quinta-feira, 29 de maio de 2008

Lançamento em Salvador do Acervo Klauss Vianna


Ricardo Barretto
escreveu


Klauss Vianna ganha obra de referência inédita no Brasil

 

Personagem ícone da história recente das artes cênicas tem sua vida, obra e repercussão do trabalho publicadas em acervo

 

 

Será lançado no dia 30 de maio, em Salvador, o ACERVO KLAUSS VIANNA, obra de referência inédita nas artes cênicas brasileiras. Com cerca de 3500 documentos originais que registram a trajetória de um dos ícones das artes cênicas nos últimos 50 anos, o ACERVO KLAUSS VIANNA está disponível para consulta no endereço www.klaussvianna.art.br. O projeto foi um dos contemplados com o patrocínio no Programa Petrobras Cultural – Memória das Artes 2006 e agora chega ao grande público com entrevistas inéditas de 80 amigos, familiares e pessoas que trabalharam e tiveram formação com Klauss Vianna nas cidades em que ele viveu, como é o caso de Salvador, onde foram entrevistados Clyde Morgan, Dulce Aquino, Laís Góes, Leda Muhana, Lia Robatto, Lúcia Lobato, Marli Sarmiento e Marta Sabak.

 

O lançamento em Salvador será na Escola de Dança da UFBA, às 18h, onde haverá a apresentação do acervo e de alguns documentos de destaque, como os depoimentos em vídeo de José Wilker e Regina Case, o programa da peça “Hoje é dia de Rock” e fotos de Klauss na época em que lecionou na Bahia, entre outros. Na ocasião, o músico João de Bruçó, parceiro de Klauss em vários trabalhos, fará uma performance aberta a bailarinos que queiram se lançar à improvisação. Antes do evento, às 16h, haverá o debate "Klauss Vianna e a dança contemporânea na Bahia".

 

O ACERVO KLAUSS VIANNA amplia a difusão e preservação da memória das artes cênicas brasileiras com a criação de uma obra de referência eletrônica, que reúne vida, obra e repercussão das experiências e idéias do bailarino, coreógrafo, ator, diretor artístico, crítico de dança, professor e pesquisador Klauss Vianna (1928-1992).

 

Na década de 1960, Klauss introduziu a noção de consciência corporal para dançarinos e atores, revolucionando as artes cênicas brasileiras com novos princípios, seja em trabalhos de vanguarda, como Hoje é dia de rock, seja em ambientes mais tradicionais, como o Balé da Cidade de São Paulo. Considerado mestre da expressão corporal, um dos precursores da improvisação como linguagem cênica e da interface entre linguagens, Klauss influenciou diferentes gerações de artistas, recebeu vários prêmios e homenagens e se tornou referência nacional. Há mais de cinco décadas seu pensamento tem sido aplicado nas artes cênicas e na arte-educação e é tema recorrente de teses e artigos em diversas áreas de estudos envolvendo corpo, dança e pedagogia das artes.

 

Mas passados 15 anos da morte de Klauss Vianna, seu trabalho ainda não tinha recebido um tratamento adequado. Ao reunir, catalogar e informatizar milhares de materiais de todo tipo - que estavam no acervo pessoal de Angel Vianna, sua ex-mulher e companheira de trabalho, ou dispersos em instituições e outros acervos pessoais e sob risco de perdas irreversíveis - esse projeto garante, em uma iniciativa de proporção inédita no Brasil, o acesso à trajetória de Klauss que se confunde com a própria história das artes cênicas brasileiras.

 

 

Os números do acervo:

 

·         mais de 3500 documentos digitalizados, sendo cerca de 1600 arquivos editados para publicação;

·         600 textos de imprensa selecionados, dentre mais de mil reunidos;

·         21 manuscritos e textos inéditos de Klauss Vianna;

·         38 vídeos editados sobre sua obra ou depoimentos próprios;

·         345 fotografias selecionadas para a publicação entre mais de mil encontradas

·         57 desenhos de figurinos e cenários originais;

·         81 depoimentos inéditos publicados em forma de entrevistas transcritas e/ou vídeos, com participações como Tônia Carreiro, Regina Casé, Marco Nanini, Marília Pêra, José Wilker, Renata Sorrah, Gracindo Júnior, Ivaldo Bertazzo, Ruth Rachou, Fauzi Arap, José Possi Neto e outros.

