segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Caxias do Sul-RS: Alma Aprisionada – 10º Caxias em Cena


  
E s c r e v e U      



Alma Aprisionada (Divulgação)

Em Alma Aprisionada o coreógrafo Mario Nascimento desafia o jovem elenco do Balé de Rio Preto a interpretar os limites entre lucidez e loucura que marcaram a personalidade de Stela do Patrocínio, nascida em 1941 e autora de poesias inquietantes. 

Stela permaneceu internada durante 30 anos na colônia Juliano Moreira, o hospital psiquiátrico onde também viveu o artista plástico Arthur Bispo do Rosário, Stela se destacava dos outros pacientes por sua fala peculiar, com alto teor poético. Inspirado nestes em outros enigmas da poetisa que morreu em 1992 aos 52 anos, Mario Nascimento tece uma dramaturgia apoiada na palavra falada e na coreografia desenvolvida em meio aos obstáculos criados no palco por tecidos entrecruzados, com linguagem cênica e coreográfica explora o potencial singular de movimento de cada bailarino, criando movimentos que pudessem catalizar a lucidez em meio ao caos, que é a própria essência de Stella do Patrocínio, fazendo com que esse conceito se espalhasse a todas camadas do processo criativo.

Os bailarinos tiveram como nunca, pela individualidade, seu trabalho valorizado ao máximo, pois cada um tem seu movimento individual, como várias performances-solo ao mesmo tempo, sem, no entanto, comprometer a unidade, é a idéia do caos ordenado e contido. 

Mais sobre o Caxias em Cena
A 10º edição do festival Caxias Em Cena ocorre de 16 a 30 de setembro, trazendo para os palcos de Caxias do Sul espetáculos de teatro, dança e música, além de oficinas e palestras. As apresentações ocorrem no Teatro Pedro Parenti, no Teatro São Carlos, no Teatro do SESC e no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

CoreografiaMário Nascimento
Direção GeralCreuza Arruda
GrupoCia Balé de Rio Preto
Duração50 minutos

Teatro São Carlos

Rua Feijó Júnior, 778
São Pelegrino - Caxias do Sul

Telefone(s): (54) 3221-6387
Horário(s): 24/09/2008 - Quarta, às 20h
Preço(s): R$ 5


Saiba mais sobre o      
10º Caxias em Cena    
na  



Nenhum comentário: