sábado, 26 de julho de 2008

Núcleo Artérias estréia Fronteiras Móveis


Adriana Grechi
escreveu


Núcleo Artérias estréia Fronteiras Móveis

 

De 31 de julho a 10 de agosto

De quinta a sábado, às 20h, domingo, às 19h

Galeria Olido

Av. São João 473 - Centro

Informações: 11 3397 0171

40 lugares

 

Dias 16 e 17 de agosto

Sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Estúdio Nave

Rua Luis Anhaia, 47 - Vila Madalena

Informações: 11 3032 3497

30 lugares

 

Recomendado para maiores de 10 anos

Entrada Franca

 

Fronteiras Móveis discute instabilidade, medo e insegurança no mundo contemporâneo sob a perspectiva do corpo. Como cada um lida, reage, provoca e se modifica? Como os medos transformam nossa presença e nossas relações? Qual a diferença entre estar em cena e estar no mundo? No corpo quais são as fronteiras entre real e imaginário, visibilidade e invisibilidade?

 

O medo se retroalimenta e cria um ambiente de insegurança. Cada performer em Fronteiras Móveis lida com diversos focos de atenção simultâneos, provocando sucessivas instabilidades no corpo, investigando assim uma lógica instável para o movimento, repleta de oposições e tensões. A tentativa é de continuar adiante vivenciando as incertezas.

 

As imagens em vídeo captadas e manipuladas (re-significadas) em tempo real exercem o papel de controle e vigilância e criam ao mesmo tempo novos problemas para os performers: como controlar, evitar e reagir a própria visibilidade?

 

Fronteiras Móveis trata também das fronteiras entre espectador e performer. Deslocando pontos de vista, recombinando fragmentos de imagens, movimentos e sons, possibilita novas re-significações. Mas quem propõe os significados? Quem olha quem? O controle e a vigilância dependem do ponto de vista?

 

Núcleo Artérias é formado por profissionais de dança, vídeo e música. Em procedimentos colaborativos, discute questões relacionadas ao mundo contemporâneo, como instabilidade, incerteza, consumismo e espetacularização. O Artérias investiga como esses assuntos se transformam em estados/qualidades de movimento, ou seja, como se inscrevem no corpo. Recombinando fragmentos de movimentos, imagens e sons, o Artérias propõe outros significados, outras percepções.

 

Em 2004, o Artérias recebeu dois prêmios APCA pelo trabalho “Porque Nunca Me Tornei um/a Dançarino/a”  e  pelo projeto “Teorema”. Em 2006, o prêmio Funarte Klauss Vianna e participou do Rumos Dança do Itaú Cultural com “Ruído 5.1”. Em 2007 recebeu o Fomento Municipal de apoio a Dança (SP) e foi selecionado para circulação pela Caixa Cultural.

 

Núcleo Artérias é dirigido por Adriana Grechi, coreógrafa, graduada pela S.N.D.O (Amsterdã). Adriana foi uma das fundadoras da cia. e estúdio Nova Dança e atualmente coordena o estúdio Nave (SP).

 

nucleoarterias.blogspot.com

 

Fronteiras Móveis

Concepção/ Direção: Adriana Grechi

Criação/ Performance: Karina Ka, Lua Tatit e Tatiana Melitello

Videocriação/ Performance: Rodrigo Gontijo

Trilha Sonora: Dudu Tsuda

Iluminação: Décio Filho

Montagem de luz: Manuel de Oliveira

Foto: Rodrigo Gontijo e Gil Grossi

Produção Executiva: Fractal Comunicação e Produção Cultural

 

Informações: Amaury cacciacarro Filho - 11 7876 6564 - 11 3569 4447 -amaury@agenciafractal.com.br






clique na
imagem
para ampliar


Nenhum comentário: