quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Curitiba-PR: Próximas Distâncias


hagah

escreveu


Próximas Distâncias


Coreografia

Gládis Tridapalli e Candice Didonet

Dançarino

Candice Didonet e Gládis Tridapalli


Próximas Distâncias é o projeto de dança contemporânea de Gládis Tridapalli em criação compartilhada com Candice Didonet. O objetivo é aproximar distâncias a partir do corpo que dança. O projeto emerge como tentativa de resolver essa questão enquanto obra artística apresenta-se como acordos comunicativos, por vezes, atritantes e turbulentos, entre as artistas no exercício de traduzir e elaborar dança. Próximas Distâncias investigou a relação entre corpos/artistas que vivem uma distância espacial concreta.

Sobre as Coreógrafas
Gladis vive em Curitiba/Brasil e Candice em Wageningen/Holanda. Por seis meses, período da pesquisa do espetáculo, ambas trocaram informações via internet, e-mail, skype, cartas e assim criaram dança. No entanto, essas conexões a distância começaram há 15 anos, quando as duas artistas se conheceram e, apesar de sempre manterem contato, nunca moraram no mesmo lugar. 

São sobre esses modos de comunicação que Próximas Distâncias se debruça. O espetáculo aproxima diferenças, coloca em estado de reflexão o que aparentemente pode parecer separado: o dentrofora o pertolonge o internoexterno o processoobra, o virtualreal o discursodançadoescritofalado. 

Em forma de uma discussão sensível e crítica a respeito das distâncias espaciais e temporais, Próximas Distâncias toca nos assuntos desdobrados: ruídos da comunicação, a incomunicabilidade, a saudade, as estranhezas. 

É o corpo, a carne que mede a distância, demarca o encontro, fabrica as reinvenções implicadas nas lembranças e memórias. É corpo que trilha os caminhos, percorre o que não pode ser concreto, mas apenas sentido. A dança se mostra como o único meio de traduzir um momento e possibilitar um encontro condicionado pela distância.


Espaço Cultural Odelair Rodrigues

Avenida Sete de Setembro, 2436
Centro - Curitiba

Telefone(s):

(41) 3222-1758


Horário(s):  De 10/12 a 13/12/2009 - Quinta e sábado, às 20h30; Domingo, às 19h30

Preço(s): R$ 10 e R$ 5 a meia entrada



saiba mais