarina, a norte americana Ana Flecha, e um ator, Tiago Fortes, para dar alma aos personagens. No palco tudo se passa em volta de uma mesa, onde há um homem e uma mulher em meio às cartas de Camille ao irmão Paul e poemas de Rimbaud. A atmosfera cênica, semelhante a que circundou a vida de Camille Claudel, deixa transparecer não apenas uma, mas diversas outras histórias de paixão e lucidez que acompanham a humanidade.

A ideia de realizar uma obra baseada na vida da escultora surgiu há algum tempo, quando Valéria Pinheiro leu o livro Camille Claudel – Uma mulher, de Anne Delbée. O momento atual é mais que oportuno para o lançamento da peça, já que a coreógrafa, depois de tantos encontros com orixás, sapateadores, vagueiros e ancestrais, volta para falar de uma mulher, de uma artista e de uma criadora, tal como ela, que hoje celebra 25 anos de uma carreira admirável.

Ficha Técnica: Direção e Coreografia: Valéria Pinheiro Cia. Vata: Ana Flecha, Tiago Fortes, Luciana Costa, Alda Pessoa (Stand In) Direção e execução musical: Luciana Costa Dramaturgista: Júlia Sarmento Figurinos: Yuri Yamamoto

Quinta com Dança
A apresentação do espetáculo Cartas do Asilo faz parte da programação de abril do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, contemplado por edital de estímulo às artes cênicas no Estado, lançado pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).


Serviço: Espetáculo “Cartas do Asilo”, da Cia. Vatá – todas as quintas-feiras, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia). Mais informações: (85) 3488-8600



saiba mais