terça-feira, 24 de março de 2009

São Paulo Companhia de Dança


 Dança Brasil

e s c r e v e u


São Paulo Companhia de Dança


Programa 1: Les Noces (1923) e Gnawa (2005)

As duas coreografias que constituem o primeiro programa de 2009 da Companhia têm em comum sua relação com rituais: Les Noces, a mais conhecida criação da russa Bronislava Nijinska (1891-1972), parte de um mote aparentemente trivial –um casamento tradicional de camponeses russos – para criar uma geometria de movimentos que aliou, de maneira pioneira e radical, a tradição do balé às vanguardas modernistas do início do século XX. Incorporado ao repertório da Companhia em 2008, Les Noces se baseia em música homônima de Igor Stravinsky (1882-1971) e tem figurinos e cenários de Natalia Gontcharova (1881-1962).

Já Gnawa é uma obra do consagrado criador Nacho Duato, diretor da Compañía Nacional de Danza (Espanha), inspirada no universo étnico e religioso de uma confraria mística muçulmana do norte da África. De origem sub-saariana, os gnawa incorporam cantos às suas práticas espirituais, e Duato adotou, como base da coreografia, canções dessa comunidade. Gnawa dá continuidade à pesquisa iniciada em Mediterranea, que assinala um interesse do artista espanhol pelos ritmos ancestrais da região. Gnawa estreou em 2005, e, como muitas das criações de Duato (assim as de muitas das principais companhias européias em atividade), busca um equilíbrio entre o clássico e o contemporâneo, assim como entre o local, o particular (no caso, a cultura mediterrânea) e o universal, as questões simbólicas que renovadamente propõe a arte. Duato nasceu em Valência e começou a dançar aos 18 anos, na Rambert School, em Londres, tendo depois passado pela Mudra School de Maurice Béjart e pelo Alvin Ailey American Dance Centre. Com obras nos repertórios das mas prestigiadas companhias do mundo, recebeu alguns dos mais importantes prêmios e distinções da Europa. É diretor artístico da Compañía Nacional de Danza desde 1990, cargo que ocupará até 2010.

Programa 2: Serenade (1935) e Ballo (2008)

A criação de Serenade por George Balanchine (1904-1983) aconteceu por ocasião da estréia de sua School of American Ballet e partiu de exercícios que procuravam esclarecer aos jovens bailarinos a distinção entre o bailado em sala de aula e a dança no palco. A obra, elaborada sobre música de Tchaikovsky (1840-93), Serenade teve sua primeira apresentação em 1934, com alunos da School of American Ballet, e sua estréia profissional deu-se em março de 1935, com o American Ballet. Como Nijinska, o russo Balanchine, freqüentemente citado como o grande criador do balé moderno, explorou as questões formais impostas pela modernidade a partir do rigor clássico. Estabelecendo uma relação radical entre som e movimento, Balanchine se consolidou como grande mestre na dança fundada na base musical, com um legado que ecoa nas mais diferentes e relevantes carreiras de criadores posteriores.

Não é descabido, aliás, perceber ecos desse legado na coreografia que o brasileiro Ricardo Scheir desenvolveu especialmente para a São Paulo Companhia de Dança, Ballo. A obra tem música original de André Mehmari, composição que teve como ponto de partida o tema de um madrigal de Claudio Monteverdi (1567-1643) Ballo delle ingrate (Baile das Ingratas). Nessa peça, Mehmari apresenta variações que remetem a diversos momentos da história da música e, assim, propõe um diálogo do antigo com o novo, do moderno com o arcaico. Da mesma forma, o coreógrafo Ricardo Scheir, em parceria com diretor de arte Marcio Aurelio, buscou referências na obra de Monteverdi para tratar das relações humanas, sem perder de vista como o amor, as desavenças, as alegrias e as solidões são vistas hoje. É um balé que combina, como a música, a linguagem clássica e a contemporânea.

A Companhia

A São Paulo Companhia de Dança, que tem como diretora artística Iracity Cardoso e diretora artística adjunta Inês Bogéa, foi criada em 2008 pelo Governo do Estado por meio de sua Secretaria da Cultura. A Companhia tem a atribuição de tornar a dança cênica acessível ao grande público, por meio de espetáculos, programas educativos e de formação de platéias. Procura, assim, desenvolver projetos e programas de integração entre a dança e outras áreas do conhecimento, criando espaços para debates e discussões, com vistas ao público acesso à cultura, à formação dos estudantes e ao aperfeiçoamento dos profissionais da dança. Para tanto, a Companhia atua em três vertentes interligadas: Produção de Espetáculos, Programas Educativos e Programas de Difusão e Memória.


serviço

São Paulo Companhia de Dança | Temporada 2009
Programa 1: Les Noces (Njinska) e Gnawa (Duato) 
de 26 a 29 de março

Programa 2: Serenade (Balanchine) e Ballo (Scheir)
de 2 a 5 de abril 

De quinta a sábado, às 21h | domingo, às 19h

Teatro Sérgio Cardoso: Rua Rui Barbosa, 153 Bela Vista | fone 11 3288-0136 
Ingressos (R$ 20 e 10) na bilheteria ou www.ingressorapido.com.br (114003-1212)

Turnê abril: São José do Rio Preto (13) / Salvador ( 25 e 26)

Imprensa
Marcy Junqueira – Pool de Comunicação

11 3032 1599 | marcy@pooldecomunicacao.com.br ; douglas@pooldecomunicacao.com.br
Ou Marcio Junji Sono e Flávia Fontes Oliveira

(Comunicação – São Paulo Companhia de Dança)
11 3224 1380 | 3224 1389




saiba mais