quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Fortaleza-CE: Assim é, se lhe parece... no Teatro do Dragão do Mar nas quintas-feiras de janeiro

 
Centro 
Dragão do Mar 
de Arte e Cultura 


Sobre o que se faz com as limitações Assim é, se lhe parece... leva superação e dança ao Teatro do Dragão do Mar nas quintas-feiras de janeiro

"O desequilíbrio nos movimentos desenha os traços da minha dança e o meu palco são todas as pessoas que me olham em qualquer lugar. Danço para eles quando tomo minhas muletas e ando, quando entro na piscina e nado, quando vou à festa e danço. Ali eu me exponho todo. Só eu não o vejo. Enxergo-me quando estou sozinho, no espelho do meu pensamento e memória, e me exponho no choro inevitável pelos olhares que suporto o dia inteiro e me miopiam de mim. Assim é e assim seja."
JP Lima

O espetáculo nasce com questionamentos. Como transformar sensações em dança? Ou terá sido o movimento quem trouxe já de pronto as sensações? Aliada às perguntas, a experimentação e os sentimentos levam o bailarino JP Lima e a coreógrafa Valéria Pinheiro ao encontro de “Assim é, se lhe parece...” As resistências de um bailarino, que não tem uma das pernas, cedem espaço ao entendimento melhor do corpo, de si e, enfim, da dança.

JP Lima, em seu solo, explora a dança contemporânea e faz a platéia pensar sobre limitação. Na base da pesquisa, além da dança, literatura. As leituras de Fernando Pessoa, Manoel de Barros e Clarisse Lispector ajudaram a compor o espetáculo, cujos ensaios começaram em meados de 2007. "Todo o processo de Assim é, se lhe parece... foi completamente experimental. Eu, com pouca experiência de dança contemporânea e Valeria diante de um corpo- desafio que lhe trazia inúmeras possibilidades, até o momento, desconhecidas", diz o bailarino. Ele ainda explica que as emoções angustiantes, as declarações e as falas foram acumulando junto à memória algumas sensações conflitantes que foram amadurecendo e levando ao que se fez o espetáculo.

Assim é, se lhe parece... traz um bailarino que se explora e se redescobre e uma dança que surge em desafio. "O corpo inteiro está lá, por mais que seja visto na sua formal finitude física. A música comporta a nostalgia, a perda, a memória, a superação e tudo mais que o corpo sustenta e resolve contar. E assim o público verá que as coisas não são o que obviamente parece ser, mas o que cada um observa e interpreta pelo seu próprio olho- corpo", diz o intérprete.

Ficha técnica:

Direção e coreografia: Valéria Pinheiro
Intérprete criador: JP Lima
Música Original: Luciana Costa
Iluminação: Walter Façanha
Programação visual e fotos: Jan Gauna
Figurinos e cenário: Valéria Pinheiro
Confecção da sandália: Lima Filho
Adereços do cenário: Francisca Oliveira
Realização: Cia. Vatá

Serviço: Quinta com Dança apresenta “Assim é, se lhe parece...”, todas as quintas de janeiro de 2009, às 20h, no Teatro do Dragão do Mar. Ingressos: R$ 2,00/ 1,00. Outras informações: 85. 3488.8600. Cia Vatá – 85.3219.4939


Rua Dragão do Mar, 81
Praia de Iracema - Fortaleza
Ceará - Brasil


saiba mais