quinta-feira, 5 de novembro de 2009

São Paulo: metrópole da diferença, da memória e da integração


Portal da Prefeitura de SP escreveu:

Núcleo vocacional apresenta mais de 100 mostras

Em mais de 60 pontos da cidade ocorrerão atividades de Teatro, Dança e Música

Entre 1 e 29 de novembro acontecem mais de 100 mostras públicas gratuitas dos projetos de Teatro, Dança e Música, que possuem em comum o tema: "São Paulo: metrópole da diferença, da memória e da integração".

As Mostras ocorrem em 67 pontos da cidade, incluindo a Galeria Olido, o Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude, o Centro de Memória e Convívio da Lapa, 6 teatros distritais, 14 bibliotecas municipais, 42 CEUs e a Aldeia Tenondé-Porã. Os grupos orientados nestas linguagens se apresentam com o objetivo de promover a relação entre comunidade, equipamentos e projetos, compartilhando assim, experiências e processos para mostrar os resultados e favorecer o intercâmbio entre os grupos. As mostras são eventos de caráter artístico destinados a expor e compartilhar, junto ao público, acontecimentos cênicos (acompanhados de formas e procedimentos diversos de apreciação) desenvolvidos pelo Núcleo Vocacional ao longo do ano.

Os diferentes eixos artístico-pedagógicos de cada projeto, Dança, Música e Teatro Vocacional, são investigados sob a moldura da reflexão sobre a cidade de São Paulo (processos socioeconômicos, culturais, históricos), relacionando as referências pedagógicas de artistas-orientadores e coordenadores, além do universo artístico e cultural das turmas e grupos.

Núcleo Vocacional abrange linguagens artísticas por meio de projetos que enfocam continuamente a pesquisa e formação artística

O projeto de Teatro Vocacional surgiu em 2001. Em 2007, foi a vez da Dança ser contemplada. Pautado pelo encontro entre cultura e educação de forma continuada, o Núcleo Vocacional atravessou os anos formando pessoas interessadas em entrar em contato com a arte, sem fazer diferenciação entre amadorismo e profissionalismo. 
Foi a partir destas duas experiências que surgiu o projeto Música Vocacional, lançado em 2008. Assim como nos dois projetos iniciais, a ação é coordenada por artistas-orientadores selecionados por meio de edital público de chamamento. Os profissionais coordenam atividades que acontecem em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, como o Centro Cultural da Juventude e bibliotecas públicas e também em 7 Centros Educacionais Unificados (CEUs), administrados pela Secretaria Municipal de Educação.

Desde que implantado, o Projeto Vocacional visa incentivar a produção artística e transformá-la em ferramenta para compreensão da realidade. O participante torna-se agente tanto na criação artística quanto na elaboração de pontos de vista sobre o entorno, a partir de uma leitura crítica e reflexiva da sua comunidade.

O Projeto tem como característica a descentralização das ações de arte-educação, com o intuito de difundir o exercício de arte por toda a cidade, sobretudo nas regiões periféricas, onde o acesso a espetáculos de qualquer natureza ainda é incipiente. Além da formação na linguagem escolhida, o participante do projeto também recebe orientações para expandir o aprendizado. No caso de teatro, há companhias que nasceram do projeto e se profissionalizaram. Os participantes da área de dança também já deram alguns passos importantes neste sentido. 

O número crescente de inscritos no projeto é um reflexo do acolhimento da iniciativa por parte da sociedade.  O número de integrantes dos grupos orientados praticamente dobrou de 2006 para 2007, de 370 pessoas para 610 artistas vocacionados, chegando a 980 em 2008. O número de atendimento atingiu 6 mil cidadãos de forma direta e 25 mil indiretamente.