 

O material histórico (físico) pesquisado ficará disponível também na biblioteca da Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro.

 

 

Como foi a realização do Projeto Klauss Vianna, um resgate histórico

 

O projeto de criação do ACERVO KLAUSS VIANNA aconteceu simultaneamente nas quatro capitais brasileiras onde Klauss viveu e trabalhou de 1928 a 1992.  São Paulo, onde ficou baseada a equipe de coordenação do projeto, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte foram palco de inúmeras entrevistas com pessoas ligadas à vida e à obra de Klauss, local de pesquisa de acervos e digitalização de materiais.

 

No Rio de Janeiro foi preciso montar uma estação de trabalho e acampar na casa de Angel Vianna, viúva de Klauss, para digitalizar e organizar o riquíssimo acervo que ela reuniu ao longo da vida: mais de três mil arquivos. Angel, que é beneficiária do projeto, foi precursora ao lado de Klauss do ensino e da pesquisa relacionada à consciência do corpo e do movimento no Brasil.

 

Simultaneamente, as equipes de criação, de desenvolvimento web, os analistas de sistemas e nossa consultora em biblioteconomia pensavam oslayouts de páginas, estruturavam o sistema de banco de dados e planejavam a catalogação de arquivos.

 

Cada material analisado foi utilizado para compor a história detalhada da vida de Klauss, transformada em uma biografia que serviu de base para a contextualização dos documentos que foram inseridos no banco de dados do site. Até o início de 2008, a produção do ACERVO KLAUSS VIANNA demandou a participação direta de mais de 40 pessoas.

 

 

Ficha técnica

Angel Vianna – criadora do acervo original e beneficiária

Paula Grinover – direção e criação

Valéria Cano Bravi – coordenação e pesquisa São Paulo

Ricardo Barretto – reportagem e pesquisa Belo Horizonte e Salvador

Juliana Polo – pesquisa Rio de Janeiro e organização do acervo de Angel Vianna

Direção de arte e criação - www.id2.com.br
Projeto de banco de dados e integração flash -  
www.salut.com.br

Simone Knabe – secretaria e produção de direitos autorais

Eleni Steinle de Moraes – consultoria em biblioteconomia e digitação

Neide Neves – consultoria

 

Consulta para a imprensa

O ACERVO KLAUSS VIANNA já está disponível para consulta no endereçowww.klaussvianna.art.br.

Fotos em alta definição podem ser obtidas na página klaussvianna.cauxi.cx.

 

A assessoria de imprensa do projeto está à disposição para atender às solicitações dos jornalistas. Falar com Ricardo Barretto, 11-3801-3033 ou 11-9225-2385, ricardo@cauxi.com.br .

 

Lançamentos

Para celebrar e divulgar a criação do ACERVO KLAUSS VIANNA, uma série de lançamentos está em andamento. O primeiro aconteceu no dia 26 de março, em São Paulo; no dia 21 de abril aconteceu o lançamento em Belo Horizonte, e no dia 6 de maio no Rio de Janeiro.

Salvador

Sexta-feira, dia 30 de maio na Escola de Dança da UFBA

Rua Ademar de Barros, S/N - Ondina. Tel. 3283-6581

16h Debate: "Klauss Vianna e a dança contemporânea na Bahia"

18h Lançamento do site do acervo com performance do músico João de Bruçó

 

R i c a r d o   B a r r e t t o
Cauxi - comunicação para projetos
e organizações da sociedade civil
ricardo@cauxi.com.br
11-3801-3033 / 9225-2385


Nenhum comentário: