quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

São Paulo: CUBALLET 2009 "LA BAYADERE"


escreveu


 CUBALLET 2009 "LA BAYADERE"



Theatro São Pedro

De: 30.01 a 31.01 

Sexta-feira, 20h00 

Sábado, 20h00 




“LA BAYADÈRE – Intercâmbio Cultural Brasil-Cuba"


O Intercâmbio Cultural entre Brasil (Espaço Cultural Eldorado) e Cuba (centro Pró Danza de Cuba) na modalidade de Ballet Clássico tem sido de grande valor para proporcionar aos alunos e profissionais de dança, a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos técnicos e expressão corporal, através da reconhecida mundialmente metodologia da Escola Cubana de Ballet. Este projeto busca aliar concretamente, o aprimoramento técnico, através de aulas com os mestres cubanos e a divulgação desta arte através de duas apresentações no Theatro São Pedro.


Sob direção de Laura Alonso, sucessora e filha de Alicia Alonso, atual diretora da "Centro Pró Dança de Cuba", o ballet "La Bayadère" terá uma versão inédita no sentido de adicionar à coreografia original, as características inerentes ao estilo, técnica e sensibilidade latino-americanas, cuja maestria e expressão são internacionalmente reconhecidas e consagradas.


O corpo de baile

Escolhido em conformidade com a avaliação dos mestres convidados, levando-se em conta nível técnico, idade e presença de palco.


Este elenco é composto por bailarinos brasileiros e sul-americanos, que se reúnem durante o mês de janeiro para se atualizar no método cubano de ballet clássico.


Libreto: 

Primeiro Ato: ( Cena I ) - No Exterior do templo Hindu depois de uma caçada bem sucedida, o jovem Solor envia seu servo ao Rajá Dugmanta levando-lhe um tigre por ele morto. Solor fica a espera de sua amada, Nikiya. 

Ela recebe um aviso de Magdaveya, um faquir, dizendo que Solor está a sua espera. Os dois se encontram e Solor pede a Nikiya para fugir com ele, a moça aceita, mas obriga seu amado a jurar fidelidade diante do fogo sagrado. O Sacerdote Brâmane depois de ser rejeitado por demonstrar seu amor à bailadeira, surpreende a conversa dos dois, e jura vingar-se. 


Primeiro Ato: (Cena II) - No palácio do Rajá satisfeito com o presente de Solor, O Rajá oferece-lhe a mão de sua filha em casamento, a linda Gamzatti. Solor encantado com a beleza da moça esquece o voto feito a Nikyia. 

Nikiya ao saber de tudo, vai ao palácio e implora a Gamzatti que deixe Solor para ela, revelando-lhe todo seu amor. Gamzatti tenta comprar Nikiya. Num ato de desespero Nikyia ameaça Gamzatti, apavorada com seu próprio gesto, foge. 


Primeiro Ato: (Cena III) - A festa de noivado. No noivado de Solor e Gamzatti, Nikiya dança com as demais bailadeiras. Durante a dança recebe uma cesta de flores onde se esconde uma serpente venenosa. Nikiya é mordida. Brâmane se oferece para salvá-la caso ela aceite ficar com ele. Ela recusa depois de ver Solor com Gamzatti, e morre.


Segundo Ato - O Reino das sombras. Após fumar ópio, Solor adormece e sonha que está com Nikiya em uma terra desconhecida e jura para sua amada que nunca mais tornará a abandoná-la.


Terceiro Ato - O ritual do casamento. Solor é levado para se casar com Gamzatti, quebrando o juramento feito a Nikiya. A profecia da bailadeira acontece e o templo cai em ruínas. Nikiya vem buscar Solor para viverem seu amor na eternidade.


Duração: 2h (com intervalo de 10 minutos)



Serviço:


Theatro São Pedro 

Sala Principal - 636 lugares (balcão 1 - 110, balcão 2 - 124, platéia - 396); 06 lugares para deficientes físicos na platéia (sendo 3 p/ acompanhantes)

Rua Barra Funda, 171 - Barra Funda 

São Paulo - SP 

Estações do Metrô Próximas: Marechal Deodoro

Ar-condicionado

Acessibilidade para Pessoas com Necessidades Especiais

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) 

Indicação Etária: LIVRE

Informações: (11) 3667 0499 (de quarta a domingo, das 14h até 19h)

Horário da bilheteria: de quarta a domingo, das 14h às 19h ou até o início do espetáculo; para os concertos matinais aos domingo, abertura às 10 horas

Cartões: Visa e Visa Electron

Venda Antecipada: www.ingressorapido.com.br