terça-feira, 24 de março de 2009

São Paulo: Escola de danças Clássicas Indianas Natyalaya


Naira de Almeida Prado 
 e s c r e v e u





Escola de danças Clássicas Indianas Natyalaya

A Natyalaya é uma instituição para Dança Clássica Indiana fundada na Índia no ano de 1964 pelo desejo de Shrimathi Kalamandalam Sumathi de formar bailarinas dentro dos estritos ensinamentos do Natya Shastra, as escrituras que regem a Dança Indiana.

A Natyalaya brasileira funciona desde 1996, quando Kalamandalam Sumathi convidou sua discipula Patrícia Madhusudanan (na época, Patricia Romano) a fundar e dirigir a primeira filial da Natyalaya no Ocidente.

Patricia é sua unica representante autorizada no ocidente e mantém a estrutura de ensino exatamente como na escola matriz sempre sob orientação direta de sua Guru, Kalamandalam Sumathi.

Atualmente, com sua mudança de residência para a África, por decisão de Patricia e de sua Guru, a Natyalaya Brasileira passou a ser dirigida por Iara Ananda Romano e Naira de Almeida Prado (suas mais antigas alunas, sendo Iara sua filha)


A Natyalaya Escola de Danças Clássicas Indianas no Brasil oferece cursos de Danças Clássicas Indianas nos estilos Bharathanatyam, Mohiniyattam e Kuchipudi e de danças modernas, Bhangra e Bollywood.
 
O grupo Bollywood Grooves, cuja sede se localiza em Londres, é um grupo bastante conhecido na Europa e dirigido por Vandana Alimchandani.

No Brasil, o grupo se estabeleceu em São Paulo, em 2005, com o nome de Bollywood Grooves Brazil por iniciativa de Fernanda Palmeira, aluna de Vandana e bailarina do grupo em Londres.

O grupo é dirigido por Patricia (Romano) Madhusudanan e tem como professoras Iara Ananda Romano, Fernanda Palmeira e Naira de Almeida Prado.

Para nós, da Escola Natyalaya, a importância da transmissão oral dos ensinamentos, a fidelidade ao Guru e a humildade com relação àqueles que detém mais conhecimento são a chave-mestra para a formação de bailarinas aptas não apenas a executar a técnica da Dança Clássica Indiana com excelência, mas também aptas a resguardarem a essência de toda a cultura Hindu, da qual a Dança é parte.

As aulas na Natyalaya Brasileira incluem formação técnica, prática de dança, mudras, estudo e prática das expressões do rosto e do corpo, mitologia Hindu, filosofia e história da dança.
 
ACESSE NOSSO WEBSITE: WWW.NATYALAYA.COM.BR