quarta-feira, 12 de setembro de 2012

São Paulo: Periferia abre programação intensa de dança contemporânea


Canal Aberto - Daniele
daniele.canalaberto@uol.com.br
informa

Ninho Sansacroma apresenta
Periferia abre programação intensa de dança contemporânea




Figura 1 Cena de Partidança, espetáculo da programação do Ninho Sansacroma

O Ninho Sansacroma, localizado no Capão Redondo (extremo da zona sul de São Paulo), inicia em setembro de 2012 uma nova fase em sua trajetória: contemplado pelo Prêmio Procultura – Programação de Espaço Cênico, a bailarina, coreógrafa e diretora Gal Martins implantou uma grade de programação de dança contemporânea que abarca 16 curtas temporadas de espetáculos, três oficinas e três encontros com profissionais da área. A ação visa efetivar um intercâmbio artístico/cultural entre os artistas locais, enfatizando o movimento hoje denominado como “cultura periférica”, e os artistas dos outros pontos da cidade que estão inseridos no circuito cultural paulista.

O projeto conta também com o trabalho do Núcleo de Democratização Cultural, que desenvolve uma vivência com estratégias de divulgação e formação de público através de uma ação educativa direta, com visitas domiciliares para a apresentação da agenda artística do Ninho Sansacroma e a criação de uma rede de contatos, formada principalmente por representantes de ONGs, escolas públicas e privadas, e de diversos movimentos culturais da cidade.



6, 7 e 9 de setembro de 2012
Quinta e sexta às 20h e domingo às 19h

MARCHAS – Cia. Sansacroma
16 anos, 55 min

SINOPSE

Na vida do filósofo e educador Paulo Freire a palavra “autonomia” sempre foi regra, e não exceção. A necessidade pela autonomia moveu-o, ainda criança, a iniciar sua própria alfabetização utilizando gravetos e escrevendo no chão, debaixo de uma mangueira. Essa condição de escolher as leis que regiam seu próprio destino é o que inspirou a diretora artística Gal Martins, da Cia Sansacroma, a criar o espetáculo MARCHAS.

FICHA TÉCNICA

Direção Artística: Gal Martins Direção Coreográfica: Ivan Bernardelli Coreografias: Gal Martins, Ivan Bernardelli e elenco Preparação Corporal: Ivan Bernardelli Figurino: Mariana Farcetta Trilha Sonora: Cláudio Miranda e Ivan Bernardelli Cenário: Gal Martins, Ivan Bernardelli e Mariana Farcetta Pilates: Priscila Lima Intérpretes Criadores: Rafael Edgar, Renato Alves, Tamires Ballarini, Thaís Antunes e Thaís Ponzoni Estagiário: Alex Guimarães Arte Gráfica: Welton Silva Fotógrafo: Érick Diniz Direção de Produção: Radar Cultural


13, 15 e 16 de setembro de 2012
Quinta e sábado às 20h e domingo às 19h

UMA PARTIDANÇA DE FUTEBOL – Grupo Ximbra
Livre, 35 min

SINOPSE

O espetáculo combina a dança com aspectos do futebol e sua inserção no cotidiano do povo brasileiro - como a pelada de final de semana – e sobrepõe elementos de um contexto de guerra, de história e de relações pessoais, criando um repertório gestual bastante coeso e singular. Mescla das danças urbanas e contemporâneas com o futebol o espetáculo surge dinâmico e criativo.

FICHA TÉCNICA

Dançarinos Edson Lima, Marcio Greyk, Barbara Santos, Davi Castro e Danilo Nonato Operador de luz Rafael OliveiraOperador de som Edi Oliveira Contra regra Janderson Sanches Coreógrafo Edson Lima Direção geral Edson Lima


21, 22 e  23 de setembro de 2012
Sexta e sábado às 20h e domingo às 19h

PARA VER O AZUL DA CARNE - De Erica Tessarolo
14 anos, 40 min


SINOPSE
Conceitualmente, para conceber o espetáculo PARA VER O AZUL DA CARNE, Érica Tessarolo, dançarina e artista plástica,olhou para a obra Três Estudos para Figuras ao pé de uma Crucificação, do pintor irlandês Francis Bacon, buscando possibilidades para uma investigação de movimento e coreografia.
A crucificação, o grito, o isolamento, a deformação da figura e as carnes são temas recorrentes na obra de Bacon, mas sempre tratados de modo inusitado e muito particular. Nesse tríptico, por exemplo, a carne não é vermelha e a crucificação independe da existência de uma cruz, como a associação imediata que se faz. Dessa forma, suas carnes azuladas sugeriram a Érica Tessarolo a cor azul como uma metáfora para sua dança, alimentando a busca pelo inusitado do seu corpo, o “azul da sua carne”.  


FICHA TÉCNICA
Dança: Érica Tessarolo Música: Daniel Dias Luz: André Prado Figurino: Mariana Costa
Fotografia: Cris Lyra Design gráfico: Juliana Silva Produção Executiva: Alessandra Souza

Serviço
Ninho Sansacroma:
Rua Dr. Luís da Fonseca, 248 – Parque Maria Helena – Capão Redondo (100mts do Metrô Capão)
Tel de informações: 011 5511-0055
Entrada franca


Canal Aberto Assessoria de Imprensa
011 3798 9510 / 011 2914 0770
011 9126 0425 - Márcia Marques /// 011 8807 6467 - Lau Francisco