A Natyalaya é uma instituição para Dança Clássica Indiana fundada na Índia no ano de 1964 pelo desejo de Shrimathi Kalamandalam Sumathi de formar bailarinas dentro dos estritos ensinamentos do Natya Shastra, as escrituras que regem a Dança Indiana.
A Natyalaya brasileira funciona desde 1996, quando Kalamandalam Sumathi convidou sua discipula Patrícia Madhusudanan (na época, Patricia Romano) a fundar e dirigir a primeira filial da Natyalaya no Ocidente.
Patricia é sua unica representante autorizada no ocidente e mantém a estrutura de ensino exatamente como na escola matriz sempre sob orientação direta de sua Guru, Kalamandalam Sumathi.
Atualmente, com sua mudança de residência para a África, por decisão de Patricia e de sua Guru, a Natyalaya Brasileira passou a ser dirigida por Iara Ananda Romano e Naira de Almeida Prado (suas mais antigas alunas, sendo Iara sua filha)
No Brasil, o grupo se estabeleceu em São Paulo, em 2005, com o nome de Bollywood Grooves Brazil por iniciativa de Fernanda Palmeira, aluna de Vandana e bailarina do grupo em Londres.
O grupo é dirigido por Patricia (Romano) Madhusudanan e tem como professoras Iara Ananda Romano, Fernanda Palmeira e Naira de Almeida Prado.
As aulas na Natyalaya Brasileira incluem formação técnica, prática de dança, mudras, estudo e prática das expressões do rosto e do corpo, mitologia Hindu, filosofia e história da dança.